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Um estudo feito por psicólogos da Universidade de Hamburgo e publicado no Journal of Occupational Health comprova: profissionais que se mantém disponíveis para resolver assuntos de trabalho, por meio de e-mail ou telefone, quando estão fora do expediente, são mais estressados. Os pesquisadores conversaram com 132 pessoas de 13 diferentes ambientes de trabalham, e solicitaram que eles preenchessem questionários diários durante um período de oito dias, quatro nos quais eram esperados estarem disponíveis para o trabalho, quatro em que não. Além disso, metade dos participantes do estudo também ofereceu amostras de saliva para aferição da quantidade do hormônio cortisol, que é liberado em resposta a situações de estresse. O que os resultados revelaram foi que durante os períodos fora do ambiente de trabalho em que deveriam estar disponíveis, as pessoas apresentaram um nível de cortisol mais alto, e relatavam estar mais estressadas. A pesquisa mostrou também que, mesmo que não recebessem solicitações do trabalho, só fato de estarem disponíveis já é suficiente para deixa-las ansiosas. A combinação entre estar permanentemente conectado pelos smartphones e uma cultura na qual quase não se é possível definir os limites entre trabalho e lazer seriam os fatores por trás disso. “Os contatos e a disponibilidade para o trabalho fora do horário de expediente estão associadas com o arruinamento do bem-estar”, sinalizaram os autores do trabalho. BN
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