Reuniões, acordos, tratados de paz. Nada parece resolver o problema crônico da violência dos estádios de futebol de Goiás. Cenas lamentáveis de brigas no Serra Dourada foram registradas em mais um clássico entre Vila Nova e Goiás, que se enfrentaram neste sábado pela oitava rodada do Campeonato Goiano. De acordo com a Polícia Militar, 42 pessoas foram detidas e encaminhadas ao Juizado Especial Criminal instalado no estádio.
Antes do intervalo da partida, a PM precisou agir para conter uma briga dentro da torcida do Goiás e outra briga entre torcedores do Vila Nova, fato que se tornou comum em partidas do Tigre desde o ano passado. Um PM foi agredido e um torcedor do Goiás ferido logo após o segundo gol da equipe esmeraldina precisou ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros. No trajeto até o departamento médico do Serra Dourada, o torcedor precisou passar no meio da torcida do Vila Nova, o que aumentou a confusão. Um médico que não quis se identificar e que prestou atendimento à vítima relatou o clima de tensão no estádio e a dificuldade para prestar socorro.
- Infelizmente só existe um posto médico no Serra Dourada, que fica do lado do Vila Nova. Tivemos que passar pela torcida do rival, levando pedradas, copo de cerveja, lidando com bombas de efeito moral da polícia. Como que uma pessoa acidentada passa por uma situação dessas?
De acordo com o presidente da Federação Goiana de Futebol, André Pitta, havia ambulância dos dois lados, e o torcedor poderia ter sido deslocado para o departamento médico por meio de uma delas. Na última sexta-feira, em reunião no Ministério Público de Goiás, integrantes das torcidas “Esquadrão Vilanovense”, “Sangue Colorado” e “Força Jovem do Goiás” assinaram tratado de paz, mas o acordo não foi suficiente para evitar a violência.
No caso da equipe esmeraldina a indisciplina na arquibancada foi acentuada no ano passado, quando o clube foi julgado várias vezes por confusão nas arquibancadas em jogos do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Punido no fim do ano, o Goiás terá de pagar em 2014, fazendo as duas primeiras partidas como mandante no Brasileirão fora de Goiânia.
O conflito na torcida do Vila Nova também é recorrente. Desde a Série C do ano passado membros das torcidas “Esquadrão Vilanovense” e “Sangue Colorado” protagonizaram muitas confusões no Serra Dourada, obrigando a PM a até mesmo dividir o espaço das duas facções no estádio. (Globoesporte.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário