Os animais estavam entre os primeiros com características semelhantes às de mamíferos. Segundo a Live Science, os restos dos dois exemplares estão na coleção do Museu de Ciências da Terra, no Rio de Janeiro. De acordo com os pesquisadores, os dois crânios e as duas mandíbulas têm cerca de 237 milhões e 235 milhões de anos de idade, respectivamente. Eles foram encontrados em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, em 1946. jornalciencia.com
Os primeiros fósseis de cinodontes datam de cerca de 260 milhões de anos atrás – durante o período Permiano – antecedendo os dinossauros. Segundo os cientistas, a nova espécie pertence ao grupo probainognathus carnívoros de cinodontes. Os pesquisadores acreditam que as criaturas sejam os primeiros ancestrais dos monotremados – mamíferos que põem ovos.
Os nomes das novas espécies – Bonacynodon schultzi e Santacruzgnathus abdalai – homenageiam renomados paleontólogos da América do Sul: José Bonaparte e Cesar Schultz.
O B. schultzi tinha grandes dentes caninos superiores e media cerca de 30 cm de comprimento. De acordo com os especialistas, ele se alimentava de insetos. Já o S. abdalai tinha cerca de 15 cm de comprimento, embora o fóssil apresentasse apenas uma mandíbula inferior.
A descoberta publicada na revista PLoS One pode ajudar os pesquisadores a investigar diversas características dos cinodontes e entender como os mamíferos se desenvolveram desde seu surgimento. [ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]
Nenhum comentário:
Postar um comentário