A ideia não é particularmente atraente, mas parece que todos nós deveríamos lavar menos as mãos, pelo bem da nossa saúde.
Jardineiros e pessoas que passeiam com cães não deveriam lavar as mãos depois de tocar animais ou o solo, na esperança de encorajar as bactérias “benéficas” a viver em nossos corpos.
Os cientistas acreditam que os micróbios “úteis” que costumam infestar nossas entranhas estão desaparecendo. A falta desses organismos pode estar por trás de alergias e das intolerâncias alimentares.
Em um ensaio para o The Conversation, Tim Spector, do King’s College de Londres disse: “Estimamos que temos 40 por cento a menos desses organismos em nossos corpos do que pessoas anteriores a era medieval.”
“Isso é agravado pela vida urbana, que nos separa cada vez mais de nosso ambiente natural, do ar livre, do solo e dos animais.”
Ele escreve: “Então, deixar de lavar as mãos é a resposta? Isso certamente aumentaria a transmissão de micróbios entre as pessoas. Embora não seja provado, essa mudança de hábito também pode aumentar a diversidade da flora intestinal e melhorar a saúde.
“Se você é uma pessoa saudável, não precisa lavar as mãos após usar o transporte público, fazer jardinagem ou caminhar por uma floresta”.
“É claro que isso pode ser muito imprudente para indivíduos em risco de contaminação, idosos ou pessoas com o sistema imunológico fraco. Fazer a higiene após o contato com ambientes como hospitais também é importante.”
“Também não há motivo para alterar hábitos de boa higiene sanitária.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário