A partir de amanhã as principais redes de supermercados da região deixarão de distribuir gratuitamente sacolas plásticas. A iniciativa é um acordo da Apas (Associação Paulista de Supermercados) com as grandes redes varejistas. Uma iniciativa diferente do que acontece na Capital, onde foi aprovada lei sobre o assunto. De acordo com a Apas, 95% das 43 redes de supermercados filiados à entidade na região aderiram à mudança.
Do ponto de vista da Apas, a decisão pretende incentivar a utilização de meios sustentáveis, como sacos de pano e carrinhos de feira. No entanto, os supermercados vão cobrar por sacolas feitas de material biodegradável. Em alguns casos, caixas de papelão também serão oferecidas, dentro da disponibilidade das lojas.
A intenção de preservação ambiental da Apas divide opiniões e deixa dúvidas nos consumidores. Para muitos, a mudança vai beneficiar apenas os supermercados, porque eles continuarão vendendo sacolas e também maior quantidade de sacos de lixo. A Apas rebate e diz que o custo das sacolas está incluído na planilha dos supermercados e compõe os preços dos produtos. Sem este custo, que hoje gira em torno de dois centavos por sacola, a economia dos supermercados será, segundo promete, repassada para os produtos.
Num primeiro momento, o consumidor vê com desconfiança a intenção dos supermercados. Porque, mesmo que o preço das sacolas plásticas esteja incluído na planilha, é indiscutível que eles passarão a lucrar mais com a venda de sacos de lixo, que poluem da mesma forma.
Se quiserem demonstrar que tem efetivo compromisso com o meio ambiente, os supermercados têm agora oportunidade para avançar com campanhas de conscientização e instalação, em suas dependências, de postos de reciclagem de pilhas e do lixo eletrônico, por exemplo. De http://www.jornalabcreporter.com.br/
Do ponto de vista da Apas, a decisão pretende incentivar a utilização de meios sustentáveis, como sacos de pano e carrinhos de feira. No entanto, os supermercados vão cobrar por sacolas feitas de material biodegradável. Em alguns casos, caixas de papelão também serão oferecidas, dentro da disponibilidade das lojas.
A intenção de preservação ambiental da Apas divide opiniões e deixa dúvidas nos consumidores. Para muitos, a mudança vai beneficiar apenas os supermercados, porque eles continuarão vendendo sacolas e também maior quantidade de sacos de lixo. A Apas rebate e diz que o custo das sacolas está incluído na planilha dos supermercados e compõe os preços dos produtos. Sem este custo, que hoje gira em torno de dois centavos por sacola, a economia dos supermercados será, segundo promete, repassada para os produtos.
Num primeiro momento, o consumidor vê com desconfiança a intenção dos supermercados. Porque, mesmo que o preço das sacolas plásticas esteja incluído na planilha, é indiscutível que eles passarão a lucrar mais com a venda de sacos de lixo, que poluem da mesma forma.
Se quiserem demonstrar que tem efetivo compromisso com o meio ambiente, os supermercados têm agora oportunidade para avançar com campanhas de conscientização e instalação, em suas dependências, de postos de reciclagem de pilhas e do lixo eletrônico, por exemplo. De http://www.jornalabcreporter.com.br/
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