Jacqueline Rocha*Do UOL, em Sorocaba (SP)
A Santa Casa de Misericórdia de Cerqueira César, cidade que fica a 320 quilômetros de São Paulo, foi condenada a pagar uma indenização no valor de R$ 210 mil por uma troca de bebês ocorrida há 25 anos.
Jônatas Uchoa da Silva e Flavio de Souza Pereira foram criados por suas famílias adotivas na pequena cidade de Manduri, próxima a Cerqueira César, e se tornaram amigos na infância, já que estavam na mesma escola. Foi a diretora quem reparou que o irmão mais velho de um dos garotos era muito parecido com o outro menino.
Com essa aproximação, as mães descobriram que os meninos tinham nascido no mesmo dia e no mesmo hospital, o que tornava a história ainda mais suspeita. A mãe biológica de Flávio, Clemilda Lopes dos Santos, lembra que o marido a acusava de traição por conta da diferença física do filho mais novo, que tinha a pele mais escura que a dos irmãos.
Quando os dois garotos estavam com 19 anos, as famílias conseguiram realizar o exame de DNA, o que comprovou a troca. "Foi um alívio saber que existia um erro, mas ao mesmo tempo todos estivemos muito nervosos", afirma.
A partir daí, as duas famílias se tornaram mais próximas ainda. Os filhos continuaram com as mães adotivas, mas reconhecendo que tinham outra família. Flávio, inclusive, tatuou o nome das duas mães nos braços.
O processo na Justiça começou pouco tempo depois dessa comprovação, em 2009, e este mês foi a julgamento na 1ª Vara Cível de Cerqueira César. Na decisão, a juíza Roberto Hellage Gondim Teixeira afirmou que não havia dúvidas sobre o sofrimento causado às famílias, já que a troca dos bebês modificou a história de todos os envolvidos.
"Não se trata de pequeno incômodo ou dissabor, mas de dor e sofrimento que, se apartando da normalidade, revela-se suficiente a interferir intensamente no comportamento psicológico dos autores", disse.
O advogado da Santa Casa informou que o hospital já entrou com recurso dessa decisão é que só se manifestará depois que o resultado final do processo for divulgado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário