> TABOCAS NOTICIAS

.

.

terça-feira, 16 de junho de 2026

Irã reage duas vezes e empata com a Nova Zelândia pelo Grupo G da Copa do Mundo

Foto: Reprodução
Nesta segunda-feira (15), sexto dia da Copa do Mundo, Irã e Nova Zelândia empataram por 2 a 2 na estreia das duas seleções pelo Grupo G. A partida, disputada no SoFi Stadium, em Los Angeles, foi marcada por diversas chances de gols e pela capacidade de reação dos iranianos, que buscaram o empate em duas oportunidades. Via BN
 
A Nova Zelândia abriu o placar logo aos sete minutos com Elijah Just. O Irã respondeu aos 32, quando Ramin Rezaeian deixou tudo igual. Na segunda etapa, Just voltou a balançar as redes aos nove minutos e recolocou os neozelandeses em vantagem, mas Mohammad Mohebi apareceu aos 19 para marcar o gol que decretou o empate.

O resultado deixou o Grupo G completamente equilibrado ao fim da primeira rodada. Mais cedo, Egito e Bélgica também ficaram no 1 a 1, em Seattle, fazendo com que todas as equipes da chave somassem um ponto.

O duelo ocorreu em meio a um contexto delicado para a seleção iraniana, que enfrentou dificuldades logísticas para chegar aos Estados Unidos por conta do conflito no Oriente Médio. Coincidentemente, também nesta segunda-feira, EUA e Irã anunciaram a assinatura de um tratado de paz que encerrou oficialmente a guerra entre os países. Antes da partida, opositores do governo iraniano proetstaram fora do estádio.

A segunda rodada do grupo será disputada no domingo (21). Em Los Angeles, o Irã encara a Bélgica, enquanto Nova Zelândia e Egito medem forças em Vancouver, no Canadá.

ITABUNA-BA: Corpo de homem é encontrado esquartejado na 'Volta da Cobra', zona rural do município

Foto: Verdinho Itabuna
Um corpo do sexo masculino foi encontrado no final da tarde desta segunda-feira (15) em uma área de mata na região conhecida como Volta da Cobra, no município de Itabuna, no sul da Bahia.  Verdinho Itabuna

De acordo com informações da polícia, a vítima apresentava sinais de violência e o corpo foi localizado em avançado estado de decomposição. Parte dos restos mortais estava enterrada em uma cova rasa em meio à vegetação.

A descoberta ocorreu após uma denúncia anônima, que levou equipes policiais até o local. Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna realizaram o levantamento cadavérico e recolheram os vestígios para os procedimentos periciais. A identidade da vítima ainda não havia sido divulgada até a última atualização desta reportagem. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as circunstâncias do crime, identificar a autoria e esclarecer a motivação do homicídio.

segunda-feira, 15 de junho de 2026

UE está em diálogo construtivo com Brasil sobre carne, diz presidente do Conselho Europeu

Por Joao Caminoto | Folhapress
Foto ilustrativa: Reprodução / Ipea
A Comissão Europeia está em um diálogo construtivo com o Brasil para resolver a suspensão das importações de carne brasileira pelo bloco, afirmou o presidente do Conselho Europeu, o português António Costa, nesta segunda-feira (15), às margens da cúpula do G7 em Évian-les-Bains. Perguntado se seria possível esperar algum anúncio nesta terça (16), quando Lula pode se reunir com a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, Costa evitou responder e disse que o tema cabe à Comissão —e que von der Leyen poderia se manifestar após o encontro.

O dirigente europeu reconheceu que o acordo entre a UE e o Mercosul, que entrou em vigor neste ano, representa um avanço na relação com o Brasil, mas ressaltou que "as normas sanitárias têm que ser cumpridas".

Costa, que também se reunirá com Lula nesta terça, fez elogios à participação brasileira no G7 e ao papel do país no G20. "O Brasil é um grande parceiro e teve uma liderança excelente do G20", disse. "Todos os grandes compromissos internacionais que temos que assegurar implicam, como dizem no Brasil, o engajamento de todos —e o Brasil obviamente não pode faltar."

Costa foi questionado sobre a postura dos Estados Unidos na América Latina. Sem citar Trump pelo nome, o dirigente europeu recorreu ao argumento que a UE tem usado desde a invasão da Ucrânia para defender a consistência do direito internacional —e deixou o recado nas entrelinhas.

INSS informa pelo WhatsApp cidadãos que possuem agendamento para o BPC

Mensagem com dados do local, dia e hora do atendimento são enviadas pelo Governo do Brasil
Agência Gov | via INSS
A partir desta segunda-feira (15), os cidadãos que solicitaram o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e, por isso, possuem uma Avaliação Social agendada no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), terão a comunicação sobre as informações do atendimento ampliadas por meio de mensagem enviada pelo WhatsApp do Governo do Brasil. A medida busca reduzir faltas aos atendimentos e garantir que os requerentes acompanhem de forma mais simples as etapas de seus requerimentos.

Na mensagem constarão as seguintes informações:
• Confirmação do agendamento da Avaliação Social;
• Data, horário e local do atendimento;
• Avisos de proximidade da data agendada;
• Orientações importantes para comparecimento ao atendimento;

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é destinado a pessoas idosas com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência que estejam em situação de vulnerabilidade social. Diferentemente da aposentadoria, o BPC não exige contribuição prévia ao INSS e garante o pagamento de um salário mínimo mensal para quem comprovar baixa renda familiar e atender aos critérios previstos em lei.

Para ter acesso, é necessário estar inscrito e com os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico). O pedido pode ser realizado pelo Meu INSS e telefone 135.

Cuidado com golpes
O usuário deve sempre desconfiar de qualquer mensagem recebida fora da plataforma Gov.br que solicite acesso para verificar saldos ou atualizar dados. O Governo do Brasil não solicita dados pessoais, como CPF e endereço, nem realiza cobranças ou pedidos de pagamento via WhatsApp.

A autenticidade da informação é garantida pelo selo azul de conta verificada (selo de conta verificada) da conta do Governo do Brasil no WhatsApp e, também, pelo recebimento da mesma mensagem diretamente na caixa postal do aplicativo gov.br .

Uruguai arranca 1 a 1 com Arábia Saudita em estreia do Grupo H da Copa

Al-Amir abriu o placar aos 41min e Maxi Araújo igualou no 2º tempo
Agência Brasil
© Reuters/Sam Navarro/proibida reprodução
O Uruguai entrou em campo como favorito contra a Arábia Saudita na estreia pelo Grupo H da Copa do Mundo, no Estádio de Miami (Estados Unidos), mas quem abriu o placar foram os Falcões Verdes (apelido da seleção saudita) aos 41 minutos, com gol de Al-Amir. Depois do intervalo, a Celeste Olímpica pressionou até arrancar o empate, com gol de Maxi Araújo, aos 34 minutos. Os uruguaios pressionaram até o último minutos em busca da virada, mas o jogo terminou mesmo empatado, muito em parte pela atuação excepcional do goleiro Al-Owais. Mais na agenciabrasil

ITABUNA-BA: CRAS V promoveu tarde de animação com o arraiá para os assistidos

O clima foi de muita animação no Centro de Referência de Assistência Social CRAS V, no Bairro de Fátima. Cerca de 60 famílias referenciadas , unidade Prefeitura de Itabuna, vinculada à Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), participaram de um arraiá,com forró, comidas típicas e até sorteio de um balaio com alimentos.

Para a coordenadora do CRAS, Daniele Santos de Santana, a primeira festa junina da unidade, reforça a importância das ações e do fortalecimento de vínculos com familiares e a comunidade. “Estou muito feliz em ter proporcionado uma tarde de alegria e diversão para todos” disse.

A festa junina reuniu pessoas atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e pelo Serviço de Convivência de Idosos.

A dona de casa Veni de Oliveira Rodrigues é uma das referenciadas pela unidade. Ela aprovou a iniciativa do CRAS V. “Foi maravilhosa a festa do CRAS. Essa é a primeira vez que participo e posso dizer que todos estão de parabéns. E, esperamos que aconteça nos próximos anos”, celebrou Veni.

Prova Nacional Docente divulga respostas aos pedidos de gratuidade na inscrição

Aqueles que tiveram o pedido negado poderão recorrer até esta terça-feira (16). Inscrições para a prova começam em 22/6
Agência Gov | via Inep
Participantes que solicitaram isenção já podem conferir o resultado na página do Programa
Os participantes que solicitaram isenção da taxa de inscrição da Prova Nacional Docente (PND) já podem consultar, no Sistema PND, o resultado dos pedidos a partir desta segunda-feira, 15 de junho. Na mesma data, tem início o período para interposição de recursos por parte daqueles que tiveram a solicitação indeferida.

De acordo com o cronograma do exame, os recursos poderão ser apresentados até terça-feira, 16 de junho. O resultado final dos recursos será divulgado em 22 de junho.

Inscrições - As inscrições para a PND estarão abertas de 22 de junho a 3 de julho, e devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema PND.

Os participantes que obtiveram a isenção deferida deverão acompanhar as próximas etapas do cronograma e realizar a inscrição no período estabelecido pelo edital. Já aqueles que tiverem o pedido negado após a análise dos recursos poderão efetuar a inscrição mediante pagamento da taxa correspondente.

Cronograma:
Período para recursos da taxa de inscrição: 15 e 16 de junho.
Inscrições: 22 de junho a 3 de julho.
Solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 22 de junho a 3 de julho.
Pagamento da taxa de inscrição: 22 de junho a 8 de julho.
Aplicação da prova: 20 de setembro.
Divulgação do resultado final: 15 de dezembro.

PND – A avaliação é composta por duas partes. A parte de Formação Geral Docente conta com 30 questões objetivas e uma questão discursiva, que visa analisar aspectos como clareza, coerência, coesão, argumentação e domínio da norma-padrão da língua portuguesa. Já a parte de Componente Específico tem 50 questões de múltipla escolha voltadas para situações-problema e estudos de caso da área de formação do participante. Serão avaliadas 21 áreas de licenciatura.

A epidemia do cansaço: Por que tantas mulheres e crianças vivem exaustas?

Especialistas alertam para os impactos físicos, emocionais e comportamentais da rotina acelerada que afeta mães e filhos
Sentir-se cansado ao final de um dia intenso é esperado. O que preocupa especialistas é o fato de que, para muitas pessoas, o cansaço deixou de ser uma condição passageira e passou a fazer parte da rotina. Mesmo após uma noite de sono, mulheres relatam exaustão constante, dificuldade de concentração, irritabilidade e sensação de sobrecarga. Ao mesmo tempo, crianças apresentam alterações de comportamento, problemas de sono e dificuldade para lidar com emoções.

O fenômeno tem chamado a atenção de profissionais da saúde, que observam um aumento significativo dos efeitos físicos e emocionais provocados pelo excesso de estímulos, pela hiperconectividade e pelas exigências cada vez maiores da vida moderna.

Para a ginecologista Dra. Camila Bolonhezi, a exaustão feminina muitas vezes vai além do desgaste físico.

"As mulheres costumam acumular múltiplas funções ao longo do dia. Além das demandas profissionais, muitas assumem a maior parte da organização da casa, dos cuidados com os filhos e da gestão da rotina familiar. Essa sobrecarga contínua pode gerar impactos importantes na saúde hormonal e no bem-estar geral", explica.

Segundo a especialista, o estresse crônico pode desencadear alterações menstruais, queda da libido, dificuldades para dormir e até influenciar a fertilidade.

"O organismo não foi feito para permanecer em estado constante de alerta. Quando isso acontece por períodos prolongados, o corpo começa a emitir sinais de que algo não está funcionando adequadamente", afirma.

A psiquiatra Dra. Bianca Bolonhezi destaca que a sociedade passou a normalizar o esgotamento, transformando o excesso de tarefas em um comportamento esperado.

"Vivemos uma cultura que valoriza a produtividade acima de tudo. Muitas pessoas sentem culpa ao descansar e acreditam que precisam estar sempre disponíveis, conectadas e produzindo. Esse padrão contribui diretamente para o aumento dos quadros de ansiedade, estresse e burnout", observa.

De acordo com a médica, o cansaço emocional costuma se manifestar de diferentes formas.

"Nem sempre ele aparece apenas como falta de energia. Muitas vezes surgem irritabilidade, dificuldade de concentração, sensação de sobrecarga, alterações de sono e até sintomas físicos como dores de cabeça e desconfortos gastrointestinais", explica.

O impacto desse cenário também chega às crianças. Para a pediatra Dra. Mariana Bolonhezi, a infância tem sido marcada por agendas cada vez mais preenchidas e pelo excesso de estímulos.

"Hoje muitas crianças passam o dia entre escola, atividades extracurriculares, compromissos e telas. Em alguns casos, há pouco espaço para o descanso, para o brincar livre e para momentos de relaxamento, que são fundamentais para o desenvolvimento saudável", afirma.

A especialista alerta que o cansaço infantil nem sempre é percebido pelos adultos.

Carro voador brasileiro da Embraer passa em teste e já tem 3 mil encomendas

Rinaldo de Oliveira / SNB
Nos testes, o carro voador brasileiro da Embraer atingiu 65 metros de altura e velocidade superior a 37 km por hora. - Foto: divulgação/ Eve/Embraer

O carro voador brasileiro desenvolvido pela Eve Air Mobility, empresa ligada à Embraer, passou nos primeiros testes e deu mais um passo rumo ao uso nas cidades. A aeronave elétrica conseguiu realizar voos pairados e testes de baixa velocidade com sucesso.

O avanço animou especialistas e fãs de tecnologia porque aproxima ainda mais a chegada dos chamados eVTOLs, veículos elétricos de pouso e decolagem vertical, conhecidos popularmente como carros voadores.

Após 59 ensaios técnicos, a empresa disse que todos atenderam às expectativas da equipe e ajudaram a analisar o desempenho da aeronave em áreas como aerodinâmica, capacidade de carga, propulsão elétrica e gerenciamento de energia.

Desempenho no ar
Ele é equipado com oito motores elétricos nas asas e um motor traseiro e poderá percorrer até 100 quilômetros. Durante os testes, o veículo conseguiu atingir 65,5 metros de altura.

Em deslocamentos horizontais, a aeronave alcançou velocidades superiores a 37 km/h enquanto executava manobras para testar estabilidade e segurança.

Outro avanço importante foi a realização dos primeiros testes de pouso automático e de sistemas extras de segurança, ativados caso o modo principal apresente falhas.

Etapa mais desafiadora
Agora, a próxima etapa será considerada uma das mais desafiadoras do projeto: os testes de transição de voo.

É nesse momento que a aeronave deixa o modo vertical — parecido com um helicóptero — e passa para o voo horizontal, como um avião.

Segundo a Eve Air Mobility, essa nova fase deve começar no segundo semestre de 2026.

Capacidade do carro voador brasileiro
O modelo terá capacidade para transportar cinco pessoas: quatro passageiros e um piloto.

O carro voador já realizou um voo não tripulado em dezembro do ano passado e deve continuar passando por avaliações até 2027, quando a empresa espera iniciar a operação da aeronave.

A fábrica responsável pela produção ficará em Taubaté, no interior de São Paulo.

3 mil encomendas
E o interesse mundial pelo projeto brasileiro impressiona.

A empresa já recebeu quase 3 mil pedidos de reserva feitos por clientes de 13 países.

O potencial estimado de receita ultrapassa US$ 14 bilhões. Mais no sonoticiaboa

EUNÁPOLIS-BA: Mulher é morta a facadas; ex-companheiro é preso acusado de feminicídio

Foto: Radar News
Uma mulher, de 26 anos, foi morta a facadas na manhã desta segunda-feira (15), no bairro Rosa Neto, em Eunápolis, na Costa do Descobrimento. O principal suspeito do crime – o ex-companheiro da vítima, Luiz Eduardo da Silva Portugal – foi localizado e preso pela Polícia Militar poucas horas após o ocorrido, em Itabela, na mesma região.   *Por Bahia Notícias

Segundo o Radar News, a vítima foi identificada como Franciele Bispo Gomes. Relatos indicam que ela saía de casa para trabalhar quando foi surpreendida pelo agressor no momento que um colega de trabalho havia chegado ao local para lhe dar carona.

Conforme familiares, o suspeito não aceitava o fim do relacionamento, encerrado há cerca de duas semanas após quase um ano de convivência. A suspeita é de que ele tenha permanecido escondido sobre a laje da residência aguardando a saída da ex-companheira.

Ainda conforme os relatos, quando Franciele deixou o imóvel para entrar no veículo do colega, o homem teria saltado sobre o carro e iniciado o ataque utilizando uma faca. O motorista também foi atingido durante a ação, sofrendo um ferimento em uma das mãos. Mesmo ferido, ele conseguiu deixar o local e buscar atendimento médico.

Confederação Nacional questiona no STF regras mais flexíveis para obtenção da CNH

Foto: Divulgação / Detran
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7978, contra trechos da Resolução 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que flexibilizou as regras para obtenção e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em todo o país. O processo foi distribuído ao ministro André Mendonça.

Segundo a entidade, a norma compromete a segurança viária e enfraquece mecanismos de fiscalização previstos no Código de Trânsito Brasileiro. Entre as mudanças apontadas pela CNC estão a redução de exigências para a formação de condutores, a ampliação da oferta de cursos teóricos a distância e a permissão para atuação de instrutores autônomos sem o modelo tradicional de credenciamento pelos órgãos estaduais de trânsito.

A confederação argumenta ainda que a resolução invade competências dos estados, viola o pacto federativo e extrapola o poder regulamentar do Contran ao alterar aspectos disciplinados em lei. Outro ponto questionado é a inclusão automática de instrutores no aplicativo CNH Digital, sem participação dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans). De acordo com a CNC, a mudança “esvazia a fiscalização exercida pelos estados”.

Para a entidade, as alterações fragilizam o processo de formação de motoristas e podem aumentar os riscos nas estradas e nas cidades, com reflexos no número de acidentes, feridos e mortes no trânsito. A CNC também sustenta que a medida pode elevar os custos para o sistema público de saúde e comprometer a atividade dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), especialmente em municípios de menor porte.

EMS lança Ozivy, primeira semaglutida sintética brasileira, com preço a partir de R$ 452

Foto: Divulgação / EMS
A farmacêutica brasileira EMS começou a distribuir nesta segunda-feira (15) o medicamento Ozivy, caneta injetável à base de semaglutida indicada para adultos com diabetes tipo 2. O produto chega primeiro às principais redes farmacêuticas das capitais brasileiras, com previsão de cobertura nacional até julho.

A empresa apresenta o Ozivy como a primeira semaglutida produzida no Brasil por meio de síntese química a receber aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para comercialização. A Anvisa classificou o produto como medicamento novo, não genérico, similar ou biossimilar.

No lançamento, estão disponíveis duas apresentações: uma multidose para as fases iniciais do tratamento e uma caneta de manutenção na dose de 1 mg. Uma terceira apresentação, com duas canetas de 1 mg, deve ser lançada em julho.

Nas farmácias, o preço parte de R$ 452 por caneta na apresentação para a fase inicial do tratamento. A dose de manutenção de 1 mg custa R$ 498 por caneta.

Copa do Mundo 2026: Fortinet identifica mais de 1.140 domínios maliciosos relacionados ao torneio

Estudo do FortiGuard Labs mapeou mais de 13 mil domínios criados com referências ao Mundial entre janeiro e maio de 2026
Pesquisa também identificou mais de 1.700 perfis e canais que se passam pela FIFA em redes sociais e aplicativos de mensagens

Criminosos digitais exploram a popularidade do evento para aplicar golpes envolvendo ingressos, transmissões falsas, lojas virtuais e vagas de emprego fraudulentas

São Paulo, junho de 2026 – A expectativa sobre a Copa do Mundo de 2026 vem sendo amplamente explorada por cibercriminosos em escala global. Levantamento realizado pelo FortiGuard Labs, laboratório de inteligência da Fortinet, identificou mais de 13 mil domínios registrados com referências ao torneio entre janeiro e maio deste ano. Desse universo, cerca de 1.140 endereços (o equivalente a 8,8%) foram classificados como maliciosos ou suspeitos, evidenciando o uso crescente do maior evento do futebol mundial como isca para fraudes digitais.

De acordo com a análise, a infraestrutura criada pelos criminosos sustenta campanhas organizadas voltadas à aplicação de golpes financeiros e ao roubo de informações sensíveis. Entre as principais ameaças observadas estão páginas falsas para venda de ingressos, inclusive por meio de canais como o Telegram; lojas virtuais fraudulentas de produtos oficiais; plataformas ilegítimas de transmissão de partidas; campanhas de phishing e falsas oportunidades de emprego relacionadas ao evento.

Nos dois meses que antecederam a competição, foi identificado um crescimento expressivo no registro de novos domínios ligados à Copa do Mundo, acompanhando o movimento do mercado e dos países na ampliação das ações direcionadas ao evento e aumento do interesse do público. O levantamento apontou que mais de 270 mil credenciais de usuários/fãs que visitaram sites relacionados à FIFA foram identificadas em registros de roubo de dados baseados em delimitadores.

Contas falsas em redes sociais
Outro destaque do levantamento é a proliferação de perfis falsos em redes sociais. Mais de 1.700 contas e canais que utilizam indevidamente a identidade visual e a marca da FIFA foram identificados em plataformas digitais, especialmente Facebook e Instagram:Instagram - 60,27%
Facebook - 28,94%
X (antigo Twitter) - 8,16%
Telegram - 1,66%
Youtube - 0,97%

São João milionário da Bahia: Prefeituras já gastaram R$ 615 milhões com artistas

Divulgação
Na Bahia, o São João é quase uma religião. E, como todo ritual, envolve fé, fogueira, milho e, claro, dinheiro público. Levantamento do Ministério Público da Bahia (MP-BA) mostra que os gastos com atrações artísticas para os festejos juninos de 2026 já ultrapassam R$ 615 milhões em todo o estado.

Os dados foram reunidos pelo Painel de Transparência dos Festejos Juninos, que recebeu informações de 410 municípios baianos e do Governo do Estado. Ao todo, foram cadastradas 4.393 apresentações de 2.115 artistas.

O painel permite consultar valores pagos, fontes de recursos e a programação dos eventos. Nesta edição, ganhou até uma aba específica para comparar cachês e verificar quanto os artistas valorizaram ao longo dos anos.

Dos 417 municípios baianos, apenas sete ainda não prestaram informações ao painel: Dário Meira, Firmino Alves, João Dourado, Potiraguá, Rodelas, Santa Teresinha e Sítio do Mato. Eles ainda têm prazo para solicitar reconsideração caso haja alguma inconsistência no cadastro.

Enquanto 382 cidades confirmaram festas juninas com atrações artísticas, outras 28 informaram que não realizarão festejos neste ano.

Os gestores que enviaram os dados dentro do prazo receberão o chamado “Selo de Transparência” em cerimônia marcada para terça-feira (16), na sede do MP-BA, em Salvador.

Segundo o MP-BA, o objetivo do painel é permitir que cidadãos, órgãos de controle e gestores acompanhem como os recursos públicos são utilizados nos festejos juninos. Por Ipiaú Online 

Governo federal diz que nunca autorizou atividades em ponte

Secretaria de Patrimônio da União afirma que pediu bloqueio do acesso desde 2024 e cobra ação conjunta após morte de jovem durante salto em Limeira
Warley Júnior/sbt
Maria Eduarda morreu após sofrer uma queda durante a prática de rope jump | Reprodução
Vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) afirmou nesta segunda-feira (15) que “nunca autorizou qualquer atividade esportiva ou de outra natureza” na Ponte do Esqueleto, em Limeira (SP), onde uma jovem de 21 anos morreu após um salto de rope jump no último sábado (13). Além disso, a secretaria disse que, desde 2024, vem solicitando apoio das prefeituras da região para restringir o acesso ao local. Segundo a SPU, inclusive, a ponte chegou a ser bloqueada por alguns meses, mas a reabertura foi posteriormente discutida e defendida por empresários locais durante sessão na Câmara de Vereadores de Limeira.

A manifestação ocorre após a Prefeitura de Limeira anunciar que pretende processar o governo federal por omissão. A administração municipal sustenta que a responsabilidade pela fiscalização, manutenção e controle de acesso à ponte é exclusiva da União e afirma que vem cobrando providências dos órgãos federais desde 2025, sem retorno.

Na nota, a SPU defendeu uma atuação coordenada entre os entes públicos. “Os poderes públicos de todos os níveis precisam, imediatamente, juntar esforços para evitar de forma definitiva o acesso à ponte do Esqueleto e coibir atividades ilegais”, afirmou o órgão. A secretaria acrescentou que, posteriormente, será necessário “decidir o futuro da Ponte do Esqueleto de forma conjunta”.

Bélgica e Egito empatam na estreia da Copa do Mundo com jogo travado dos europeus

Bélgica pressiona, mas não consegue buscar vitória
*REUTERS/Albert Gea
Bélgica e Egito empataram por 1 a 1 nesta segunda-feira (15), no estádio de Seattle, nos Estados Unidos, pela primeira rodada do Grupo G da Copa do Mundo de 2026. Emam Ashour abriu o placar para a seleção africana no primeiro tempo, enquanto Mohamed Hany (contra) igualou o marcador para os europeus na etapa final. Eduarda Farias,  Flashscore Notícias

Com o ponto somado na estreia, Bélgica e Egito dividem temporariamente a liderança da chave. Favoritos do grupo, os Diabos Vermelhos buscam a primeira vitória no Mundial no próximo compromisso, tentando manter sua longa invencibilidade que agora chega a 18 partidas sem derrotas.

Por outro lado, o Egito celebrou o resultado diante de uma das potências do torneio, mas segue perseguindo um tabu histórico. A seleção africana, questionada pelo desempenho recente em seu continente, continua sem vencer um jogo sequer em toda a sua história na Copa do Mundo.

Ferrolho egípcio neutraliza favoritos
O destaque em grande parte do confronto em Seattle foi a organização tática defensiva do Egito. Diante de uma Bélgica que precisava de campo para pensar, os egípcios armaram uma marcação compacta e apertada que travou completamente o poderoso ataque rival.

O reflexo dessa postura se converteu em vantagem aos 19 minutos da primeira etapa: após inversão precisa de Mohamed Salah, Ashour dominou na entrada da área e soltou um belo chute no canto direito de Courtois.

Enquanto os belgas rodavam a bola sem conseguir acertar uma única finalização na meta, o Egito foi perigoso nos contra-ataques e quase ampliou com Ziko, parando em grande defesa do goleiro do Real Madrid.

Um segundo tempo alternado

Faisão raro que não era visto há 20 anos volta à natureza com ajuda humana

Lorena Fassina / SNB
O faisão raro, considerado praticamente extinto, tem plumagem azul-escura com brilho metálico e pele vermelha ao redor do rosto. - Foto: Jon Juarez © Tierpark Berlin

Esse faisão raro e lindo, que não era visto na natureza há 20 anos, vai voltar às florestas graças a um grande projeto internacional de conservação. Ele era considerado praticamente extinto.

A ave chama atenção pela beleza. Os machos têm plumagem azul-escura com brilho metálico e pele vermelha ao redor do rosto.

O faisão-do-vietnã, será devolvido ao habitat natural após uma ação de cientistas, zoológicos e organizações ambientais de vários países. Ele será reintroduzido nas florestas centrais do Vietnã após décadas de trabalho de preservação.

Como desapareceu
O desaparecimento da espécie aconteceu ao longo dos anos por causa da destruição das florestas, expansão agrícola, caça ilegal e até dos impactos ambientais deixados pela Guerra do Vietnã.

Mas agora a história começa a ganhar um novo capítulo cheio de esperança.

No início do século passado, algumas aves foram levadas do Vietnã para a Europa. A partir desse pequeno grupo, especialistas criaram programas internacionais de reprodução em cativeiro para evitar a extinção definitiva do faisão.

População começou a crescer
Com cuidado genético e cooperação entre zoológicos, a população cresceu e permaneceu saudável ao longo das décadas.

Agora, pela primeira vez, parte dessas aves será levada para repovoar as florestas vietnamitas.

Vinte faisões selecionados em programas de reprodução da Europa serão transportados da Alemanha para o Vietnã em caixas especiais, desenvolvidas para garantir conforto, ventilação e segurança durante toda a viagem.

A soltura na natureza
Antes de serem soltas na natureza, as aves passarão por um período de adaptação e observação para ver se elas se acostumem novamente ao clima local e se vão conseguir formar novas gerações nascidas já em território vietnamita.

Os especialistas explicam que é preciso proteger o habitat, combater a caça ilegal e envolver as comunidades locais no processo de preservação.

Tunísia revive episódio raro em Copas e repete decisão de demitir técnico

Sabri Lamouchi saiu já na primeira rodada: Tunísia revive episódio raro em Copas e repete decisão de demitir técnico
Por João Tramm / AratuOn
Reprodução Instagram / @ftn.tn
Trocas de treinador em plena Copa do Mundo costumam ser exceção, mas uma seleção africana decidiu abrir seu próprio precedente. Tunísia revive episódio raro em Copas e repete decisão de demitir técnico. A decisão de desligar Sabri Lamouchi após a derrota por 5 a 1 para a Suécia recolocou em evidência uma medida pouco comum na história dos Mundiais.

Na Copa do Mundo de 1998, disputada na França esse feito raro aconteceu três vezes. Não só a Tunísia dispensou sua liderança fora das quatro linhas, mas também Carlos Alberto Parreira, logo após conquista o tetra com a seleção brasileira, não conseguiu garantir sua permanência ao longo da competição com a Arábia Saudita. O terceiro caso desta Copa foi da Coreia do Sul.

Igual a 1998: Tunísia revive episódio raro em Copas e repete decisão de demitir técnico
É apenas a quarta vez que um treinador é dispensado com a Copa em andamento e todas as outras ocasiões foram no Mundial de 1998. Naquele ano, a Tunísia dispensou o técnico polonês Henryk Kasperczak após as derrotas para Inglaterra e Colômbia na fase de grupos.

Já Carlos Alberto Parreira foi demitido pela Arábia Saudita após derrotas para Dinamarca e França. Outro caso ocorreu com a Coreia do Sul, que optou pela saída de Cha Bum-kun também na segunda rodada, depois da goleada por 5 a 0 sofrida diante da Holanda.

Desde então, demissões durante o andamento da disputa nunca aconteceram, ainda mais logo na primeira rodada, fator que deixa o feito dos africanos inédito na história das Copas. Mesmo com chances matemáticas de classificação para as oitavas de final, já que ainda tem duas rodadas para acontecer, a goleada sofrida na estreia foi suficiente para provocar uma mudança imediata no comando técnico.

Espanha para em Vozinha e só empata com Cabo Verde na estreia da Copa

Alex Xavier, Flashscore Notícias
O goleiro Vozinha pegou até vento em Atlanta*Reuters/Brett Davis
A Espanha não conseguiu furar a defesa de Cabo Verde em sua estreia na Copa do Mundo, nesta segunda (15). O jogo terminou sem gols e consagrou o goleiro Vozinha como um dos nomes do Mundial até aqui.

Uma das favoritas ao título, a Espanha finalizou 27 vezes, mas a partida de abertura do Grupo H em Atlanta terminou 0 a 0.

Uruguai e Arábia Saudita fecham a 1ª rodada da chave ainda nesta segunda, às 19h (horário de Brasília). Os sauditas serão os adversários da Espanha na próxima rodada, enquanto Cabo Verde encara os uruguaios – tudo no dia 21.

Vozinha pega tudo
O nome do jogo foi o goleiro Vozinha, que teve a nota mais alta do duelo: 8,8. O arqueiro de Cabo Verde – cujo nome verdadeiro é Josimar em homenagem ao ex-lateral da Seleção Brasileira – enfrentou 1,46 gols esperados e fez 7 defesas.

Aos 40 anos, Vozinha se tornou o goleiro mais velho a estrear em Copas sem levar gol.

Cabo Verde só fez 1 falta e parou a Espanha
A seleção espanhola, 2ª do ranking da FIFA, dominou a partida contra Cabo Verde (67º do ranking) desde o início.

Foram 440 passes no último terço contra 35, além de 75% de posse da Espanha. Finalizações foram 27 dos espanhois contra apenas 6 dos africanos. Chances claras, no entanto, foram só 2 contra 1.

Reino Unido bane redes sociais para menores de 16 anos

Governo britânico também prevê restrições a jogos e transmissões ao vivo para ampliar a proteção de crianças e adolescentes online
SBT News, com informações da Reuters
Redes sociais | Divulgação/Bruno Peres/Agência Brasil
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira (15) a proibição do uso de redes sociais por menores de 16 anos e a imposição de restrições a plataformas de jogos e transmissões ao vivo. A medida está entre as mais abrangentes já adotadas no mundo para o controle da atividade online de crianças e adolescentes.

Durante uma coletiva de imprensa, Starmer afirmou que as mudanças buscam refletir os valores do Reino Unido, com o objetivo de proteger crianças no ambiente digital e limitar a influência das grandes empresas de tecnologia.

Segundo o primeiro-ministro, a decisão foi tomada após análise das evidências disponíveis e de experiências adotadas em outros países. Ele reconheceu que as redes sociais trouxeram benefícios aos jovens, mas avaliou que a proibição é a melhor alternativa diante dos desafios atuais.

“Não tomo essa decisão de forma leviana. E não vou apresentá-la como algo sem custos, como se as redes sociais não tivessem trazido benefícios aos jovens, porque isso claramente não é verdade. Mas governar é sempre uma questão de escolhas, e está claro para mim que uma proibição total é a escolha certa.”, afirmou o premiê.

Starmer disse ainda que o governo já possui os poderes necessários para iniciar a implementação da medida. A regulamentação complementar deverá ser concluída até o fim deste ano, e a proibição tem previsão de entrar em vigor na primavera do hemisfério norte, por volta de abril de 2027.

Grupo de amigos organizou salto que matou jovem em SP

Segundo delegada, evento que previa 100 saltos não era promovido por empresa especializada; três homens foram presos
SBT News
O
salto de rope jump que terminou com a morte de Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, em Limeira, no interior de São Paulo, não foi organizado por uma empresa especializada, mas por um grupo de seis amigos que se conheceram praticando o esporte. Segundo a delegada do 4º Distrito Policial de Limeira, Andréa Dantas Levy, cerca de 100 saltos estavam programados para o dia da tragédia, registrada no último sábado (13), na Ponte do Esqueleto.

As informações foram divulgadas pela delegada em entrevista ao programa Radar News, do SBT News. De acordo com ela, o evento foi divulgado nas redes sociais pela única mulher do grupo, que responde ao caso em liberdade.

Três homens envolvidos na organização foram presos preventivamente. Eles aparecem no vídeo que registrou o momento em que Maria Eduarda é lançada de uma altura de aproximadamente 40 metros sem estar conectada a qualquer equipamento de segurança.

Segundo Levy, todos os envolvidos já prestaram depoimento à polícia, mas nenhum deles conseguiu explicar exatamente em que momento ocorreu a falha que levou à morte da jovem.

“Ao que ficou apurado, os responsáveis pela colocação da corda, que é o objeto principal de segurança, não conseguem se recordar da falha, quem deveria ter colocado, a fiscalização. Mas considerando que é um esporte de alto risco, no mínimo, duas pessoas teriam que ter verificado. Ao meu ver, até três.

ALCOBAÇA-BA: MILAN É CAMPEÃO DO SUB-09 E CHELSEA CONQUISTA O TÍTULO DO SUB-12 NO 1º CAMPEONATO DE BEACH SOCCER DO PROJETO GAROTOS DO FUTURO

Foi realizado no último domingo, dia 14 de junho, o encerramento do 1º Campeonato de Beach Soccer do Projeto Garotos do Futuro de Alcobaça, com a disputa das semifinais e finais das categorias Sub-09 e Sub-12. Durante dois finais de semana de competição, atletas, familiares e torcedores puderam acompanhar partidas emocionantes, marcadas por muita técnica, habilidade, determinação e belos gols. Os jovens talentos deram um verdadeiro espetáculo nas areias da Arena Roniery Barbosa, demonstrando a força do esporte como ferramenta de inclusão, disciplina e formação cidadã.
Na categoria Sub-09 participaram as equipes Milan, Olympique de Marselha, Roma e Sporting. Já na categoria Sub-12 a disputa contou com oito equipes: Barcelona, Manchester City, Liverpool, Bayern de Munique, Real Madrid, Arsenal, PSG e Chelsea.
Final Sub-09
Na grande decisão da categoria Sub-09, o Milan confirmou sua excelente campanha e conquistou o título ao vencer o Olympique de Marselha pelo placar de 3 a 1.

Os gols da equipe campeã foram marcados pelos irmãos Vitor Hugo, Rui e Pietro, com um gol cada. Davi marcou o gol de honra do Olympique de Marselha.
Final Sub-12
A decisão da categoria Sub-12 foi digna de uma grande final. Manchester City e Chelsea protagonizaram um duelo eletrizante, com muita emoção e grandes defesas dos goleiros.

No tempo normal, as equipes empataram em 1 a 1, levando a decisão para as cobranças de pênaltis. Após uma série inicial de quatro cobranças para cada lado, a igualdade persistiu. O campeão só foi conhecido nas cobranças alternadas, quando o jogador Levi do Manchester City desperdiçou uma cobrança e o Chelsea garantiu a vitória, levando atletas, comissão técnica e torcedores à comemoração do tão sonhado título.
Organização e Agradecimentos
O 1º Campeonato de Beach Soccer do Projeto Garotos do Futuro de Alcobaça foi uma realização da Divisão de Esportes, sob a coordenação do professor Willans Personal, contando com o importante apoio da Prefeitura Municipal de Alcobaça, na gestão do prefeito Zico de Baiato.
O evento também recebeu o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, sob o comando de André Negão, da Secretaria Municipal de Segurança Pública, liderada por Juraci Neto, além da participação fundamental dos pais e responsáveis dos atletas inscritos no projeto.

A organização agradece, de forma especial, a todos os parceiros e colaboradores que contribuíram para o sucesso da competição, oferecendo apoio, alimentação, lanches, premiações e suporte logístico aos atletas:
Zé Rosa Payakan, Dito do Mercadinho 15 de Novembro, Romário do BSP, Império do Pão, Sim Gás Distribuidora de Bebidas, Infomix, Secretaria Municipal de Segurança Pública de Alcobaça, Doce Arte Padaria e Confeitaria, Estação Bike (Nilsinho), Raniery Super Bets, Farmácia do Povo Trabalhador (Zé Roberto e Domitila), Alexandre Tarlher, Erico, Berê, Nádia Muniz, BJ Festas, Júnior Lemos, Sr. Natal, Dr. Alex, além dos árbitros Lanlan Super Ritmos, Kidson Personal e Valdeir.

Um agradecimento especial também para Kinha e Tatoi, que prepararam o almoço e o cachorro-quente oferecidos aos atletas durante o evento.
Classificação Final
Categoria Sub-09
🏆 Campeão: Milan
🥈 Vice-campeão: Olympique de Marselha
⚽ Artilheiro: Vitor Hugo do Milan (5 gols)
🧤 Melhor Goleiro: Dudú do Milan
Categoria Sub-12
🏆 Campeão: Chelsea
🥈 Vice-campeão: Manchester City
⚽ Artilheiro e Melhor Jogador: Alyson do Chelsea
🧤 Melhor Goleiro: Kemenson do Manchester City
O sucesso da primeira edição do Campeonato de Beach Soccer do Projeto Garotos do Futuro de Alcobaça reforça o compromisso da administração municipal, dos apoiadores e da coordenação do projeto com o desenvolvimento esportivo e social das crianças e adolescentes do município. Mais do que troféus e medalhas, o evento proporcionou aprendizado, amizade, respeito e momentos inesquecíveis para todos os participantes.
👇TODAS FOTOS EM MAIS INFORMAÇÕES

Trabalhar em outro emprego na licença médica gera condenação por improbidade

Funcionário acumulou mais de 200 ausências sem justificativa
Magnific
O exercício regular de outras atividades profissionais por servidor público durante o período de licença médica afasta a alegação de incapacidade psíquica. A prática evidencia a plena capacidade de autodeterminação e configura o dolo na conduta de abandono de cargo, gerando ato de improbidade.

Com base neste entendimento, a 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região negou provimento a um recurso e manter a condenação de um médico perito por improbidade administrativa, determinando a devolução dos valores recebidos de forma indevida.

O litígio envolve uma ação civil pública ajuizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contra um médico perito da autarquia. Segundo os autos, o funcionário apresentou inassiduidade habitual e não retornou ao serviço após o término de sua licença de saúde, acumulando 211 ausências injustificadas entre abril e novembro de 2015.

A autarquia apontou que, enquanto recebia sua remuneração sem trabalhar, o profissional manteve expedientes regulares em hospitais e clínicas privadas, gerando um prejuízo de mais de R$ 16 mil aos cofres públicos.

Ao acionar o Judiciário, o ente público pediu a condenação do servidor por atos de improbidade administrativa, argumentando que a conduta de enriquecimento sem causa e a lesão ao erário estavam comprovadas.

Em primeira instância, o juízo julgou o pedido procedente, condenando o réu ao ressarcimento integral do dano, ao pagamento de multa civil e à suspensão dos direitos políticos. Mais na conjur

ITABUNA-BA: Prefeitura promove festejos juninos para fortalecer tradição nas escolas urbanas e do campo

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal da Educação, durante o mês de junho promove nas 110 escolas da Rede Municipal de Ensino da zona urbana e do campo a realização dos festejos juninos internos como parte das atividades pedagógicas, reforçando a valorização da cultura nordestina no ambiente escolar. Os eventos também marcam o encerramento do primeiro semestre programado para o dia 19.

As celebrações acontecem nas próprias unidades de ensino, envolvendo alunos, professores e equipes escolares com uma programação que inclui apresentações de quadrilhas juninas, danças típicas, comidas tradicionais e atividades culturais. A proposta é trabalhar o Santo Antônio, São João e São Pedro como ferramenta educativa, integrando conteúdo pedagógico com vivências culturais.

De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal da Educação, professor Josué Brandão Júnior, a iniciativa fortalece o papel da escola na formação cidadã e cultural dos estudantes. “O São João nas escolas é um momento importante de aprendizado. É quando os alunos vivenciam na prática aspectos da nossa cultura nordestina, respeitando e valorizando as tradições, tanto no campo quanto na zona urbana”, destacou.

4,4 milhões de trabalhadores começam a receber o Abono Salarial nesta segunda-feira (15)

Valores podem ser consultados pela Carteira de Trabalho Digital e pelo portal Gov.br
Agência Gov | Via Ministério do Trabalho
Reprodução/MTE
Trabalhadores nascidos em julho e agosto vão receber um total de R$ 5,5 bilhões
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) começa a pagar nesta segunda-feira (15/6), o quinto grupo de trabalhadores com direito ao Abono Salarial. Serão pagos abonos a 4.449.043 trabalhadores nascidos em julho e agosto, com um dispêndio de R$ 5,5 bilhões.

O Abono Salarial beneficiará 3.941.508 trabalhadores de empresas privadas (Pis), com pagamentos realizados pela Caixa Econômica Federal, e 507.535 servidores públicos (Pasep), cujos valores serão pagos pelo Banco do Brasil. Para o atual calendário, o benefício varia de R$ 136 a R$ 1.621, de acordo com a quantidade de meses trabalhados no ano-base 2024.

Em 2026, o calendário de pagamento do Abono Salarial referente ao ano-base 2024 teve início em 16 de fevereiro, e os valores ficarão disponíveis aos trabalhadores até o fim do calendário, em 30 de dezembro de 2026.

Quem tem direito
Têm direito ao Abono Salarial os trabalhadores que atendem aos critérios de habilitação, como estar cadastrados no Pis/Pasep há pelo menos cinco anos, contados da data do primeiro vínculo; ter recebido, de empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (Pis) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), remuneração mensal média de até R$ 2.766 no ano-base 2024; ter exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração; e ter seus dados referentes ao ano-base 2024 informados corretamente pelo empregador no eSocial.

Pagamento pela Caixa
O pagamento do Abono Salarial pela Caixa será realizado prioritariamente por crédito em conta Caixa, quando o trabalhador possuir conta corrente, conta poupança ou Conta Digital; ou por crédito pelo aplicativo Caixa Tem, em conta poupança social digital aberta automaticamente pela Caixa.

Para o trabalhador não correntista, o pagamento será realizado em canais como agências, lotéricas, terminais de autoatendimento, Caixa Aqui e demais canais de pagamentos oferecidos pela Caixa.

Pagamento pelo Banco do Brasil
Pelo Banco do Brasil, o pagamento do Abono Salarial será realizado prioritariamente por crédito em conta bancária; transferência via TED, via Pix ou presencialmente nas agências de atendimento para trabalhadores não correntistas e que não possuam Pix.

Informações adicionais poderão ser solicitadas nos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego e nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho, pelo telefone 158.

Especialista diz que dados 'equivocados' comprometem avanço da cadeia asinina no Brasil

Fotos: Divulgação
O crescimento da cadeia produtiva asinina no Brasil tem tido desafia que vão além dos desafios econômicos e produtivos. Via BN

Para o zootecnista e administrador agropecuário Alex Bastos, entidades contrárias ao aproveitamento econômico dos jumentos têm divulgado informações que, na avaliação dele, dificultam o desenvolvimento de uma atividade capaz de gerar emprego, renda e oportunidades para o semiárido nordestino.

"No entanto, parte do debate público tem sido pautada por números não oficiais sobre a população de jumentos no país. Existe uma narrativa recorrente de que a espécie estaria em risco iminente de extinção. O problema é que muitos desses números não consideram fatores importantes, como o sub-registro histórico dos animais e décadas de abandono, especialmente no Nordeste", afirma.

O especialista diz que a mecanização do campo reduziu o uso da espécie nas atividades rurais. Com isso, muitos jumentos deixaram de integrar os cadastros produtivos formais e passaram a viver soltos em áreas rurais, margens de rodovias e outros espaços sem monitoramento sistemático.

"A redução dos registros oficiais não pode ser interpretada automaticamente como redução proporcional da população. É preciso diferenciar abandono de extinção. A diminuição da presença dos animais nas atividades tradicionais não significa necessariamente o desaparecimento biológico da espécie", completou.

Japoneses recolhem lixo no estádio da Copa e repetem exemplo de educação

Rinaldo de Oliveira / SNB
Após o empate contra a Holanda, neste domingo, torcedores japoneses repetiram a tradição e recolheram o lixo que produziram na arquibancada. - Fotos: Getty Images/ ESPN

Os torcedores japoneses repetiram a tradição de recolher o lixo que produziram no estádio da Copa do Mundo e foram aplaudidos. O gesto simples, poderoso e de educação foi depois do empate em 2 a 2 contra a Holanda. Eles permaneceram no estádio para limpar a arquibancada que sujaram durante a partida.

A cena aconteceu no Dallas Stadium, no Texas, nos Estados Unidos, neste domingo, 14, logo após o fim da partida. Enquanto muitos torcedores deixavam o local, os japoneses recolhiam copos, bandejas de comida e lixo espalhado pelas cadeiras.

Usando sacos plásticos levados por eles mesmos, os fãs deixaram o estádio praticamente impecável. O gesto viralizou nas redes sociais e mais uma vez chamou atenção pela educação e respeito demonstrados pelos japoneses. 

Tradição japonesa
Essa atitude já virou tradição nas Copas do Mundo. Os torcedores do Japão também limparam estádios nos Mundiais do Catar, da Rússia e até em edições mais antigas, como a Copa de 1998.

O comportamento deles reflete um hábito cultural muito forte no Japão: o respeito pelos espaços compartilhados. Desde crianças, os japoneses aprendem na escola a importância de cuidar dos ambientes coletivos e deixar tudo limpo depois de usar. Sim, é educação.

No Japão, é comum que os próprios alunos limpem as salas de aula, corredores e banheiros das escolas. A prática ajuda a desenvolver senso de responsabilidade, empatia e colaboração.

Elogios nas redes
Vídeos da boa ação deles foram postados nas redes sociais e tiveram milhares de elogios aos torcedores japoneses.

“Isso é educação de verdade”, comentou um internauta.

Outro escreveu: “O Japão sempre dá aula de respeito e consciência coletiva”.

Gentileza e educação
Além do exemplo fora de campo, os japoneses também comemoraram o desempenho da seleção, que fez um jogo equilibrado contra a Holanda e arrancou um empate importante na competição. Mais no sonoticiaboa

Anvisa mantém suspensão de lotes de produtos Ypê

Desinfetantes, lava-roupas e detergentes não podem ser vendidos
Agência Brasil
© Joédson Alves/Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) manteve suspensa a comercialização, distribuição e uso de lotes específicos de produtos Ypê. A medida publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (15) se aplica a desinfetantes, detergentes e lava-roupas líquidos.

Segundo a Anvisa, a ação foi motivada pelo descumprimento de requisitos previstos na RDC nº 47/2013, identificado durante inspeção sanitária realizada entre os dias 27 e 30 de abril de 2026.

Lotes afetados
Desinfetantes Bak Ypê e Pinho Ypê: suspensos todos os lotes com final 1 fabricados antes de 1º de março de 2026;
Detergentes lava-louças (incluindo versões com enzimas ativas, toque suave, concentrado e linhas clear e green): suspensos todos os lotes com final 1 fabricados antes de 1º de março de 2026;
Lava-roupas (Tixan Ypê e Ypê líquido - antibac, coco e baunilha, premium): suspensos todos os lotes com final 1 fabricados antes de 1º de abril de 2026.

Análises e restrição
De acordo com a agência, os laudos apresentados pela empresa indicaram resultados satisfatórios para os produtos fabricados após essas datas, o que levou à restrição da medida apenas aos lotes mais antigos.

Para desinfetantes e detergentes, foram considerados adequados os produtos fabricados entre 1º e 31 de março de 2026. Já no caso dos lava-roupas, os testes demonstraram conformidade para os itens produzidos entre 1º de abril e 7 de maio de 2026.

Monitoramento no mercado
A agência informou ainda que os produtos atingidos que já tenham sido distribuídos e estejam disponíveis no mercado devem seguir as tratativas acordadas com a empresa quanto à manutenção de ações de monitoramento sanitário.

Entenda o caso
A crise começou no dia 7 de maio, quando a Anvisa determinou a suspensão de mais de 100 lotes de produtos da Ypê após identificar falhas consideradas graves nos processos de fabricação da unidade de Amparo.

Fies do 2º semestre: Prazo de adesão de instituições termina hoje

Inscrição é feita exclusivamente pelo Sistema do Fies, do MEC
Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil
© Arquivo/Agência Brasil
O prazo para que as instituições privadas de educação superior aderirem ao processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2026 continua até 23 horas e 59 minutos desta segunda-feira (15), no horário de Brasília.

O programa federal financia a graduação de estudantes matriculados em cursos presenciais não gratuitos em faculdades privadas e com avaliação positiva do MEC.

Prioritariamente, o Fies beneficia estudantes que não tenham concluído o ensino superior e que não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil.

Adesão
Desde 8 de junho, a adesão referente ao 2º semestre de 2026 pode ser feita exclusivamente pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFies), no módulo FiesOferta.

As mantenedoras das faculdades privadas devem preencher, para cada curso, turno e local de oferta, as informações sobre: os valores das semestralidades escolares dos períodos que compõem a formação; a forma de reajuste do valor do curso financiado; e a realização de processo seletivo próprio.

Além disso, também deverão ser enviadas as propostas de oferta, observando a necessidade mínima de seis vagas por formação.

Conforme o edital deste processo seletivo (nº 40/2026), o termo de participação deverá ser assinado eletronicamente pelo representante legal da mantenedora da instituição de ensino.

Enamed

Pesquisa BTG/Nexus: Lula lidera todos os cenários da corrida eleitoral

Distância diminui em eventual segundo turno contra Flávio
Pevê Araújo/bahia.ba/politica
Foto: Marcelo Camargo/Tânia Rego/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários para as eleições de 2026. Dados divulgados nesta segunda-feira (15), pelo instituto Nexus, em parceria com o Banco BTG Pactual, apontaram que o petista registra 9 pontos percentuais de vantagem para o senador e pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL-RJ) no primeiro turno.

Segundo a pesquisa estimulada, Lula fica na frente com 42% das intenções de voto, contra 33% de Flávio. Ronaldo Caiado (PSD) aparece na terceira posição, com 4%, registrando empate técnico com Renan Santos (Missão), Romeu Zema (Novo), Joaquim Barbosa (DC) e Augusto Cury (Avante).

O deputado federal Aécio Neves (PSDB) também foi testado e registrou 1% das intenções, assim como Cabo Daciolo (Mobiliza). Ainda de acordo com a pesquisa, brancos e nulos registram 5% e outros 3% entraram na categoria ‘não sabe/não respondeu’.

Lula também foi o mais citado na pesquisa espontânea, registrando 36%, contra 27% de Flávio Bolsonaro.

Lula lidera cenários para segundo turno
A simulação do segundo turno também é favorável para a candidatura petista. No primeiro cenário, Lula derrotaria Flávio Bolsonaro com 49% dos votos, contra 43% do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Diante de Caiado, o petista mantém a vantagem, com 48% das intenções de voto. O ex-governador de Goiás aparece com 39%. O mesmo cenário ocorre diante de Romeu Zema.

Lula volta a ter 49% em um eventual segundo turno diante de Renan Santos. O pré-candidato do Missão soma 36%.

O instituto entrevistou 2.017 pessoas, entre os dias 12 e 14 de junho de 2026. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº BR-06645/2026.

Reformas estruturais...

Reformas estruturais...por que será que em ano de eleição vira epidemia ?

JEQUIÉ-BA: Jovem é retirado de casa e executado com tiros de grosso calibre

Divulgação PM
A violência voltou a assustar moradores de Jequié durante a madrugada, após um jovem, identificado como Filipe Dutra Santana, ser brutalmente assassinado na Avenida Ulysses Coelho, no bairro Quilômetro Três, uma das localidades que têm registrado episódios recorrentes de criminalidade e deixado a população em clima de medo e insegurança.  Site Mateus Oliver

De acordo com informações preliminares apuradas no local, a vítima teria sido retirada do interior da própria residência por criminosos e levada para a via pública, onde foi executada sem qualquer chance de defesa, em uma ação marcada por extrema violência e que mobilizou equipes da Polícia Militar, do Departamento de Polícia Técnica e do rabecão.

Ainda conforme os primeiros levantamentos, os autores teriam utilizado arma de grosso calibre durante a execução, atingindo principalmente a região da cabeça da vítima, o que demonstra a brutalidade do crime e reforça a suspeita de uma ação planejada, embora a motivação ainda esteja sendo investigada pelas autoridades competentes.

Após os trabalhos de isolamento da área e realização da perícia, o corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica e encaminhado para o DPT de Jequié, onde passará por exames de necropsia antes de ser liberado aos familiares para sepultamento.

O caso aumenta a preocupação da população com a sequência de crimes violentos registrados no município, especialmente em áreas já marcadas pela atuação de grupos criminosos, enquanto a Delegacia Territorial de Jequié deve aprofundar as investigações para identificar os autores, esclarecer a motivação e apontar se o homicídio tem ligação com disputas criminosas na região.