Vitor Guerras
A ave pré-histórica takahē retornou a natureza depois de um grande projeto de conservação na Nova Zelândia.
- Foto: Kathrin & Stefan Marks/Flickr

Tudo começou em agosto de 2023, quando 18 aves da espécie foram soltas em Greenstone, uma propriedade do grupo Ngāi Tahu. Pouco tempo depois, outas 10 foram liberadas. E para felicidade de todos, o animal além de se adaptar ao novo ambiente, também se reproduziu e gerou filhotes.
Agora a população da ave pré-histórica no país gira em torno de 500 indivíduos. E as ações do Departamento de Conservação da Nova Zelândia (DOC), não param para garantir a sobrevivência da espécie, ainda que lentamente.
Retorno inicial
O retorno inicial foi feito no Vale Greenstone, onde se acredita que os pássaros viveram por séculos. O passo é importante para criar uma população selvagem.
“Foi maravilhoso ver o quão bem eles se adaptaram ao seu novo habitat em Greenstone durante o ano passado, chocando filhoses com sucesso e mantendo boa saúde em geral”, disse Gail Thompson, representante de Ngāi Tahu.
Desde 2023, a maior parte dos casais já nidifica, com pelo menos sete filhotes confirmados. Continue lendo a matéria no sonoticiaboa
Nenhum comentário:
Postar um comentário