Um sistema experimental do Facebook tem a possibilidade de reconhecer pessoas em uma fotografia, mesmo que os rostos delas estejam escondidos. Fonte: Terra
Em vez de reconhecimento facial, o algoritmo da empresa consegue distinguir as pessoas através de características únicas, como penteado, roupa, pose e até forma física. O estudo foi divulgado na revista científica "New Scientist".
De acordo com Yann LeCun, responsável pela área de inteligência artificial do Facebook, a ideia foi criar uma tecnologia que pudesse se adaptar a situações onde o rosto de uma pessoa não está claro na imagem.
"Há uma série de fatores que usamos [no nosso algoritmo]. As pessoas têm características únicas, mesmo que você não esteja observando-as de frente. Por exemplo, você consegue reconhecer Mark Zuckerberg [diretor-executivo do Facebook] facilmente, pois ele sermpre veste camisetas cinzas", explicou LeCun.
A equipe de pesquisa do Facebook utilizou cerca de 40 mil fotos públicas do serviço Flickr, do Yahoo!, e rodou softwares sofisticados de redes neurais. No fim dos experimentos, o algoritmo da empresa conseguiu acerta em 83% dos casos.
A revista científica diz que a tecnologia de reconhecimento pode ser usada em funcionalidades como a Moments, por enquanto, disponível apenas nos Estados Unidos.
Com essa aplicação, contatos do Facebook podem ter suas fotos organizadas e compartilhadas com amigos. O aplicativo também conta com um sistema de reconhecimento facial, mas não tão sofisticado quanto esse apresentado pela equipe de pesquisa do Facebook.
Apesar de o novo algoritmo facilitar o reconhecimento das pessoas, LeCun observa que a funcionalidade pode ser útil para alertar pessoas que eventualmente foram clicadas sem perceberem. Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário