> TABOCAS NOTICIAS : ‘Comparado ao Brasil, o mundo é amador em corrupção’

domingo, 11 de junho de 2017

‘Comparado ao Brasil, o mundo é amador em corrupção’

“É difícil explicar tamanhos absurdos. Há uma visão da política no Brasil como atividade que permite o enriquecimento pessoal, da mesma forma que outras atividades. Não há uma visão da política como atividade que deva servir aos interesses gerais. Quando dizem que não há consciência cívica no Brasil, penso que isso não está errado.
A corrupção não é particularidade do Brasil, mas é exagerada no país. Talvez porque o Brasil seja um país grande, rico, com muitos recursos naturais e que por muito tempo foi alvo de exploração fácil. Há comportamentos que se enraizaram na história. Essas pessoas estão comprometendo o crescimento econômico do Brasil e o desenvolvimento futuro. […] Os franceses são amadores se comparados ao que ocorre no Brasil. O mundo inteiro, aliás. Imagine o que teria sido o crescimento econômico do Brasil nos últimos 30 ou 40 anos se não tivesse havido essa pilhagem sistemática de seus recursos e empresas. Isso dá vertigem. É totalmente inacreditável.”

Olivier Dabène, diretor do Observatório Político da América Latina e Caribe da universidade Sciences Po de Paris, em entrevista à BBC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário