> TABOCAS NOTICIAS

domingo, 3 de junho de 2012

DIA DO ADMINISTRADOR DE PESSOAL - 3 DE JUNHO

Administração de Recursos Humanos, Administração de Pessoal e Relações Industriais. Embora para uns poucos possa parecer que sejam a mesma coisa, a realidade é que elas guardam entre si uma certa distância: Os dois primeiros termos só se confundem na nomenclatura de disciplinas nos cursos médios e superiores de Administração e ciências afins, que sob o título Administração de Pessoal, incluem conteúdo de Administração de Recursos Humanos ou vice-versa.

Empresas públicas e também privadas acham-se dentro de outra hipótese, em que teimam em manter em suas estruturas, órgãos denominados de Administração de Recursos Humanos que englobam atividades de Administração de Pessoal, ou órgãos de Administração de Pessoal abrangendo atividades de Recursos Humanos, o que é mais sério, pois pode até indicar que não há Administração de Recursos Humanos nessas organizações.

Entretanto, o que significa toda essa confusão semântica entre estes vocábulos? Existem significados especiais para cada uma das funções, diferentes entre si, mas que na realidade só demonstram a complexidade deste ramo da Ciência da Administração. Por outro lado, mesmo com significados especiais, há a certeza de que todos contribuem para demonstrar a dificuldade referente ao trato com os recursos humanos das organizações, o terceiro fator de produção. Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/05/dia-do-administrador-de-pessoal-3-de.html


O quinquagésimo dia é uma importante celebração do calendário cristão e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. Pentecostes (em grego antigo πεντηκοστή [ἡμέρα], pentekostē [hēmera], .

O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. O dia de Pentecostes ocorre no décimo dia depois do dia da Ascensǎo. Pentecostes é histórica e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo. Para os cristāos, o Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, através do Dom de línguas, como descrito no Novo Testamento, durante aquela celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém. Por esta razão o dia de Pentescostes é às vezes considerado o dia do nascimento da igreja. O movimento pentecostal tem seu nome derivado desse evento.

O Pentecostes é o nome de uma festa do antigo calendário bíblico, (Ex 23.14-17; 34.18-23). Originalmente, essa festa é referida com vários nomes:

Festa da Colheita ou Sega - no hebraico hag haqasir. Por se tratar de uma colheita de grãos, trigo e cevada, essa festa ganhou esse nome.(Ex 23.16).

Festa das Semanas - no hebraico, hag xabu´ot. A razão desse nome está no período de duração dessa celebração: sete semanas. O início da festa se dá, cinquenta dias depois da Páscoa, com a colheita da cevada; o encerramento acontece com a colheita do trigo (Ex 34.22; Nm 28.26; Dt 16.10). Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/05/pentecostes-50-dias-apos-pascoa.html

3 DE JUNHO - DIA NACINAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A presidenta Dilma Roussef sancionou a Lei número 12.633, que estabelece o dia 3 de junho como o Dia Nacional da Educação Ambiental.
As últimas cinco décadas marcaram toda humanidade com profundas mudanças na relação homem-sociedade-natureza, engendradas a partir da Revolução Industrial. Notadamente com o advento das novas tecnologias de produção e, mais recentemente, com as tecnologias de informação, as sociedades modernas e suas organizações puderam usufruir dos avanços de bens e serviços que estabeleceram novos patamares de acesso e consumo.
No entanto, esse modelo de desenvolvimento, que perdura até os dias atuais, também trouxe ao conjunto da humanidade graves consequências ambientais como o aquecimento global, a poluição e escassez da água, a poluição do solo e do ar com efeitos nefastos à biodiversidade do planeta e o acentuado problema do desmatamento das florestas. Esses fatos ensejaram, nos últimos trinta anos, o surgimento de movimentos ambientalistas em todo o mundo com o fim de combater os exageros promovidos pelas ações muitas vezes irresponsáveis cometidas pelo atual modelo econômico. E, para esses movimentos, corretamente, o tema Educação Ambiental reveste-se da maior importância, pois é capaz de otimizar, enraizar e consolidar uma prática ecológico ambiental que deve moldar um novo comportamento individual e coletivo na perspectiva da construção de uma ética ambiental. Fonte: AG Solve / Angelo Vanhoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário