> TABOCAS NOTICIAS : Nicolás Maduro pede para voltar a governar por decreto

quarta-feira, 11 de março de 2015

Nicolás Maduro pede para voltar a governar por decreto

REDAÇÃO ÉPOCA
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no palácio presidencial em Miraflores (Foto: AP Photo/Ariana Cubillos, File)
O governo venezuelano convocou seu corpo diplomático baseado em Washington de volta a Caracas na noite desta segunda-feira (9). A decisão foi uma reação do governo de Nicolás Maduro às declarações do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de que a Venezuela representa uma “ameaça à segurança nacional”. A declaração de ameaça representa o primeiro passo para o estabelecimento de futuras sanções contra o país. Nicolás Maduro prometeu retaliação à “elite imperialista” americana, segundo o jornal britânico The Guardian.

“O presidente Barack Obama, representando a elite imperialista dos Estados Unidos, decidiu pessoalmente assumir a tarefa de destruir meu governo e intervir na Venezuela para controlá-la”, disse Maduro durante pronunciamento na TV venezuelana. Maduro aproveitou para pedir à Assembleia Nacional um novo período da Lei Habilitante, que o permite governar por decreto. Seu pedido deve ser aprovado.

Maduro também nomeou o Major General Gustavo Gonzales – um dos oficiais atingidos pela sanções dos Estados Unidos , e impedido de usar o sistema financeiro americano– seu novo ministro do interior, um posto estratégico para a manutenção da paz. Segundo o governo americano, Gonzales é um dos responsáveis pela violência observada nos protestos na Venezuela. Ele e outros seis indivíduos foram apontados pelo governo Obama como responsáveis por minar o sistema democrático e por cometer atos de abuso aos direitos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário