Dessalinizador UFPB - Foto: Reprodução / Fundação Banco do Brasil
Alunos da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB – que criaram um sistema barato que transforma água suja em potável, ganharam o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2017.
Eles criaram um dessalinizador de baixo custo com capacidade para produzir água potável, sem uso de eletricidade, de elementos filtrantes e livre de produtos químicos. (vídeo ensina como se faz)
O sistema, que custa menos de R$ 1 mil, tem sido alternativa para famílias do semiárido paraibano enfrentarem as longas estiagens.
“Atendemos comunidades em que os moradores eram obrigados a consumirem água de poços artesianos com elevado nível de contaminação biológica e química (sais) e que traziam consequentes danos à saúde, ou eram obrigados a caminhar por horas para ter acesso a água potável”
A afirmação é de Francisco Loureiro, professor da UEPB e coordenador da tecnologia.
O dessalinizador foi produzido a partir de uma experiência envolvendo alunos do curso de Agroecologia e membros da Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção – COONAP -, no campus II da UEPB, na cidade de Lagoa Seca, na região do Agreste da Paraíba.
O projeto beneficia 37 famílias em três cidades da Paraíba onde não choveu de setembro a dezembro deste ano, de acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa).
A fase de experiência implementou 28 unidades em três assentamentos em Pedra Lavrada, Cubati e São Vicente do Seridó. Leia tudo em http://www.sonoticiaboa.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário