> TABOCAS NOTICIAS : Saiba quais são os melhores e os piores países para uma mulher viver

domingo, 7 de dezembro de 2014

Saiba quais são os melhores e os piores países para uma mulher viver

Para saber quais são os melhores e os piores países para fazer parte do sexo feminino, o OECD Development Center decidiu fazer uma pesquisa.

Com auxílio do Social Institutions and Gender Index, o estudo mostra que oportunidade para o crescimento autônomo das mulheres consequentemente gera avanço econômico das nações. 

Países como França e Bélgica estão nas primeiras posições; enquanto Mali e Sudão nas últimas – Brasil aparece com desigualdade “baixa”. 

No projeto, 106 países foram testados – porém nem todos divulgaram todas as informações e por isso não existe um ranking com todos. 

Segundo o site da pesquisa, “a meta do projeto é visar as barreiras estruturais que negam os acessos das mulheres aos direitos básicos e à justiça”. 

No ranking dos piores lugares, a República de Tchade, Mali, Gâmbia, Sudão e Iêmen lideram as posições. Para os autores, a situação das mulheres neste local pode ser definida assim: “Discriminação contra meninas, casamento cedo, educação limitada, gravidez na adolescência, restrições de autoridade dentro de suas próprias famílias. 

Se não houver desenvolvimento e intervenções nessas instituições sociais totalmente discriminatórias será difícil quebrar o ciclo de desigualdade vivido por essas mulheres”. 

Contudo, boas notícias surgiram com essa pesquisa: países como o Malawi e Ruanda diminuíram seus dados de casamentos entre mulheres muito novas e conseguiram colocar mais mulheres no parlamento (63% no caso de Ruanda – no Brasil há menos de 10%). 

Nas primeiras posições, Bélgica, França, Eslovênia, Espanha e Sérvia foram os protagonistas. “Para as mulheres, o direito à família, à liberdade contra a violência e o acesso a recursos valem como os direitos civis e políticos”, comentou o representante da Bélgica sobre o trabalho. 

Para concluir, a declaração oficial do Social Institutions and Gender Index diz: “Diariamente ao redor do mundo, mulheres e meninas vivenciam discriminações apenas por terem nascido mulheres. 

Ao longo de suas vidas, elas encontrarão diferentes tipos de discriminação que irão afetar seus direitos à justiça, suas escolhas de vida e as oportunidades de empoderamento”. 

Veja a lista completa aqui e os 5 primeiros e últimos colocados abaixo: 
Os melhores países para as mulheres: 
1- Bélgica 
2 - França 
3 - Eslovênia 
4- Espanha 
5- Sérvia 
Os piores países: 
1- República do Tchade 
2 - Mali 
3 - Gâmbia 
4 - Sudão 
5 - Iêmen 
Fonte: Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário