Do UOL, em São Paulo/Reprodução/KUTV
Jen Palmer, de Utah (EUA), escreveu comentário negativo sobre site e foi multada
Um casal dos Estados Unidos diz ter recebido uma multa de US$ 3.500 (cerca de R$ 8.000) de um site de comércio eletrônico, após publicar um comentário negativo sobre o serviço. Como Jen Palmer, 30, e seu marido não pagaram o valor estabelecido, o site sujou o nome dos clientes. Agora, eles não conseguem empréstimo para comprar um novo carro ou consertar a caldeira de sua casa.
Segundo a "KUTV", associada em Utah da rede CBS, a história começou no Natal de 2008, quando o marido de Jen comprou os presentes dela no site Klear Gear. O casal diz ter esperado por 30 dias os produtos que nunca chegaram. Por isso, eles cancelaram a transação junto ao serviço PayPal.
Jen afirma ter ligado para a companhia, sem nunca conseguir falar com um atendente. Frustrada, ela publicou uma crítica no site Rip off Report. "É impossível fazer contato com um ser humano", escreveu, dizendo ainda que a página tinha "péssimas práticas" para lidar com seus clientes.
Os dois acharam que a história havia chegado ao fim. Três anos depois, no entanto, o marido de Jen (que não teve o nome divulgado pela reportagem) recebeu um e-mail do Klear Gear, em que o site exigia a exclusão da crítica – caso contrário, eles estariam sujeitos à multa de US$ 3,5 mil.
Isso porque os termos de uso estabeleciam um pagamento nesse valor, caso seus usuários tomassem "qualquer atitude" que tivesse impacto negativo para o serviço. Esse trecho do texto, já removido, dizia que o usuário teria 72 horas para excluir o comentário, caso violassem essas regras. E também previa que o não pagamento seria levado às instituições nacionais de crédito (órgãos que podem "sujar" o nome dos credores).
À "KUTV", Jen afirmou ter ficado apavorada ao receber a mensagem. No entanto, para remover seu comentário negativo, o Rip off Report teria cobrado outros US$ 2.000 (cerca de R$ 4.570).
Ela não pagou e contestou a dívida junto às instituições de crédito, mas não teve sucesso. Por isso Jen entrou em contato com o canal de TV de Utah, que divulgou a história – ainda sem um final feliz para a consumidora.
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