> TABOCAS NOTICIAS : Caixas-pretas de avião que caiu no Cazaquistão são analisadas pela FAB no Brasil

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Caixas-pretas de avião que caiu no Cazaquistão são analisadas pela FAB no Brasil

Tragédia deixa 38 mortos e levanta suspeitas de envolvimento russo no acidente
As caixas-pretas do avião Embraer 190, que caiu no Cazaquistão no dia 25 de dezembro, chegaram ao Brasil nesta quarta-feira (1º) para análise pela Força Aérea Brasileira (FAB).

A aeronave da Azerbaijan Airlines, que havia partido de Baku e tinha como destino a cidade russa de Grózni, caiu durante uma tentativa de pouso de emergência em Aktau. O acidente resultou em 38 mortes e deixou 29 pessoas feridas.

A análise está sendo conduzida pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão reconhecido internacionalmente pela excelência em investigações. Representantes do Cazaquistão, Azerbaijão e Rússia acompanham o trabalho no Brasil. Os resultados serão enviados ao órgão cazaque responsável pela investigação oficial.

Possíveis causas e suspeitas de ataque
Há suspeitas de que disparos de defesa aérea russa possam ter derrubado a aeronave. Segundo declarações do presidente russo Vladimir Putin, o sistema de defesa do país reagiu a ataques de drones ucranianos no momento do acidente. No último sábado (28), Putin pediu desculpas ao presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, classificando o ocorrido como um “trágico incidente”, sem, contudo, assumir responsabilidade direta.

Tecnologia 3D para reconstruir o acidente
A FAB está utilizando tecnologia de animação em 3D para reconstruir o trajeto da aeronave e avaliar parâmetros como trajetória, velocidade e desempenho dos sistemas de bordo. O objetivo é esclarecer as circunstâncias e causas do acidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário