> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: GRUPO SE TOQUE REALIZA AÇÃO PARA MARCAR O DIA MUNDIAL SEM TABACO

sexta-feira, 29 de maio de 2015

ITABUNA-BA: GRUPO SE TOQUE REALIZA AÇÃO PARA MARCAR O DIA MUNDIAL SEM TABACO

Se ToqueO mercado ilegal de cigarros e a necessidade de ratificação do protocolo internacional para coibir o contrabando desses produtos é o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para marcar o Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio. Nesta quinta-feira, 28, o Ministério da Saúde promove cerimônia alusiva à data, em Brasília. O comércio ilícito de produtos de tabaco e seu impacto na saúde pública serão os pontos centrais do encontro.

O Brasil ratificou em 2005 a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, tratado internacional de saúde pública da OMS que tem como objetivo reduzir o consumo de produtos derivados de tabaco. O Protocolo para Eliminar o Mercado Ilegal de Produtos de Tabaco está vinculado ao artigo 15 da Convenção-Quadro e foi negociado pelos países-membros durante cinco anos. O texto final foi aprovado em novembro de 2012 com a assinatura de 54 países, incluindo o Brasil.

Segundo dados do Ibope Inteligência, divulgados pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco), os cigarros contrabandeados representaram 31% do consumo do produto no mercado brasileiro em 2014.

O Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

No Brasil, o INCA, órgão do Ministério da Saúde que coordena as ações de prevenção e controle do câncer e Centro Colaborador da OMS para controle do tabaco, é o responsável pela divulgação e comemoração da data.

As ações comemorativas são articuladas com as secretarias estaduais e municipais de Saúde dos 26 estados e Distrito Federal, envolvendo, também, a sociedade.

Em Itabuna, para marcar a data, sensibilizar a sociedade e lembrar os transtornos causados pelo fumo, o Grupo Se Toque estará dia 30.05.15, pela manhã, na praça do Bairro Mangabinha na VI Feira de Saúde, organizada pelos alunos de enfermagem da UNIME, com um estande sobre o tema. O objetivo é chamara atenção da sociedade para as consequências do uso do fumo, lembrar a necessidade da prevenção, com o trabalho com as crianças e despertar nos fumantes a possibilidade de controle do vício. É fundamental que cada pessoa perceba e trabalhe em seu âmbito familiar para evitar que os pequeninos caiam na tentação de provar o fumo. Certamente evitando a primeira vez, evitaremos sofrimentos e mortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário