> TABOCAS NOTICIAS : Jabuticaba combate estresse, envelhecimento e não engorda

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Jabuticaba combate estresse, envelhecimento e não engorda

jabuticaba3A jabuticaba pode se tornar uma poderosa aliada à saúde do organismo, para uma boa nutrição e até mesmo na prevenção de doenças.
A fruta tem vitaminas do complexo B e também vitamina C.
Cada 100 gramas da apresentam, aproximadamente, 58 calorias, portanto é pouco calórica.
Por ser uma fruta rica em sais minerais como o cálcio, fósforo e ferro, a jabuticaba possui potente ação antioxidante (graças às antocianinas), ou seja, ajuda a eliminar do organismo moléculas instáveis de radicais livres, substâncias responsáveis pelo envelhecimento precoce das células e pelo estresse, por exemplo. 
Suco da casca
A maior concentração das antocianinas está na casca da fruta. Para consumo das cascas, uma boa opção é bater no liquidificador e ingerir sobe forma de suco.  
Podem-se adicionar outras frutas como o abacaxi, para deixar o suco mais saboroso. 
Câncer de próstata e leucemia
Um estudo realizado este ano por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, comprovou a eficácia da jabuticaba na prevenção e tratamento de doenças, entre elas o câncer de próstata e a leucemia.
De acordo com os estudos, os compostos presentes na casca da fruta reduzem em até 50% a produção de células cancerígenas no organismo.
O pé
Fruta típica da Mata Atlântica, ela cresce grudada aos troncos e ramos da árvore conhecida popularmente como jabuticabeira.  
A jabuticaba atinge a fase madura durante a primavera.
É muito utilizada na culinária e na fabricação de doces, sucos, geleias, licores, vinho entre outros.
As informações são da nutricionista Solange Ventura, com pós graduação em Administração dos Serviços de Nutrição no Centro Universitário São Camilo e pós graduação em Nutrição Clínica no Ganep.

Nenhum comentário:

Postar um comentário