> TABOCAS NOTICIAS : Brasil caminha para a maior carga tributária da história

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Brasil caminha para a maior carga tributária da história

Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo/Arquivo
de José Marcos Lopes, Gazeta do Povo:
A carga tributária brasileira deverá chegar ao maior nível de sua história em 2015. Assim que foi anunciado o resultado das eleições de outubro, o governo federal e os governos estaduais começaram a se articular para aumentar a arrecadação, seja por meio do aumento de tributos, seja ressuscitando impostos, como a Contribuição Provisória Sobre Movimentações Financeiras (CPMF).

Além disso, o governo federal deve adotar medidas para retirar os incentivos ao consumo de determinados produtos, como o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os veículos.

Ao longo de 2013, último ano com os dados fechados, a carga tributária total (incluindo impostos federais, estaduais e municipais) consumiu 35,92% do PIB brasileiro. A tendência é que o índice tenha aumentado em 2014 e cresça ainda mais em 2015, já que haverá aumento nominal na arrecadação e o PIB deve crescer ainda menos no próximo ano — na semana passada, a nova equipe econômica enviou ao Congresso uma projeção de crescimento de apenas 0,8% para o PIB em 2015, muito abaixo da alta prevista de 2%. LEIA TUDO AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário