> TABOCAS NOTICIAS : Pesquisadores estão mais perto da vacina universal contra a gripe

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Pesquisadores estão mais perto da vacina universal contra a gripe

POR O GLOBO
Vírus H1N1: os ‘pirulitos’ mudam, as hastes não - Arquivo

RIO - Dois grupos distintos de pesquisadores americanos, o Instituto Scripps e o laboratório Janssen, dizem ter chegado perto de desenvolver uma vacina universal contra a gripe: de longa proteção, e contra todas a cepas do vírus. Por enquanto os testes são promissores, mas em animais, conforme trabalhos publicados nas revistas “Science” e “Nature Medicine”. Uma vacina universal terminaria com as vacinações anuais que ocorrem por causa da mutação do vírus.

As vacinas atuais atingem a superfície do vírus, mas ela muda constantemente. Imagine que o vírus da gripe como uma bola com muitas hastes de pirulitos de fora. Os pirulitos mudam a cada ano, mas as hastes permanecem as mesmas — e são nelas que os pesquisadores agora miram para encontrar a vacina universal.

Este último trabalho parece particularmente promissora, de acordo com o professor John Oxford, especialista em gripe da Universidade de Londres:

— Este é um passo à frente em comparação com qualquer coisa feita recentemente. Eles têm bons dados de animais, e não apenas em camundongos, mas em furões e macacos também. E eles fizeram isso com o vírus H5N1 da gripe aviária — disse ele à “BBC”. — É um bom trampolim. Em última análise, a esperança é conseguir uma vacina que vai cobrir um vírus pandêmico. http://oglobo.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário