Propor uma reflexão em torno do andamento das ações futuras do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-BA). Este foi o objetivo do 12º Seminário de Inspetores Regionais, realizado quarta-feira (12), no Hotel Porto Bello, em Salvador. Cerca de 50 inspetores participaram do evento, representando todo o Estado. Na ocasião, o presidente do Conselho, engenheiro mecânico Marco Amigo, chamou a atenção dos representantes de cada região para atuarem em favor da ocupação do espaço político de forma organizada e articulada.
Amigo destacou ações realizadas no ano de 2012 e colocou como prioridade para o próximo ano a implantação do Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos. “A meta é trabalhar para que o usuário possa entrar no sistema e retire todo o documento que necessite”, afirmou. O presidente também chamou a atenção para o apoio às entidades de classe e para o investimento em cursos, principalmente, no interior. “Em 2012 realizamos 185 eventos, nossa meta em 2013 é promover 300”, acrescenta.
Engenharia pública – Marco Amigo evidenciou a necessidade do Crea se aproximar dos estudantes e destacou a qualificação de gestores públicos. “Essa capacitação vai resultar em geração de emprego para os profissionais de engenharia”. Um outro enfoque da palestra do presidente foi relacionado à união dos técnicos e profissionais para o fortalecimento da atuação do Conselho. “Juntos aumentaremos nosso espaço e conseguiremos muito mais. O Conselho só se transformará por meio do trabalho coletivo”, frisou.
O projeto de implantação da Câmara de Engenharia de Segurança foi colocado em pauta pelo presidente, que também destacou a adoção de uma sistemática de participação dos inspetores com os fiscais no planejamento de ações para a Fiscalização. “Não dá para abrir novas câmaras sem investir forte na fiscalização. Precisamos redesenhar os instrumentos de fiscalização”, reforça.
Eleição – Com o objetivo de uniformizar os procedimentos nas inspetorias e funcionar como fórum consultivo de discussão de temas voltados ao exercício profissional de interesse da sociedade, foi eleita no seminário a coordenação do Colégio de Inspetores Regionais. Assumiram a coordenação geral e a adjunta, respectivamente, o engenheiro civil Dermivan Barbosa dos Santos (Itabuna) e o engenheiro agrônomo Nailton Sousa Almeida (Barreiras).
Dermivan Barbosa afirmou que em sua coordenação a frente do colegiado pretende agir em favor da descentralização das ações do Conselho e da aproximação da sociedade e profissionais do Crea. “Precisamos olhar para dentro do sistema, conhecê-lo melhor. Pretendo contribuir com esse contexto e fazer história”, enfatizou.
Benefícios - Ineivea Farias, Diretora da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-BA, aproveitou o evento para divulgar as atividades desenvolvidas pela Mútua em 2012, ano em que chegou a casa de mais de sete mil associados. “Somente este ano tivemos a adesão de 1.095 pessoas”, reforça. Em 2012 foram concedidos 194 benefícios, realizados 84 convênios e liberados aproximadamente R$ 3 milhões.
A aproximação com a comunidade estudantil é um dos objetivos do Programa CreaJr-BA, apresentado no evento pelo chefe de gabinete, engenheiro químico Herbert Oliveira. Na ocasião ele destacou a necessidade de envolver os estudantes nas discussões do Sistema Confea-Crea. “O novo modelo do CreaJr-BA envolve principalmente os estudantes do interior e o papel do inspetor, na mobilização dos futuros profissionais, é muito importante”, comentou.
Descentralização - O diretor administrativo do Crea-BA, engenheiro agrimensor Joseval Carqueija, abordou em sua palestra o projeto de melhoria das inspetorias regionais. Entre as demandas apontadas pelo palestrante destaca-se a implantação de sede própria, o projeto de descentralização do Conselho (com a criação de gerências e supervisões regionais que terão autonomia) e aquisição de equipamentos de informática.
No diagnóstico apresentado por Carqueija 30% das inspetorias precisam de investimentos imediatos. “Em 2013 entregaremos sede própria para as inspetorias de Jequié e Paulo Afonso, que já estão com recursos assegurados pelo Confea, através do Prodesu”, complementa, destacando também a contratação e valorização dos funcionários do Crea.
Capacitação - O convênio com o Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Idetec) para a promoção de cursos no interior do estado foi o tema da palestra do engenheiro agrônomo, Emanuel Alves, que também é inspetor de Vitória da Conquista. Na ocasião, Alves informou sobre as capacitações realizadas em 2012 e as que estão previstas para 2013. O papel do inspetor na mobilização do público do interior foi destacado. “Solicito o apoio dos inspetores na organização das demandas regionais para que possamos atender todos os anseios dos profissionais do estado”, ressalta.
Prestação de contas foi o assunto explanado pelo assessor técnico do Crea-BA, engenheiro agrônomo Eduardo Rode. Na oportunidade, ele informou aos inspetores sobre a implantação do setor da Controladoria e do retorno da auditoria do Tribunal de Contas da União aos conselhos. “É muito importante que os inspetores fiquem atentos ao gerenciamento das contas dos seus regionais e colaborem com a gestão geral do Crea, pois existe muito rigor dos órgãos auditores como Confea e TCU”, observa.
Genivaldo Barbosa, assessor parlamentar do Crea-BA, apresentou um resumo das ações realizadas em 2012 pelo Conselho junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como com as entidades públicas. Uma das atividades destacadas pelo assessor foi a participação da instituição em fóruns como A Cidade Também é Nossa,que luta contra a falta da colaboração técnica na construção do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e Lei de Ordenamento do Uso e Controle do Solo (Louos), ambos de Salvador. Também citou o Programa Diálogo com Candidatos, que segundo ele, foi fundamental para que os eleitores do interior escolhessem com mais critério seus representantes. “Para 2013 a proposta é levar todo o serviço da assessoria parlamentar para as inspetorias”. Ele também sugeriu aproximação das inspetorias do poder público e de entidades como o Ministério Público.
O seminário foi encerrado com a palestra proferida pela supervisora de eventos do Crea-BA, Márcia Maia. Ela fez uma abordagem detalhada de como devem ser elaborados os projetos para a captação de recursos para a realização de eventos. Alguns inspetores receberam certificados pelos relevantes serviços prestados ao Conselho. Nadja Pacheco/Fonte: Ascom Crea-BA
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