> TABOCAS NOTICIAS : Entenda melhor como as companhias reagem ao anúncio sobre redução das tarifas de energia

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Entenda melhor como as companhias reagem ao anúncio sobre redução das tarifas de energia


As companhias de energia elétrica brasileiras estrilam intramuros e os governos estaduais começaram a fazer o mesmo.

. O governo federal quer reduzir as tarifas, mas impôs pesadíssimos encargos às concessionárias de usinas e linhas de transmissão,  o que terminará por inviabilizar seus investimentos. É o que elas temem. O governo fez cálculos em cima das concessões prorrogadas, sobretudo porque os investimentos feitos nas velhas usinas e nas velhas linhas de transmissão, já foram amortizados. 

. No RS, a CEEE já está distribuindo tabelas com seus novos preços. São tabelas espertas, como dá para verificar no link a seguir, mas quem se detiver a verificar os números, perceberá que há redução no fornecimento de energia na ponta, mas fora disto existem reajustes de até 32%, o que é mais do que abusivo.

. O governo federal prometeu uma queda média de 20,2% nas contas de luz, a partir de fevereiro. 

. A MP 579 impõe reduções de tarifas para as concessionárias de energia elétrica que aceitem prorrogar as concessões com vencimentos entre 2015 e 2017. 

. O governo do RS não falou até agora sobre o assunto, mas em Minas o senador Aécio Neves assumiu a defesa da Cemig, uma companhia infinitamente mais saudável do que a CEEE. Ele prometeu ir ao STF contra a MP 579. 

. O mais grave são os investidores brasileiros e estrangeiros, que botaram um pé atrás quando conheceram as intenções do governo. Um deles, o britânico TCI, que é acionista da Cesp, acha que o processo todo não é transparente e é injusto.  Por Polibio Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário