1 – Esquadrão de Fidel Castro
Muitas pessoas foram fuziladas durante o regime de Fidel. Esse ato ficou conhecido como “el paredon”: pessoas que se opunham ao regime eram cruelmente fuziladas. As pessoas formavam uma fila de espera para assistir ao fuzilamento.
De acordo com a revista norte-americana Times, o ano de 1961 foi o ano em que ocorreram mais fuzilamentos. Esse termo foi cunhado pelo ministro da Reforma Agrária, na época, Antônio Nunez Jimenez, e seu objetivo infelizmente foi realizado com sucesso.
2 – Massacre ao barco rebocador em 13 de março
Em 13 de março de 1974, 72 cubanos incluindo homens, mulheres e crianças, morreram no ataque promovido pelas autoridades cubanas ao barco rebocador que transportava essas pessoas na tentativa de fugir da ilha.
Cerca de 41 cubanos morreram neste incidente cruel.
3 – Abatimento de aeronaves
Em 1966, dois aviões foram abatidos pela Força Aérea Cubana. Segundo a Agência Internacional de Aviação, o espaço aéreo cubano foi violado durante dois anos.
Essa violação tratava-se do que ficou conhecido como Irmãos ao Resgate, que era um grupo de exilados cubanos com a missão de libertar outros dissidentes por meio do avião. Mas, essa tentativa não passou despercebida pelos comandantes cubanos, que abateram sem dó nem piedade dois aviões da organização. VEJA OUTRAS AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário