A ideia de um “passeio” no espaço ainda parece iniciação científica para muita gente, mesmo com a existência de naves espaciais. Mas uma empresa japonesa não só acredita que isso será possível em 2050, como está desenvolvendo um outro meio de transporte, menos convencional: um elevador. Segundo matéria do Fantástico, o projeto foi pensado pela primeira vez no fim do século 19, quando o cientista russo ficou impressionado com a Torre Eiffel, em Paris – à época, a construção era a maior do mundo. "Quem sabe podemos aumentá-la, aumentá-la... até o espaço?", imaginou.
A ideia foi retomada recentemente pela empresa que construiu a torre Skytree, no centro de Tóquio, que possui quase o dobro da torre francesa. O projeto visa um elevador que subiria o equivalente a 38 mil andares – ou 100 mil quilômetros –, com uma velocidade de 200 km/h, ligando a Terra e o espaço. O trajeto duraria três semanas e teria um terço da distância até a Lua, ultrapassando a estação espacial internacional. “O elevador serviria para levar pessoas e carga, e ainda trazer recursos naturais encontrados só no espaço”, conta o Yoji Ishikawa, que está à frente do projeto.
Ele explicou que a estrutura ficaria presa por um cabo bem esticado, com uma das pontas no oceano e outra em uma plataforma de desembarque. Segundo Yoji, o elevador terá capacidade de 30 pessoas, mais a carga, e a estação giraria em torno da órbita da Terra. Os estudantes da universidade que desenvolve o projeto ainda têm que enfrentar alguns problemas, como o formato do cabo pelo qual o elevador vai subir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário