Dionizio Oliveira/Do UOL, em Belo Horizonte
Site Peru.com publicou matéria dizendo que torcida do Atlético teria feito provocações racistas a Tinga, o que não ocorreu /Reprodução
Depois de minimizar atos de racismo envolvendo o volante Tinga, quando a torcida peruana fez gestos e imitou sons de macaco a cada vez que o jogador pegava na bola na derrota celeste para o Real Garcilaso, semana passada, em Huancayo, parte da imprensa peruana revoltou jogadores do Cruzeiro. Nesta segunda-feira, o site Peru.com publicou que o jogador cruzeirense foi mais uma vez vítima de insultos racistas, agora por parte da torcida atleticana.
A publicação diz que o volante cruzeirense foi ofendido da mesma forma que havia acontecido no Peru pelos torcedores alvinegros e que Ronaldinho Gaúcho teve que pedir aos atleticanos para pararem com os insultos. Apesar de o camisa 7 ter sido hostilizado por alguns atleticanos, antes do jogo e fora do estádio, não aconteceu qualquer manifestação de cunho racista, pelo contrário.Muitos torcedores da equipe alvinegra levaram mensagens de apoio e incentivo ao jogador na luta contra o racismo.
Os jogadores do Atlético-MG também cumprimentaram o volante antes da partida e se pronunciaram a favor do companheiro de profissão, por meio de redes sociais e em entrevistas após o ocorrido. O gesto de Ronaldinho Gaúcho, que antes do início do jogo deu abraço em Tinga, no banco celeste, foi de apoio ao jogador. Em nenhum momento, o camisa 10 atleticano teve que interceder junto à torcida atleticana.
Os atletas do Cruzeiro condenaram a atitude de parte da imprensa peruana e disseram que eles estão tentando minimizar o ocorrido em Huancayo. "Eles querem tirar o foco do que aconteceu, mas nós sabemos que ontem teve a pressão normal que a torcida exerce, mas não aconteceu nenhum ato de racismo. A gente fica triste por saber que pessoas que trabalham com informações passam fatos que não aconteceram. É bom para saber que nem sempre o que passa na TV é verdade", afirmou Everton Ribeiro.
O volante Nilton, que não viajou com o restante da delegação para o Peru, também condenou as atitudes dos peruanos. "Isso é ridículo. Ontem tinha faixas de apoio ao Tinga, os jogadores também, o próprio Ronaldinho escreveu no twitter. Vários jogadores demonstrando apoio", disse.
"Acho que isso é uma falsa informação, falar que torcedores do Atlético acabaram colocando mais lenha ainda na fogueira, é mentira. Quando tem que pegar essas notícias concretas tem que falar, mas quando não tem verdade não tem que levar adiante. Isso é mentira", acrescentou o camisa 19.
Nenhum comentário:
Postar um comentário