Ruas sendo pavimentadas com asfalto, esgotamento sanitário, drenagem pluvial, construção de condomínios populares, aquisição de ambulância e matadouro e Casa Jorge Amado completamente, reformados. Estas são algumas das melhorias realizadas pela Prefeitura de Itabuna, que começaram a mudar a realidade histórica da comunidade de Ferradas, que completa 199 anos neste sábado, 18, além de beneficiar as localidades vizinhas, como Nova Ferradas I e II. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), em parceria com a Emasa, realiza um pacote de obras para implantação de sistema de drenagem pluvial, esgotamento sanitário e pavimentação e asfaltamento de ruas e da pista entre Nova Ferradas e Ferradas e a rodovia BR-415, já concluído. Ao invés de apenas consertar redes coletoras, a Emasa está substituindo encanamentos e manilhas. O investimento total é de R$ 2,6 milhões do Ministério das Cidades e contrapartida da Prefeitura. As equipes da Prefeitura também promoveram melhorias nas condições de tráfego com patrolamento, nivelamento e aplicação de cascalho em ruas sem pavimentação. Nesta semana, operários trabalham no asfaltamento e recuperação de ruas, entre as vias beneficiadas estão Cajueiro, em Nova Ferradas e Beira-Rio, em Ferradas.
No setor de Educação, a Prefeitura de Itabuna alugou imóvel no bairro para implantação da Reitoria e campus Jorge Amado da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Também realiza melhorias na Escola Ana Francisca Messias. Já no Sítio V da Fundação Marimbeta, em Nova Ferradas, foi reformada e ampliada a padaria que agora tem capacidade para produção diária de 10 mil pães, que são distribuídos aos alunos e participantes dos seus programas. Depois da implantação da UFSB, a Secretaria de Transporte e Trânsito reforçou a frota de ônibus do sistema de transporte coletivo para as linhas que atendem a região enquanto a Sedur reforçou a iluminação da área. A medida beneficia moradores de bairros como Ferradas, Nova Ferradas, entre outros circunvizinhos. Para melhorar o atendimento na área de Saúde, a Prefeitura adquiriu uma ambulância, com recursos próprios do município, e construiu um posto de saúde provisório, enquanto o definitivo é reformado. Entre as melhorias na condição de vida da população há ainda a construção de 2.952 residências dos conjuntos habitacionais São José, Jubiabá e Gabriela, nas proximidades dos bairros Ferradas e Nova Ferradas.
A Prefeitura realizou também milhares de atendimentos sociais pelo programa SAS Itinerante. A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) reformou e revitalizou a Casa Jorge Amado, onde o escritor nasceu, e a Praça de Ferradas. A Casa conta atualmente com o acervo sobre a vida do escritor grapiúna, biblioteca e auditório e oferece diversos cursos para a comunidade. A administração municipal também atendeu todas as condicionantes estabelecidas para revitalização do matadouro municipal, que foi totalmente reformado e teve capacidade ampliada para o abatimento diário de 300 animais. Atualmente, o matadouro emprega 180 trabalhadores da região de Ferradas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário