Por iG São Paulo
País europeu com pouco mais de 2 milhões de habitantes havia tentado aprovar lei semelhante em 2012, mas a tentativa foi rejeitada em referendo
O Parlamento da Eslovênia aprovou nesta terça-feira (3) o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a adoção de crianças por casais gays no país. A decisão foi anunciada em meio à oposição de grupos conservadores e da Igreja Católica. As informações são da Associated Press.
Com 51 votos a favor e 28 contra, o Parlamento aprovou as mudanças, permitindo que casais do mesmo sexo se casem oficialmente e adotem crianças. A Eslovênia, país europeu com pouco mais de 2 milhões de habitantes que faz fronteira com Itália e Croácia, já caminhava para a legalização do casamento entre parceiros do mesmo sexo, mas ainda não havia votado a adoção por esses casais.
Antes da votação, grupos de oposição protestaram, dizendo: "As crianças estão em perigo". Opositores planejam forçar um referendo para conter as mudanças, como ocorreu em 2012, quando o Parlamento tentou aprovar uma lei semelhante.
O legislador de esquerda Matej Vatovec afirmou que a decisão garante o estabelecimento de uma "comunidade verdadeiramente tolerante e inclusiva" na Eslovênia. "Hoje a Eslovênia está entrando no século 21", disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário