> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA:Tombamento de prédio tem geração de emprego entre consequências

sexta-feira, 29 de abril de 2011

ITABUNA-BA:Tombamento de prédio tem geração de emprego entre consequências

A comissão responsável pelos estudos do tombamento do prédio São Vicente de Paula – antigo Colégio Divina Providência –, no centro de Itabuna, continuará discutindo o assunto com a sociedade civil organizada, a exemplo do Grupo de Ação Comunitária e do Rotary Clube. O presidente da comissão, Sidenilton Pereira, adianta que a discussão será levada também aos demais segmentos da comunidade.
A expectativa é de que todo esse processo seja regularizado, com a finalidade de preservar a história e gerar em torno de 600 a 700 empregos com a instalação de novos empreendimentos que serão instalados no prédio.
Dr. Sidenilton ressalvou que a primeira preocupação do município é com a preservação da cultura e da memória do povo de Itabuna. Por isso, atendendo à sugestão da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), uma área de 20 metros quadrados, no prédio histórico, será destinada à construção de um memorial que conta a história de um dos mais importantes colégios do município, o Divina Providência.
O presidente da comissão lembrou que o decreto que declarou o tombamento do prédio São Vicente de Paula foi efetivado no final do ano de 2008. Mas o reconhecimento não foi legalizado, em função de que algumas diligências legais não serem levadas a efeito, como o registro do tombo no cartório da cidade.

Audiência pública
Em audiência pública já realizada em Itabuna, no último dia 20, o presidente da Comissão mostrou imagens do prédio histórico, que se encontra em situação precária, com infiltração, focos de dengue e a existência de plantas na área interna.
Na oportunidade, ele também apresentou um projeto de como deverá ficar a fachada do novo empreendimento, que inclui a preservação da frente do prédio, com as suas cores e objetos originais.Texto Rosi Barreto – Fotos: Vinicius Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário