Pela primeira vez na história, a turma de formação de astronautas da Agência Espacial Americana, Nasa, é formada por igual número de mulheres e de homens. A turma que ingressou no curso de formação em 2013, conta com Jessica Meir, 38 anos, Christina Hammock Koch, 37, Anne McClain, 36, e Nicole Aunapu Mann, 38, além de outros quatro homens. Ao todo, foram mais de seis mil inscritos no processo seletivo, que costuma acontecer a cada cinco anos.
Para seguir a carreira espacial, é necessário ter diploma e três anos de experiência nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia ou matemática, além de um excelente preparo físico para aguentar os treinamentos. A superação de tabus não é novidade para essas mulheres. Antes de entrarem para a Nasa, Anne McClain e Nicole Mann eram, respectivamente, piloto de helicóptero do exército dos EUA, e de avião caça do Corpo de Fuzileiros Navais. Ambas serviram na guerra do Iraque. Já Jessica Meir, doutora em biologia marinha, mergulhou nas águas congelantes da Antártida e Christina Koch passou um ano no Polo Sul supervisionando a aplicação de hélio líquido usado para resfriar telescópios.
A Nasa informou que o grupo será treinado em centros espaciais ao redor do mundo. Elas serão preparadas para as viagens pela órbita da Terra e deverão estar na tão esperada missão tripulada para Marte, em 2030. O treinamento inclui voos em jatos supersônicos e mergulho em grandes profundidades. A viagem para o planeta vermelho, por exemplo, levará cerca de nove meses, o que exigirá o melhor preparo físico da tripulação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário