> TABOCAS NOTICIAS : BA: 798 pessoas esperam doação de córnea e 1.100 precisam de novo rim

terça-feira, 1 de outubro de 2013

BA: 798 pessoas esperam doação de córnea e 1.100 precisam de novo rim

O Dia Nacional da Doação de Órgãos, data que serve para alertar a população baiana sobre a necessidade de aumentar o número de doações no estado foi celebrado nessa sexta-feira (27/9).
Na Bahia, existe uma fila de 56 pacientes aguardando uma doação de fígado, 1.100 esperam por um rim e 798 por uma córnea. Mas, de acordo com informações do Banco de Olhos do Estado da Bahia (BTOC), este último número poderia sem bem menor, o que não ocorre principalmente por falta de informação das pessoas.
“Muitas pessoas não sabem que a córnea pode ser doada até seis horas após a parada do coração”, explica a oftalmologista e coordenadora do BTOC, Milla Sampaio. Segundo ela, o pouco conhecimento da população sobre o assunto faz com que a Bahia ainda esteja com enormes filas de espera, sendo que alguns estados do país já estão com a fila zerada. “As maiores doações no estado, hoje, vêm de Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas, que já estão avançando nas campanhas de conscientização”, acrescenta.
Para tentar corresponder às esperanças de quem espera um dia restabelecer a visão, o BTOC promove a campanha “Doe Luz para Quem Sonha em Enxergar. Doe Córneas”. (Tribuna)

Nenhum comentário:

Postar um comentário