Do UOL, em São Paulo / Reprodução/Forbes
O CHT foi desenvolvido pelos especialistas em segurança Javier Vazquez-Vidal e Alberto Garcia Illera para demonstrar a vulnerabilidade dos veículos
Dois pesquisadores espanhóis conseguiram criar um dispositivo capaz de controlar remotamente veículos – e para montá-lo gastaram apenas US$ 20 (R$ 47), segundo a "Forbes". Acoplado a um carro, ele pode "hackear" o comando dos freios, luzes, janelas e até da direção.
O aparelho é chamado CHT (sigla em inglês para ferramenta para 'hackear' redes de controle de área) com componentes de fácil acesso. Ele foi desenvolvido pelos especialistas em segurança Javier Vazquez-Vidal e Alberto Garcia Illera para demonstrar a vulnerabilidade dos veículos.
Depois de ligado por quatro fios ao veículo, o CHT aceita por enquanto comandos via Bluetooth, o que limita o alcance do controle. Na próxima versão, ele será conectado ao sinal de redes de celular GSM, aumentando para "quilômetros" a distância do controle.
O dispositivo foi testado em quatro modelos de carros – os pesquisadores não divulgaram quais – e as funções controláveis remotamente variaram. Em alguns veículos, foi possível desligar os faróis e o alarme. Em outros, eles conseguiram baixar os vidros da janela, disparar o airbag e acessar o sistema de freios de emergência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário