No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, pesquisa conduzida pela i.Social, em parceria com a ABRH, ABRH SP e Catho, mostra que despreparo e preconceito dos gestores são os principais entraves para a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
O dia 03 de dezembro é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e as notícias ainda permanecem desfavoráveis a essas pessoas quando o assunto é trabalho. Pesquisa “Pessoas com deficiência – expectativas e percepções sobre o mercado de trabalho” conduzida pela i.Social, consultoria com foco na inclusão social e econômica de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, em parceria com a ABRH Brasil, ABRH São Paulo e Catho, apontou que 90% dos profissionais de RH acreditam que não estão ou poderiam estar melhores preparados para contratar profissionais com deficiência ou, ainda, oferecer suporte para os gestores desses profissionais.
Além do despreparo de quem os contrata, os profissionais com deficiência têm de enfrentar um obstáculo ainda pior: o preconceito. Entre os pesquisados, 50% afirmaram ter sofrido algum tipo de preconceito no ambiente de trabalho, seja do chefe, colegas ou até mesmo dos clientes. Para 64% dos gestores entrevistados, há sim resistência quando é apresentado a eles um candidato com deficiência.
“Não houve melhora nesse índice com relação à pesquisa do ano anterior, o que denota a necessidade de intensificar as ações das empresas junto aos gestores para que a inclusão de pessoas com deficiência aconteça mais naturalmente”, afirma o sócio-diretor da i.Social, Jaques Haber. Leia mais em http://jornaldiadia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário