> TABOCAS NOTICIAS : Mulher com gravidez psicológica é operada

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Mulher com gravidez psicológica é operada

Uma mulher de 37 anos, que estaria grávida há 41 semanas, foi internada com as dores do parto no Hospital da Mulher de Cabo Frio, na Região dos Lagos, passou por uma cirurgia feita por uma equipe de seis profissionais mas não havia nenhum bebê na barriga. O caso aconteceu na sexta-feira e a mulher, cujo nome foi preservado pelos médicos, recebeu alta neste domingo. Foi um caso de Pseudociese (quadro no qual a mulher apresenta os mesmos sintomas da gravidez, embora não se apresente gestante). A paciente chegou ao hospital com um cartão de pré-natal. Não foi feito o ultrassonografia porque, segundo a direção do hospital, a paciente alegava fortes dores e o cartão pré-natal indicava que ela estava no limite para o trabalho de parto.

— Ela já estava com o pré-natal feito e indicando que estava no limite para realizar o parto de uma criança, passando da hora . Como os médicos não ouviram o batimento fetal resolveram que não daria tempo de pedir uma ultra. Seria o caso de o neném entrar em sofrimento. Feito a cirurgia, foi grande a surpresa de não encontrar o feto. Não se chegou propriamente à cesárea, na verdade foi uma laparotomia (primeira etapa do procedimento cirúrgico). Foi aberto o abdômen e constatou-se que o útero era pequenininho e não tinha criança — explicou a diretora do Hospital da Mulher, a médica Rosalice de Almeida ao repórter Eduander Silva, acrescentando que a paciente não teve reação, ficando em silêncio, depois que foi constatado que ela não estava grávida.

O marido da paciente, um rapaz de 23 anos, disse que no ano passado a mulher passou por uma situação parecida. Ela estaria grávida, foi internada no Hospital de Rio das Ostras mas a criança estava morta. O rapaz, contudo, não tinha o atestado de óbito e disse que não chegou a ver a criança porque estava no trabalho, dando a entender que seria um caso semelhante ao que aconteceu no Hospital da Mulher de Cabo Frio.

— Quando eu falei para a sogra da paciente que não havia neném ela disse que estava desconfiada de que a nora não estava grávida. Ela disse que estava demorando muito para esta criança nascer. Quando eu questionei, afirmou que esta situação iniciou em dezembro de 2012. Qual é a criança que nasce de 12 meses ? — contou a médica.

Segundo a diretora do Hospital da Mulher, é a segunda vez que acontece casos de gravidez psicológica na unidade de saúde:

— A paciente passou por um procedimento cirúrgico desnecessário. Nós pedimos o parecer psicológico para dar apoio e conversar, mas ela não conversa muito. No outro caso, a mulher falsificou o cartão de pré -natal e a ultrassom, colocando o nome dela no exame de outra mulher, mas a fraude foi descoberta a tempo. http://oglobo.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário