> TABOCAS NOTICIAS : PM se comunica em Libras com motorista surdo em blitz do bafômetro e encanta as redes

quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

PM se comunica em Libras com motorista surdo em blitz do bafômetro e encanta as redes

Érica Lima
PM surpreende ao se comunicar em Libras com um motorista surdo, mostrando a importância da capacitação em Língua Brasileira de Sinais na segurança pública. 
- Foto:Divulgação/instagram
Que cena mais linda. O vídeo de um PM que se comunica em Libras com um motorista surdo, durante uma operação bafômetro, surpreende e encanta as redes sociais com tamanha inclusão e respeito.

A operação da Lei Seca foi em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Nem João, o motorista com deficiência auditiva, acreditou no que viu.

Assim que percebe a condição do homem, o policial Douglas, que também é intérprete de Libras, começa a usar as mãos para conversar e pedir para ele fazer o teste do bafômetro. O vídeo emocionante, gravado há dois meses, viralizou agora e arrancou elogios merecidos ao PM.

Como tudo aconteceu
Usando a Língua de Sinais, o policial militar Douglas pede para João apresentar o documento do veiculo e habilitação. Logo em seguida, o PM uma pergunta: “Você ingeriu alguma bebida com álcool?” João responde que não e aceita fazer o teste do bafômetro.

Então, o policial agradece e diz que aquela era a primeira vez que via uma pessoa surda em Caruaru. Ele pede para motorista soletrar o nome dele em Libras e João se apresenta.

Aí o PM também se apresenta como Douglas, soletrando seu nome na Língua de Sinais e os dois apresentam seu sinal individual.

Primeira vez
Espantado e feliz com a receptividade, João diz no vídeo que é a primeira vez que vê um policial que sabe Libras.

Ele conta que teve uma experiência nada agradável com um outro policial: “No passado um policial mandou eu encostar, ficou falando e eu disse a ele que era surdo. Ele veio com uma lanterna e ficou [com ela] no [meu] rosto, encandeando meu rosto, e eu não entendia nada.” disse João. Leia mais no sonoticiaboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário