Um dos mais importantes programas de atenção a mulheres gestantes em Itabuna, o Ei Mamãe, chega à rede básica de saúde, numa iniciativa da equipe da UBS Amália Lessa, no bairro Novo São Caetano. Estamos ajudando a cumprir uma meta importante de nossa política social, que é cuidar bem das gestantes e de seus bebês, diz a administradora da unidade, Rose Vilas Boas.
A administradora informa que a Unidade Básica de Saúde Amália Lessa tem desenvolvido um trabalho de acolhimento à gestante, com prioridade à atenção pré-natal e puerperal qualificada. “O trabalho consiste em um diálogo aberto e esclarecedor com as mães, o que contribui para uma gestação saudável”, salienta.
“A intenção é oferecer um ambiente acolhedor, com uma boa orientação e informações adequadas sobre a importância do pré-natal, os cuidados antes, durante e após o parto e mais uma série de esclarecimentos que vão garantir a saúde da gestante e futura mãe com o seu bebê. Para isso, o vínculo entre ela e o profissional de saúde é imprescindível”.
Segundo Rose Vilas Boas, o Programa Pré-Natal é feito na UBS Amália Lessa uma vez por semana, sempre às quintas-feiras. A partir do próximo mês, a assistência será ampliada para dois dias por semana.
O “Ei Mamãe” foi criado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, envolvendo uma equipe multidisciplinar com psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e técnicos. As gestantes cadastradas, além de receber acompanhamento pré-natal, têm acesso ao atendimento social que inclui palestras e oficinas. As mães também recebem enxovais para os bebês. Texto: Rosi Barreto - Foto: Waldyr Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário