Numa iniciativa da Federação Internacional de Esclerose Múltipla (Multiple Sclerosis International Federation – MSIF), é comemorado o Dia Mundial da Esclerose Múltipla na última quarta-feira de maio de cada ano.
De acordo com a Federação existem cerca de 2,5 milhões de pacientes em todo o mundo. Segundo a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), o Brasil possui mais de 30 mil portadores, sendo que desse total apenas cinco mil recebem tratamento adequado devido à demora no diagnóstico.
De modo geral, a EM é pouco conhecida pela população. Devido ao nome “esclerose múltipla”, muitas pessoas a confundem com outras patologias popularmente agrupadas no termo “esclerose”, mais frequentes na senilidade, tais como a Doença de Alzheimer. Diferentemente dos quadros que envolvem demência, a EM atinge principalmente jovens e adultos na faixa etária de 20 a 40 anos, na proporção de duas mulheres para cada homem. Mais em Fonte: World MS Day / Revista Vigor
ANIVERSÁRIO DO IBGE - 29 DE MAIO - DIA DO ESTATÍSTICO

História da estatística
Indícios apontam que 3000 anos a.C. já eram feitos censos na Babilônia, China e Egito. Usualmente, estas informações eram utilizadas para a taxação de impostos ou para o alistamento militar. O Imperador César Augusto, por exemplo, ordenou que se fizesse o censo de todo o Império Romano.
Após a Idade Média, os governantes na Europa Ocidental, preocupados com o avanço de doenças endêmicas que poderiam devastar populações e também acreditando que o tamanho da população poderia afetar o poderio militar e político de uma nação, começaram a obter e armazenar informações sobre os batizados, casamentos e funerais. Entre os séculos XVI e XVIII, quando as aspirações mercantilistas levaram as nações a buscarem o poder econômico como forma de poder político, informações estatísticas referentes a variáveis econômicas tais como: comércio exterior, produção de bens e de alimentos, começaram a serem coletadas pelos governantes. Também foi nessa época que a Estatística passou a ser considerada disciplina autônoma, tendo como objetivo básico a descrição dos bens do Estado.
Entre os séculos XVI e XVIII, quando as aspirações mercantilistas levaram as nações a buscarem o poder econômico como forma de poder político, informações estatísticas referentes a variáveis econômicas, tais como comércio exterior e produção de bens e de alimentos, começaram a ser coletadas pelos governantes. Também foi nessa época que a Estatística passou a ser considerada disciplina autônoma, tendo como objetivo básico a descrição dos bens do Estado. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/05/aniversario-do-ibge-29-de-maio-dia-do.html
A Assembleia Geral da ONU designou 29 de maio Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas, a fim de prestar homenagem a todos os homens e mulheres que serviram e servem ainda nas operações de manutenção da paz, pelo seu elevado grau de profissionalismo, de dedicação e de coragem, e de honrar a memória daqueles que perderam a vida ao serviço da paz (resolução 57/129 de 11 de dezembro de 2002). A Assembleia convidou todos os Estados Membros, os organismos das Nações Unidas, as organizações não governamentais e os indivíduos a celebrarem o dia de forma condigna. Mais em Fonte: Celebremos a Paz / UN
DIA DO GEÓGRAFO - 29 DE MAIO

A palavra Geografia é resultante da junção dos radicais gregos "geo" e "graphos", significando respectivamente Terra e escrever. Geografia é, portanto, o estudo científico da superfície da Terra, com o objetivo de descrever e analisar a variação espacial de fenômenos físicos, biológicos e humanos que acontecem na superfície do globo terrestre.
História da Geografia
A Geografia é considerada por muitos autores uma das mais antigas disciplinas acadêmicas e, inicialmente, foi chamada de história natural ou filosofia natural. Ela percorreu um grande e rico caminho até se tornar uma especialidade. No Brasil, por exemplo, a Geografia só começou a ser lecionada oficialmente em Instituições de Ensino Superior após a Revolução de 30, com a criação de Cursos Superiores de Geografia e História, nas Faculdades de Filosofia, e nos Cursos de Administração e Finanças.
O estudo da superfície da Terra surgiu na Grécia antiga e, tempos depois, ficou esquecido, ressurgindo após séculos com o Renascimento e os grandes exploradores dos séculos XIV e XV. Grande parte do mundo ocidental conhecido era dominada pelos gregos, em especial o leste do Mediterrâneo. Sempre interessados em descobrir novos territórios de domínio e atuação comercial, era fundamental que conhecessem o ambiente físico e os fenômenos naturais. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/05/dia-do-geografo-29-de-maio-historia-da.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário