Foi nessa cidade localizada na região do Cariri onde aconteceu um empate entre o Nizo Costa (PMB) e Iran Ferreira (PSDB). O tucano acabou eleito por ser mais velho. Defesa de Nizo afirma que duas urnas desapareceram.
O “sumiço” de duas urnas após as eleições em Cariús, na região do Cariri, pode levar o município a recontar votos do último dia 2 de outubro. A eleição, que já teve inusitado empate cravado entre dois candidatos, é questionada pelo “derrotado” na disputa, Nizo Costa (PMB). Mais velho, Iran Ferreira (PSDB) acabou eleito pelo critério de idade.
“Duas urnas desapareceram do dia da votação, no domingo, até a terça-feira. Nós judicializamos a questão, porque queremos ter transparência no resultado”, diz o advogado da coligação de Nizo, Rodrigo Correia. Ele apresentou uma ação contestando o resultado da eleição na 43ª Zona Eleitoral do Ceará, que aguarda decisão da juíza Yanne Bezerra de Alencar.
Com os exatos mesmos 5.811 que elegeram Iran Ferreira, o candidato acabou derrotado pelo fator idade, previsto na legislação eleitoral. Como possui 41 anos, Nizo acabou preterido pelo mais velho Iran, de 46 anos.
A coligação do “derrotado”, no entanto, contesta transparência da disputa. Segundo Rodrigo Correia, duas urnas que estavam na Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora, que somavam cerca de 300 votos, “desapareceram” depois da votação de domingo. De acordo com ele, os equipamentos foram encontrados apenas na terça-feira, dentro de um porta-malas.
“A ausência dos equipamentos foi inclusive certificada pelo chefe do cartório, confirmando a história”, diz. Rodrigo destaca ainda que não foi feito auto de constatação no local, para provar se as urnas estavam lacradas ou não. Agora, a coligação pede nova contagem de votos.
Sem mudança
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) rejeita que o sumiço tenha afetado de qualquer maneira o resultado da eleição. Ele destaca que o desaparecimento foi registrado após o término da apuração dos votos. A Corte aponta ainda que o equipamento que ficou perdido era apenas a “caixa de plástico” da urna, pois as mídias que contabilizam os votos já haviam sido apuradas.
O TRE destaca que todo o processo foi fiscalizado por agentes da Justiça e do Ministério Público. A Corte avalia, no entanto, como “normal” o pedido da coligação de Nizo. “É um direito deles e já ocorreu antes. A depender do juízo, pode ser feita a recontagem, seguindo trâmite normal. E com certeza teremos o mesmo resultado”, diz a assessoria da Corte.
NÚMEROS
5.118
Foi a votação exata dos candidatos Nizo Costa e Iran Ferreira nas eleições do último dia 2 de outubro, em Fortaleza
5 anos
É a diferença de idade entre os dois candidatos, que causou a vitória do mais velho Iran Ferreira (PSDB)
300
Seria a quantidade de votos das duas urnas que teriam desaparecido após a votação do último dia 2 de outubro
SERVIÇO
Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE)
Onde: Rua Jaime Benévolo, 21
Telefone: (85) 3252-3645
SAIBA MAIS
O TRE-CE afirma ainda ser normal que caixas de urnas sejam ocasionalmente perdidas em disputas no Interior. “Você tem problemas de transporte, principalmente entre algumas localidades mais remotas”.
A Corte reforça, no entanto, que eventuais problemas do tipo não afetam a eleição. Isto porque a mídia eletrônica do aparelho, onde estão contabilizados os votos, é recolhida pela Justiça logo após a conclusão da votação.
A reportagem tentou entrar em contato com a 43ª Zona Eleitoral, mas não obteve resposta. Representantes da coligação de Iran Ferreira não foram localizados. Fonte: O Povo Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário