O telúrio é normalmente encontrado em vários metais no solo. Ele forma minérios de ouro, prata, cobre e chumbo.
Ao refinar esses metais, algumas pessoas infelizes que entram em contato com telúrio purificado podem ficar com cheiro de alho por semanas.
Ele provavelmente tornou-se impopular em suas comunidades. Apenas a metade de um micrograma de telúrio absorvido no corpo dá um extremo odor de alho a uma pessoa durante 30 horas. Uma quantidade um pouco maior causará um miasma de alho na boca e nos poros por semanas. Um dos sinais de aviso de exposição ao telúrio para pessoas que trabalham em fábricas que utilizam ou criam telúrio é um extremo “bafo de alho”.
Como um elemento metálico encontrado na Terra é capaz de fazer você cheirar a alho? A maior parte do processo é feita pelo corpo. O cheiro do alho, na verdade, é (CH3)2Te, ou telureto de dimetila.
O corpo metaboliza telúrio da mesma maneira que o enxofre, um dos elementos que faz o alho fedido. (Essa também é a maneira que o corpo metaboliza selênio, que é, aparentemente, preferencialmente absorvido pelas plantas de alho.)
Enxofre, selênio e telúrio são membros de um grupo chamado calcogênios, sendo que o enxofre e o selênio estão logo acima dele na tabela periódica. Essencialmente, seu corpo reconhece esses elementos como tendo propriedades semelhantes, causando a mesma reação para a percepção de odores. Fonte: Io9 Foto: Reprodução / victorsvillage
Nenhum comentário:
Postar um comentário