> TABOCAS NOTICIAS

.

.

domingo, 14 de junho de 2026

Nordeste aumenta em 51% suas exportações de carne bovina no primeiro trimestre

De janeiro a março, foram embarcadas 9,4 mil toneladas. O desempenho da região superou os 17% de crescimento nacional
Agência Gov | Via BNB
O Nordeste se destaca no crescimento das exportações de carne bovina no País. No primeiro trimestre deste ano, os embarques cresceram 51,38% na comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a março, foram embarcadas 9,4 mil toneladas. O desempenho da região superou os 17% de crescimento nacional. Nos três primeiros meses do ano, as exportações estimadas nacionais superaram 4,28 milhões de toneladas, representando 34,6% da produção nacional.

O abate no Nordeste também cresceu 2,96% em relação a 2025, refletindo a expansão de sistemas semi-intensivos e intensivos, ao maior uso de tecnologia e integração com regiões produtoras de grãos.

Os dados foram analisados pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), área do Banco do Nordeste (BNB), que indicou que o desempenho expressivo se dá em volume e faturamento, com ampliação do número de destinos e o forte avanço de estados como Pernambuco (+124%), Bahia (+65%), Maranhão (+30%), e Ceará (+42%), impulsionado pela habilitação de plantas frigoríficas e melhorias sanitárias. Mais na agenciagov

PEC que amplia imunidade tributária para igrejas pode provocar impacto fiscal de até R$ 50 bi

Sinal de alerta para o tamanho do rombo fiscal foi feito pela equipe econômica do governo federal
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
A proposta que visa estender o alcance da imunidade tributária concedida a templos religiosos, entidades assistenciais e organizações beneficentes vinculadas pode acarretar uma perda de arrecadação global de até R$ 50 bilhões para a União, estados e municípios. A estimativa, que mensura os reflexos da medida sobre a nova estrutura de tributos desenhada pela reforma tributária, foi revelada em levantamento divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo.

Trata-se da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 5/2023, de autoria do deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos-RJ). O texto-base da matéria recebeu o aval do plenário da Câmara dos Deputados no final do mês de maio e, agora, cumpre rito de tramitação legislativa no Senado Federal, onde aguarda análise das comissões temáticas.

Pelo ordenamento jurídico vigente, a imunidade de impostos outorgada às instituições religiosas incide estritamente sobre o patrimônio, a renda e os serviços diretamente atrelados às suas atividades essenciais. Caso a nova redação constitucional seja chancelada pelo Congresso, o privilégio fiscal passará a englobar também a aquisição de bens e insumos e a contratação de serviços por parte dessas entidades, desonerando toda a sua cadeia de consumo.

Reflexos na reforma tributária e pressão sobre o contribuinte
A equipe econômica do governo federal acendeu o sinal de alerta para o tamanho do rombo fiscal. Em notas técnicas conjuntas elaboradas, os ministérios da Fazenda e do Planejamento e Orçamento projetaram que a ampliação do benefício geraria uma renúncia fiscal mínima de R$ 10 bilhões ao ano somente nas receitas de competência da União.

Conheça Giovanna Rimola, influenciadora baiana finalista do 'Profissão Repórter Procura'

Atriz, cantora, criadora de conteúdo e estudante de Jornalismo, jovem acumula mais de 300 mil seguidores nas redes sociais e sonha em impactar pessoas por meio da comunicação
Reprodução/Arquivo Pessoal/Giovanna Rimola
Antes de ser estudante de Jornalismo, atriz ou criadora de conteúdo digital, Giovanna Rimola se define como uma jovem sonhadora. Natural da Bahia, ela construiu sua trajetória apostando na comunicação, na arte e na capacidade de transformar histórias em conexões reais com as pessoas. Via portaldocase

Com mais de 300 mil seguidores nas redes sociais, Giovanna encontrou na internet uma ferramenta para compartilhar experiências, abrir portas profissionais e fortalecer sua voz. Mas a relação com a comunicação começou muito antes dos números e das telas. Comunicativa desde a infância, ela sempre gostou de conhecer pessoas, ouvir histórias e viver novas experiências.

“Sou daquelas pessoas que gostam de estar em movimento”, conta. Essa inquietação positiva a levou a explorar diferentes caminhos. Além do Jornalismo, a arte ocupa um espaço central em sua vida. Atriz de teatro, Giovanna se prepara para estrear um espetáculo em Salvador e também cultiva outras paixões, como a música, a composição e a produção cultural.

A ligação com a família, os amigos e os afetos também aparece como uma das marcas da sua personalidade.

O exame de sangue que pode detectar mais de 50 tipos de câncer

O teste já está disponível nos Estados Unidos mediante prescrição médica e tem previsão de chegada ao Brasil no segundo semestre.
Foto: Reprodução
Um teste de sangue desenvolvido para identificar sinais de mais de 50 tipos de câncer antes do surgimento de sintomas ganhou destaque durante o congresso da American Society of Clinical Oncology (Asco), realizado neste mês em Chicago, nos Estados Unidos. Batizado de Galleri, o exame utiliza a análise de fragmentos de DNA presentes na corrente sanguínea para apontar possíveis tumores e indicar sua provável localização no organismo.

O teste já está disponível nos Estados Unidos mediante prescrição médica e tem previsão de chegada ao Brasil no segundo semestre. A tecnologia foi avaliada no estudo NHS-Galleri, que acompanhou 142.942 pessoas entre 50 e 77 anos sem sintomas de câncer.

Os resultados mostraram aumento de 16% nos diagnósticos de tumores em estágios iniciais e redução de 25% nos diagnósticos emergenciais. O exame busca alterações de metilação em fragmentos de DNA liberados por células tumorais na circulação sanguínea. Apesar do entusiasmo de especialistas, o teste ainda gera debates sobre custo, impacto psicológico e necessidade de exames complementares após resultados positivos. Folha do Estado

Brasileiros sacaram em abril R$ 482,8 milhões esquecidos em bancos

Os brasileiros sacaram, em abril deste ano, R$ 482,8 milhões em valores esquecidos no sistema financeiro, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (9) pelo Banco Central (BC). No total, o Sistema de Valores a Receber (SVR) já devolveu R$ 15 bilhões a clientes bancários.  Fonte: Agência Brasil

Até abril, ainda haviam R$ 10,3 bilhões disponíveis para saque, mas, no mês passado, governo federal transferiu parte dos recursos do SVR para o programa Desenrola Brasil 2.0. Segundo o Ministério da Fazenda, R$ 5,7 bilhões já foram destinados ao Fundo de Garantia de Operações (FGO), fundo público que servirá como garantia para renegociação de dívidas no programa de combate à inadimplência.

Os valores transferidos ao FGO ainda podem ser reivindicados pelos titulares. Um edital de chamamento público deverá ser publicado para regulamentar o procedimento de contestação e devolução dos recursos.

Após a publicação, os cidadãos terão prazo de 30 dias para pedir os valores transferidos ao fundo público. Caso não haja contestação, o dinheiro será incorporado definitivamente ao FGO.

O SRV é um serviço do BC por meio do qual o cidadão pode consultar se ele próprio, sua empresa ou pessoa falecida tem dinheiro esquecido em algum banco, consórcio ou outra instituição, como financeiras e corretoras.

Para a consulta, não é preciso fazer login, basta informar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e data de nascimento ou o Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ) e a data de abertura da empresa, inclusive para empresas já fechadas.

Caso haja algum valor, é preciso acessar o sistema e verificar quanto há para receber, a origem desse valor, a instituição que deve fazer a devolução; além de informações de contato e outras adicionais. Para isso, é necessário fazer login com a conta Gov.br, nos níveis prata ou ouro e verificação em duas etapas.

Resgate

Mulher rasga saco do marido com as unhas após ser agarrada pelo pescoço

Homem foi internado no Hospital Maria Zélia e precisou levar 10 pontos cirúrgicos na região genital após briga na saída de um bar em MT
Reprodução
Homem precisou levar 10 pontos no saco escrotal em cirurgia de emergência
ANA JÁCOMO / DO REPÓRTERMT - Uma discussão entre um casal de trabalhadores de um estabelecimento comercial terminou com um homem de 60 anos gravemente ferido na região genital, na madrugada deste sábado (13), no município de Marcelândia (a 710 km de Cuiabá).

O idoso precisou ser submetido a um procedimento cirúrgico de emergência após ter a bolsa escrotal rasgada pelas unhas da esposa, de 48 anos, durante uma briga.

A equipe médica do Hospital Maria Zélia acionou os policiais após o homem dar entrada no pronto-socorro com uma lesão severa no saco escrotal direito. Devido à gravidade do ferimento, o paciente precisou receber 10 pontos cirúrgicos na estrutura para conter a hemorragia e reparar os tecidos.

Em depoimento no hospital, a mulher relatou que ambos trabalham no "Bar do Neto" e que, após o fechamento do local, iniciaram um bate-boca. De acordo com a versão dela, o marido a agarrou pelo pescoço e rasgou suas roupas íntimas.

Para se desvencilhar do estrangulamento, ela agarrou e apertou a região genital do companheiro com força, provocando o corte com as unhas. Já o homem alegou que foi atacado sem justificativa. Ambos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil para prestar esclarecimentos sobre as agressões mútuas.

Poupança volta a registrar captação positiva em maio em meio ao Desenrola 2.0


Entrada líquida de R$ 2,6 bilhões interrompe sequência de retiradas em 2026
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
A caderneta de poupança voltou a registrar entrada líquida de recursos em maio, interrompendo uma sequência de quatro meses consecutivos de saques superiores aos depósitos. Dados divulgados nesta terça-feira (9) pelo Banco Central mostram que as aplicações superaram as retiradas em R$ 2,6 bilhões no período, marcando o primeiro resultado positivo da modalidade em 2026.  Fonte: ICL Notícias

Apesar da recuperação pontual, o saldo acumulado do ano ainda permanece negativo. Entre janeiro e maio, a poupança registrou evasão líquida de R$ 39,1 bilhões, refletindo o cenário de elevado endividamento das famílias e a busca dos investidores por alternativas mais rentáveis.

Mas, com o resultado positivo do mês, o estoque total de recursos depositados na caderneta também avançou. O volume aplicado passou de R$ 1 trilhão em abril para R$ 1,01 trilhão ao final de maio.

Possível impacto do Novo Desenrola
Embora o Banco Central não detalhe os fatores que explicam a captação positiva em maio, o resultado coincide com o início do chamado Novo Desenrola Brasil, programa voltado à renegociação de dívidas de pessoas com renda mensal de até cinco salários mínimos.

Até o início de junho, o programa havia movimentado cerca de R$ 20 bilhões em renegociações.

Especialistas avaliam que iniciativas de reorganização financeira podem contribuir para a recomposição da capacidade de poupança das famílias, ainda que não seja possível estabelecer uma relação direta entre os dois movimentos.

Rentabilidade segue como principal desafio
Apesar do alívio observado em maio, a poupança continua enfrentando dificuldades para competir com outras modalidades de investimento. O principal fator é a limitação de sua rentabilidade em um ambiente de juros elevados.

Pelas regras atuais, quando a taxa Selic supera 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% ao mês, acrescido da Taxa Referencial (TR). Com a taxa básica de juros em 14,5% ao ano, aplicações de renda fixa atreladas ao CDI, títulos públicos e papéis privados oferecem retornos significativamente mais atrativos.

Esse diferencial tem levado investidores a migrarem recursos para alternativas consideradas igualmente conservadoras, mas com potencial de ganhos superiores.

Mercado financeiro amplia concorrência

Após bloqueio de verbas, MEC encerra repasses semanais e deixa federais sem previsão de pagamento

Sob Lula, MEC encerra repasses às universidades federais após bloqueio bilionário
Decreto contingencia R$ 1,6 bilhão em custeio e R$ 1,03 bilhão em emendas; instituições relatam dificuldades para custear contratos.
Foto: Ricardo Stuckert / PR
O Ministério da Educação comunicou aos reitores das universidades federais o encerramento das transferências semanais destinadas ao custeio das instituições, após um contingenciamento de R$ 1,6 bilhão em seu orçamento. Por Conexão Política

O ministro Leonardo Barchini não informou quando os próximos repasses serão realizados nem qual modelo substituirá o fluxo semanal. O Conexão Política tenta contato o ministério sobre o novo calendário, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria. “Eles dizem que vão pagar, mas não dizem quando”, afirmou um reitor em caráter reservado à Folha de S.Paulo, que divulgou os números em uma reportagem deste sábado (13).

Decreto e bloqueios
Em 29 de maio, a Presidência publicou um decreto para reprogramar o fluxo de liberação de recursos ao longo do ano, com o intuito declarado de cumprir as regras fiscais. A medida bloqueou parte do orçamento discricionário, ou de custeio, dos ministérios e reduziu os limites de execução previstos para 2026.

No caso do MEC, o contingenciamento alcançou R$ 1,6 bilhão em verbas discricionárias e R$ 1,03 bilhão em emendas parlamentares. A contenção está distribuída em bloqueios previstos para julho, novembro e dezembro. O Executivo também criou restrições temporárias para a contratação de despesas por meio do faseamento de empenho, mecanismo que limita a capacidade dos ministérios de firmar novos contratos.

Impacto nas instituições
Universidades relatam dificuldades para honrar compromissos com prestadores de serviços terceirizados, fornecedores e contratos de manutenção. Para 2026, o saldo negativo previsto de algumas instituições supera R$ 100 milhões. O reitor de ao menos uma universidade publicou nota afirmando que os terceirizados receberiam normalmente, apesar dos atrasos nos repasses federais, mas sem precisar a fonte dos recursos para isso.

Terceiro ano consecutivo

EUA aprovam potencial venda de 100 mísseis Stinger ao Brasil por US$ 330 milhões

Foto ilustrativa: Reprodução / Inteligência Artificial (Gemini)
O Departamento de Estado dos Estados Unidos deu sinal verde para uma possível transação militar de US$ 330 milhões com o governo brasileiro. O acordo prevê o fornecimento de 100 mísseis terra-ar Stinger Block I FIM-92K, além de equipamentos de suporte e defesa correlatos.

De acordo com o comunicado emitido pelo governo norte-americano na última quinta-feira (11), e veiculado pelo Estadão, a negociação partiu de uma solicitação do próprio Brasil. A chegada do armamento tem como propósito transferir ao país maior protagonismo na vigilância de suas fronteiras e elevar a eficiência de ações de combate ao narcoterrorismo em toda a região sul-americana.

A diplomacia de Washington avalia que a incorporação dos novos recursos aprimorará sensivelmente a capacidade brasileira de mitigar ameaças aéreas, tanto imediatas quanto futuras.

"Esta aquisição apoia os esforços de modernização da defesa do Brasil, visando fazer mais pela sua própria defesa ao proteger o espaço aéreo sul-americano de operações de tráfico ilícito", informou a nota oficial norte-americana. O governo dos EUA salientou ainda que as Forças Armadas do Brasil possuem plena capacidade técnica para absorver e integrar o novo arsenal à sua estrutura de defesa sem dificuldades.

Até o momento, a administração americana ressaltou que não há previsão de nenhum tipo de acordo de compensação comercial (offset) atrelado à venda dos mísseis.

sábado, 13 de junho de 2026

87% das ações contra planos de saúde são julgadas procedentes pela Justiça

Capa da 2ª edição do Anuário da Justiça Saúde Suplementar
Como pode um juiz, que entende mais de Direito do que de Medicina, dizer que o tratamento prescrito pelo médico é o mais indicado para o paciente se um outro médico a serviço de uma operadora de plano de saúde analisou o caso e chegou a um conclusão exatamente oposta? Foi para ajudar esse juiz a tomar a melhor decisão que o Conselho Nacional de Justiça tomou a iniciativa de criar mecanismos para provê-la de fundamentação científica e chegar a um resultado mais justo. O CNJ saiu a campo depois de constatar que os tribunais vêm favorecendo majoritariamente os pacientes, com decisões baseadas, muitas vezes, em razões emocionais e com foco no caso concreto.

Diagnóstico produzido pelo próprio CNJ sobre a judicialização da saúde, divulgado em dezembro de 2025, revela que a média de procedência das ações nos tribunais estaduais é de 87% nos processos contra operadoras de planos de saúde e de 84% para os que tratam de saúde pública. “A conclusão dessa pesquisa é que, de fato, o nosso Poder Judiciário é pró-saúde, tem uma jurisprudência favorável à concessão judicial”, afirmou Daiane Nogueira de Lira, conselheira do CNJ, ao Anuário da Justiça.

Nas decisões liminares, que são medidas de urgência impostas antes do julgamento definitivo do processo, o cenário é semelhante. Entre agosto de 2024 e julho de 2025, cerca de sete em cada dez pedidos foram concedidos na Justiça Estadual, onde tramitam aproximadamente 95% dos mais de 300 mil processos contra planos de saúde. No campo da saúde pública, a taxa de deferimento é ainda maior (73%). Mais na conjur

GUANAMBÍ-BA: Jovem pega moto da prima escondido e a entrega como garantia de dívida

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste
Uma discussão familiar por causa de uma motocicleta mobilizou uma guarnição do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM) na tarde desta quinta-feira (11), no Centro de Guanambi. A confusão aconteceu na Rua dos Expedicionários, após um jovem de 18 anos pegar a moto da prima sem autorização e entregá-la como garantia de uma dívida de R$ 5 mil.

Segundo informou o 17º BPM ao site Achei Sudoeste, policiais foram acionados por testemunhas que presenciaram a discussão em via pública. No local, os militares encontraram uma mulher de 38 anos e um homem de 23 anos disputando a posse de uma motocicleta Honda Biz branca. A mulher relatou que o sobrinho havia retirado o veículo, pertencente à filha dela, de 20 anos, na noite anterior, sem qualquer autorização.

Ainda conforme o relato, o jovem retornou para casa na manhã seguinte a pé e se recusou a informar onde a motocicleta estava, afirmando apenas que faria a devolução posteriormente. No entanto, a família descobriu que ele havia entregue a Biz ao homem de 23 anos como garantia para quitar uma dívida de R$ 5 mil.

Ao ser procurado pela mãe da proprietária da motocicleta, o homem que estava com o veículo recusou-se a devolvê-lo antes de receber o valor da dívida, o que deu início à discussão em plena via pública.

Diante da situação e do flagrante de apropriação indébita, os envolvidos e a motocicleta foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Guanambi, onde a ocorrência foi registrada e as medidas cabíveis serão adotadas. O jovem apontado como responsável por pegar e entregar o veículo como garantia não foi localizado pela polícia até o momento.

Série B do Baianão 2026: Fluminense de Feira goleia Jacobina por 6 a 0 e segue firme rumo à elite

Touro do Sertão domina a partida fora de casa e mantém boa fase
Redação: Victória Silva / deolhonacidade
Rafael Falcão
O Fluminense de Feira conquistou uma grande vitória neste sábado (13) ao golear o Jacobina por 6 a 0, na Superbet Arena, em partida válida pela Série B do Campeonato Baiano. Com uma atuação consistente e ofensiva, o Touro do Sertão não deu chances ao adversário e construiu o placar ainda na primeira etapa.

O primeiro gol da partida foi marcado por Thiago Recife, que abriu o marcador para o Tricolor feirense. Em seguida, Caique ampliou a vantagem, colocando o Fluminense em situação confortável no confronto.

A equipe seguiu pressionando e chegou ao terceiro gol com Zé Gatinha. Ainda no primeiro tempo, Thiago Recife voltou a balançar as redes e marcou seu segundo gol na partida. Antes do intervalo, Jô, cria de Feira de Santana, anotou o quinto gol do Touro, consolidando a ampla vantagem tricolor.

Na etapa complementar, o Fluminense administrou o resultado e ainda encontrou tempo para ampliar a goleada. Bolt marcou o sexto gol da equipe, fechando o placar em 6 a 0.

Keiko Fujimori rejeita recontagem total de votos no Peru

Roberto Sánchez, adversário de Keiko, propôs uma revisão ampla do processo; candidata lidera por 6.554 votos
Caio Barcellos/sbt
A candidata à Presidência do Peru, Keiko Fujimori | Alessandro Cinque/Reuters
A candidata à Presidência do Peru, Keiko Fujimori (Fuerza Popular), descartou neste sábado (13) apoiar uma recontagem total dos votos do segundo turno. A declaração foi uma resposta ao adversário Roberto Sánchez (Juntos pelo Peru), que defendeu uma revisão ampla do processo eleitoral.

O candidato de esquerda havia proposto que os dois postulantes solicitassem juntos uma revisão “exaustiva” do processo, com presença de observadores internacionais. Para ele, a medida reforçaria a legitimidade do resultado em uma eleição marcada por margem mínima.

“Se não cumprem com o pedido e com a formalidade que a lei manda, o lógico seria que os jurados especiais rejeitem”, disse. Ela afirmou, no entanto, que o partido de Sánchez tem direito de recorrer ao Jurado Nacional de Eleições (JNE).

Keiko também apoiou a decisão do Jurado Eleitoral Especial Lima Centro 2, que declarou improcedentes pedidos do partido Juntos pelo Peru para anular 2.398 mesas de votação em Lima e nos Estados Unidos. Segundo Keiko, cada pedido precisa ter justificativa própria e cumprir as exigências formais previstas na lei.

Trabalhador de 84 anos é resgatado de situação de escravidão no Paraná

O idoso vivia em condições precárias há mais de 20 anos em uma propriedade rural
Imagem: Reprodução
Guarapuava, PR – Um trabalhador rural de 84 anos foi resgatado pelo Ministério do Trabalho e Emprego em uma propriedade da zona rural de Guarapuava. Segundo a fiscalização, ele vivia e trabalhava no local há mais de 20 anos ao lado da esposa, de 66 anos, sem registro em carteira e sem acesso aos direitos trabalhistas básicos.  Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

A moradia apresentava riscos aos moradores
A equipe encontrou o casal vivendo em um antigo paiol adaptado como residência. O imóvel apresentava problemas estruturais, instalações elétricas improvisadas, risco de desabamento e armazenamento inadequado de materiais inflamáveis. As edificações utilizadas como moradia, banheiro e local de banho foram interditadas.

As irregularidades eram graves
Os auditores também constataram falta de equipamentos de proteção, ausência de registro trabalhista, atraso salarial, falta de férias e décimo terceiro, além de remuneração abaixo do piso da categoria. A água consumida pelo casal era captada por meio de instalações improvisadas e sem garantia de qualidade.

O casal recebeu assistência
Diante da situação, a fiscalização caracterizou a submissão do trabalhador a condições análogas à escravidão e realizou o resgate. O casal foi atendido pela assistência social do município e encaminhado para a residência de um dos filhos.

EUA afirma que morte de líder criminoso envia "mensagem clara" à América Latina

Facção de origem venezuelana atua em diversos países da América Latina, incluindo o Brasil
Foto: Unsplash
A morte de Héctor Rusthenford Guerrero Flores, conhecido como Niño Guerrero e apontado como líder da organização criminosa Tren de Aragua, foi destacada pelo governo dos Estados Unidos como um marco no combate ao narcotráfico e ao crime organizado na América Latina. A declaração foi feita neste sábado (13) por um funcionário do Pentágono, um dia após a operação que resultou na morte do criminoso.  Por: Metro1

Segundo autoridades dos Estados Unidos e da Venezuela, Guerrero morreu durante uma operação militar realizada em conjunto pelos dois países. O líder da facção foi neutralizado durante confrontos com integrantes de grupos armados.

Em publicação na rede social X, Patrick Weaver, subchefe de gabinete do secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, afirmou que a morte de Niño Guerrero envia uma mensagem clara à América Latina de que não há refúgio para narcotraficantes e organizações criminosas na região. Segundo ele, o Departamento de Defesa e a Coalizão Anticartel das Américas continuarão atuando no combate a esses grupos.

Na sexta-feira (12), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou que o Comando Sul realizou um ataque que matou o líder do Tren de Aragua. O republicano divulgou nas redes sociais um vídeo da operação e afirmou que a ação foi rápida e coordenada com autoridades venezuelanas.

ITABUNA-BA: Prefeitura discute em Seminário consequências da exploração do trabalho infantil

As sequelas físicas, emocionais e na própria saúde de crianças e adolescentes foram discutidas nesta sexta feira, dia 12, no I Seminário Trabalho Infantil: consequências e a importância da proteção integral foi realizado no SEST-SENAT pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Promoção Social e Combate a Pobreza (SEMPS).

O crime de exploração do trabalho infantil é considerado um problema mundial, o que fez a SEMPS e demais instituições reunir profissionais da Rede de Proteção do município, entre eles, Conselheiros Tutelares e cuidadores para compreender a questão em nível local.

A Organização Mundial do Trabalho estipulou para 2025 a erradicação do trabalho infantil em nível mundial. Mas, na avaliação da Diretora da Média Complexidade da SEMPS, Maria D’ Ajuda Cavalcanti Lucas, a pandemia de COVID 19 fez aumentar situações de trabalho infantil, inclusive com a exploração sexual.

“Essa é a pior forma de explorar o trabalho infantil” afirma. Ela também acredita que as mobilizações nos países em todos os continentes ajudaram a reduzir esse tipo de crime”, declarou. Mais AQUI

Brasil fica no empate com Marrocos em estreia na Copa do Mundo

Guilherme Bianchini, Flashscore Notícias
Vini Jr. fez o gol do Brasil contra Marrocos - Mauro PIMENTEL / AFP
O Brasil estreou na Copa do Mundo com empate em 1 a 1 com Marrocos, neste sábado (13), no MetLife Stadium, em Nova Jersey. A Seleção fez um primeiro tempo ruim e saiu atrás, mas um golaço de Vini Jr. deixou tudo igual. Os brasileiros assumiram o controle na etapa final, mas não criaram grandes chances.

Esta foi a quarta vez que o Brasil empatou em sua estreia na Copa, em 23 participações no torneio. A última havia ocorrido oito anos atrás, com a Suíça, também por 1 a 1.

Brasil dominado no 1º tempo
O Brasil teve uma atuação ruim na primeira etapa e foi controlado por Marrocos. A pressão dos africanos foi coroada pelo gol de Saibari, que recebeu passe em profundidade e tocou na saída de Alisson. O atacante apareceu livre entre Marquinhos e Gabriel Magalhães.

Quando nada dava certo, Vinícius Júnior tirou a Seleção do buraco. O camisa 7 recorreu à jogada individual na ponta esquerda, limpou a marcação e soltou a bomba. O golaço salvou o Brasil de um primeiro tempo do qual merecia sair perdendo.

Seleção melhora, mas não cria
O Brasil teve o domínio do segundo tempo e se instalou no campo de ataque. Marrocos só conseguiu finalizar quase no último minuto. A Seleção, porém, esbarrou na forte marcação e não criou chances claras. Bono só precisou trabalhar em chutes de Igor Thiago e Danilo Santos em cima dele.

Caneta emagrecedora ocupa lugar que já foi de videocassete e uísque no contrabando via Paraguai

Por Marcelo Toledo | Folhapress
Foto: Bahia Notícias
As canetas emagrecedoras fabricadas no Paraguai passaram a ocupar recentemente um espaço que em décadas passadas foi de outros itens contrabandeados e requisitados por consumidores brasileiros.

O comércio na fronteira evoluiu de um polo de aparelhos como videocassete e toca-fitas automotivo, nos anos 1980, para um centro de eletrônicos na década de 1990 e de itens de tecnologia avançada nos últimos anos. Hoje, é fonte do contrabando de medicamentos de preços elevados.

Há em 2026 um crescimento acelerado das apreensões de canetas e ampolas emagrecedoras por órgãos como Receita Federal e Polícia Federal, principalmente em Foz do Iguaçu (PR), na fronteira com a paraguaia Ciudad del Este.

Proibidos de serem comercializados no Brasil, medicamentos à base de tirzepatida (princípio ativo do Mounjaro) vendidos no Paraguai se espalharam pelo país devido aos preços baixos, à facilidade de compra no país vizinho e a falhas na fiscalização.

Uma ação coletiva busca liberar no Brasil, para uso pessoal de pacientes com prescrição médica, a importação de emagrecedores paraguaios.

O processo mira medicamentos como TG, Lipoless, Tirzedral, Tirzec, Lipoland, Gluconex e Slimex, que, segundo a ação, são registrados na Dinavisa, a autoridade sanitária do país vizinho. Os cinco primeiros são facilmente encontrados em farmácias de Ciudad del Este. Mas a própria Dinavisa já emitiu alertas sobre a circulação de versões falsificadas de medicamentos paraguaios na região da fronteira e classificou a situação como de grave risco para a saúde pública.

Filha com síndrome de Down tem direito a receber pensão vitalícia do assassino do pai

Colegiado do TJ-DF concedeu pensão vitalícia a filha com síndrome de Down
Samuel Figueira
A condição de ser pessoa com síndrome de Down justifica a concessão de pensão vitalícia para a filha de um homem vítima de homicídio, de acordo com o entendimento da 6ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Com informações da assessoria de imprensa do TJ-DF

Na primeira instância, o autor do homicídio foi condenado ao pagamento de indenização por danos morais e pensão mensal aos filhos da vítima até que eles completem 25 anos. Insatisfeitas com os termos da decisão, ambas as partes recorreram.

O réu, preso por causa do homicídio, pediu a redução de valores alegando dupla condenação e hipossuficiência financeira.

Por outro lado, a família da vítima pediu pensão vitalícia para a filha com síndrome de Down. Os autores da ação sustentaram que a sentença desconsiderou as particularidades do núcleo familiar, pois a filha possui deficiência intelectual decorrente da condição genética, o que limita permanentemente sua capacidade de prover o próprio sustento.

Eles também ressaltaram o abalo psicológico sofrido com a perda do provedor da família e pediram a majoração do valor da condenação por danos morais.

Homens negros e pardos têm câncer de próstata mais avançado no SUS, mostra estudo do IDOR

Pesquisa com 670 mil pacientes revela diagnóstico mais tardio e menor acesso a tratamentos modernos no sistema público
Homens negros e pardos estão chegando mais tarde ao diagnóstico de câncer de próstata no Brasil e, por isso, iniciam o tratamento com a doença em estágio mais avançado. É o que mostra um estudo do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), baseado em dados de 670.205 pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) entre 2008 e 2023.  O Globo

Na prática, isso significa que muitos desses pacientes só descobrem o câncer quando ele já se espalhou pelo corpo, o que reduz as chances de controle da doença. Segundo o levantamento, 21% dos casos já eram de câncer avançado no momento do diagnóstico, proporção ainda maior entre homens não brancos.

Além do diagnóstico tardio, o estudo também identificou diferenças no tipo de tratamento recebido. Entre os pacientes com doença mais grave, menos de 20% receberam uma quimioterapia considerada padrão no mundo todo. Ao mesmo tempo, cerca de um em cada quatro pacientes foi tratado com medicamentos mais antigos, que hoje têm menos eficácia comprovada.

Tratamentos mais modernos, que ajudam a controlar melhor a doença, ainda são pouco utilizados no SUS, chegando a cerca de 1% dos casos analisados. Segundo os pesquisadores, isso pode estar relacionado à dificuldade de acesso a essas terapias no sistema público.

O estudo foi liderado pelo oncologista Daniel Herchenhorn, pesquisador do IDOR, da Oncologia D’Or e do Latin America Cooperative Oncology Group (LACOG), e publicado na revista científica Journal of Global Oncology (JCO), periódico oficial da American Society of Clinical Oncology (ASCO).

PLANALTO-BA: Igreja é invadida e tem dinheiro do dízimo furtado

Reprodução Google
Um furto ocorrido na noite de quarta-feira, 10, mobiliza investigações da Polícia Civil no município de Planalto, no sudoeste baiano. O alvo da ação criminosa foi a Igreja Matriz da Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita, onde um homem conseguiu acessar o interior do imóvel, subtraiu dinheiro e deixou diversos ambientes revirados. A Tarde

Segundo informações da polícia, o suspeito entrou na igreja por uma janela e circulou tanto pelo templo quanto pela secretaria paroquial. Após a invasão, uma quantia em dinheiro foi levada. Até o momento, a identidade do autor não foi confirmada.

A ocorrência foi registrada por câmeras de segurança instaladas no local. As imagens mostram o momento em que o invasor entra no imóvel e mexe em um dos cofres existentes na igreja. O material está sendo analisado e pode auxiliar nas diligências realizadas pelas equipes responsáveis pela investigação.

A Polícia Civil informou que segue realizando buscas para identificar e localizar o responsável pelo crime.

Paróquia relata danos após invasão

Seis pessoas são presas após morte de jovem durante salto de rope jump em SP

Seis pessoas foram presas após a morte de Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, durante uma atividade de rope jump realizada na manhã deste sábado (13), em Limeira, no interior de São Paulo. O caso é investigado pelo 2º Distrito Policial do município, que apura as circunstâncias do acidente e a responsabilidade dos envolvidos.

Segundo a Polícia Militar, dois dos envolvidos deixaram o local logo após o acidente. No entanto, eles foram localizados posteriormente em uma região de mata com o apoio do helicóptero Águia e conduzidos juntamente com os demais para prestar esclarecimentos.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram homens utilizando camisetas das empresas Entre Cordas e Ih Voei, responsáveis pela realização da atividade. As imagens passaram a repercutir após a confirmação da morte da jovem, que caiu de uma altura aproximada de 40 metros durante o salto.

De acordo com o portal g1, a reportagem tentou contato com as empresas responsáveis pela atividade, mas não obteve retorno até a última atualização da matéria. Até o momento, também não houve manifestação oficial por parte das organizadoras sobre o acidente.

A Polícia Civil segue investigando o caso para esclarecer as circunstâncias da morte de Maria Eduarda Rodrigues de Freitas e apurar eventual responsabilidade criminal dos envolvidos na realização da atividade. 

Catar arranca empate da Suíça nos acréscimos e conquista ponto histórico na Copa

Catar conseguiu seu primeiro ponto na história das Copas
REUTERS
O Catar buscou o empate nos minutos finais e arrancou um 1 a 1 com a Suíça neste sábado (13), em San Francisco, pela 1ª rodada do Grupo B da Copa do Mundo de 2026. A seleção do Oriente Médio saiu atrás após gol de Breel Embolo, em cobrança de pênalti, mas reagiu nos minutos finais com Khoukhi para somar o primeiro ponto de sua história em Mundiais. Henrique Salmaso, Flashscore Notícias

A Suíça abriu o placar aos 16 do primeiro tempo, quando Embolo converteu a penalidade e colocou os europeus em vantagem. O atacante fez o primeiro gol de pênaltis desta edição da Copa do Mundo, mas o duelo mudou de rumo com a insistência catariana nos acréscimos do segundo tempo.

O empate teve peso histórico para o Catar. Além de evitar a derrota, a seleção conquistou seu primeiro ponto em Copas do Mundo, depois de ter ficado zerada em 2022. Para a Suíça, o resultado deixa a sensação de frustração, já que a seleção controlou boa parte do jogo.

Na tabela, o empate fez com que todas as seleções ficassem com um ponto, tendo em vista que Canadá e Bósnia também ficaram no 1 a 1 na sexta-feira (12).

Catar castiga Suíça nos acréscimos
O jogo mostrou dois momentos bem distintos. A Suíça foi superior durante boa parte da partida, finalizou mais e conseguiu criar as melhores chances no primeiro tempo, especialmente com Embolo e Ndoye. O Catar, por sua vez, sofreu com a pressão inicial, mas foi ajustando a marcação e encontrou espaço para crescer conforme o relógio avançava.

Tem coisas que só se ver na Bahia....ou quase isso !

Dupla sertaneja irá faturar mais de R$ 2.700.000,00 por três shows na Bahia.
(DOIS MILHÕES E SETECENTOS MIL REAIS)

Desenrola Fies alcança mais de 100 mil estudantes em um mês

Programa já regularizou R$ 5,3 bilhões em débitos estudantis e arrecadou R$ 283 milhões em pagamentos de entrada
Agência Gov | Via MEC
O Desenrola Fies completou, nesta sexta-feira (12), um mês da nova etapa do programa com resultados expressivos. Desde o lançamento, em 13 de maio, já foram realizadas 100.209 renegociações de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), totalizando R$ 5,3 bilhões em dívidas renegociadas em todo o país.

Os acordos firmados já resultaram na arrecadação de R$ 283,2 milhões em pagamentos de entrada, valor correspondente à parcela inicial exigida para formalização das renegociações. Após a aplicação dos descontos previstos pelo programa, o saldo das dívidas foi reduzido para R$ 1,13 bilhão, representando um abatimento superior a R$ 4,17 bilhões sobre os débitos originalmente negociados.

Os números refletem a forte adesão dos estudantes às condições especiais oferecidas pelo programa, que possibilita descontos de até 99% sobre o valor consolidado da dívida, conforme o perfil do contrato e o tempo de inadimplência.

A modalidade com maior volume de renegociações foi a destinada aos contratos com mais de 360 dias de atraso e desconto de 77%, responsável por 64.695 acordos e R$ 3,57 bilhões em dívidas renegociadas. Em seguida, destaca-se a modalidade voltada aos estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com desconto de 92%, que registrou 21.422 renegociações e movimentou R$ 1,21 bilhão em saldo devedor.

Já a modalidade com desconto de até 99% contabilizou 5.475 acordos, enquanto a opção destinada a contratos adimplentes ou com atraso de até 90 dias, que prevê desconto de 12% para liquidação à vista, registrou 5.458 renegociações. Os contratos com mais de 90 dias de atraso e possibilidade de parcelamento somaram 3.159 acordos.

O programa tem potencial para beneficiar mais de um milhão de estudantes com contratos firmados até 2017 e que estavam na fase de amortização em 4 de maio de 2026. Os interessados podem aderir à renegociação até 31 de dezembro de 2026, por meio dos canais digitais ou das agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

Condições especiais
As condições de renegociação variam de acordo com o perfil do estudante e o tempo de inadimplência do contrato. Beneficiários adimplentes ou com atraso de até 90 dias podem quitar o saldo devedor com desconto de 12% para pagamento à vista. Para contratos com mais de 90 dias de atraso, o programa prevê abatimento de 12% sobre o valor principal, além da exclusão integral de juros e multas.

Já os estudantes com débitos vencidos há mais de 360 dias podem obter descontos de até 77% sobre o saldo devedor. O percentual chega a 92% para beneficiários inscritos no CadÚnico e pode alcançar 99% nos casos de estudantes cadastrados no programa social e com contratos em atraso superior a cinco anos.

Saiba como aderir

Após recomendação do MP-BA, São Desidério renegocia contratos de atrações dos festejos juninos

Por Aline Gama / BN
Fotos: Divulgação
Dias após recomendar a suspensão de contratos de atrações dos festejos juninos de 2026 por suspeita de incompatibilidade com parâmetros de economicidade, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) informou que o município de São Desidério revisou e renegociou parte das contratações artísticas questionadas pelo órgão.

Segundo o promotor de Justiça Demétrius Ferraz e Silva, responsável pela recomendação expedida anteriormente, os contratos da Companhia do Calypso, Léo Magalhães, Thiago Jhonathan e Caninana tiveram seus valores reduzidos ou devidamente justificados pela administração municipal após as tratativas realizadas.

Conforme as informações apresentadas ao órgão ministerial, na maior parte dos casos os reajustes permaneceram próximos da atualização inflacionária medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), com percentuais inferiores a 15%.

De acordo com o promotor de Justiça, apenas a contratação da cantora Yasmin Sensação continua sendo discutida. “A única exceção, até o momento, é a contratação da cantora Yasmin Sensação. O contrato, que havia sido apontado por apresentar valor significativamente superior aos parâmetros de referência, permanece em discussão entre as partes”, afirmou Demétrius Ferraz e Silva.

O Ministério Público destacou que a recomendação foi expedida diante de indícios de incompatibilidade entre os valores contratados pelo município e os critérios estabelecidos na Nota Técnica Conjunta nº 01/2026, elaborada pelo MP-BA, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O documento orienta que os gestores públicos demonstrem a compatibilidade dos cachês com os preços praticados no mercado, utilizando como referência as contratações realizadas no ano anterior, atualizadas pelo IPCA.

LAGEDO DO TABOCAL-BA: Prefeito anuncia cancelamento de shows no São João e aponta problemas com a Setur

Foto: Redes Sociais
Os shows dos artistas Amado Batista, Theuzinho, Ana Catarina e Meu Canário, que integravam a programação dos festejos juninos de Lagedo do Tabocal, no sudoeste da Bahia, foram cancelados. A informação foi divulgada pelo prefeito do município, que atribuiu a decisão a entraves relacionados à Secretaria de Turismo da Bahia (Setur). Por Ipiaú Online

De acordo com o gestor municipal, a Prefeitura havia cumprido todas as exigências necessárias para a realização das apresentações. Segundo ele, a estrutura logística e técnica solicitada pelas equipes dos artistas já estava organizada, com todos os preparativos concluídos para receber as atrações durante o período junino.

Apesar disso, os contratos não foram efetivados devido a questões envolvendo a Setur, o que acabou inviabilizando a participação dos artistas na grade oficial do evento.

O prefeito destacou ainda que a administração municipal optou por não utilizar recursos próprios para custear os cachês das atrações. Conforme explicou, a decisão foi tomada para preservar o equilíbrio financeiro das contas públicas e evitar comprometer recursos que são destinados a outras áreas essenciais da gestão.

Mesmo com os cancelamentos, a Prefeitura informou que seguirá com a realização dos festejos juninos, mantendo a programação prevista com as demais atrações já confirmadas para o evento.

Mais de 4,3 mil crianças foram tiradas do trabalho infantil em 2025

Mais de 70% estavam em situação de risco à saúde e segurança
Agência Brasil-© CNJ
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informou nesta sexta-feira (12), Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, que 4.318 crianças e adolescentes foram afastados do trabalho infantil em todo o país, em 2025.

Os afastamentos foram resultado de 10.234 ações fiscais no ano passado – o maior número da última década no enfrentamento a esse tipo de violação de direitos.

Nos primeiros quatro meses de 2026, 1.108 crianças e adolescentes foram afastados de situações de trabalho infantil.

Nos casos identificados em 2025 e nos primeiros meses de 2026, mais de 70% das crianças e adolescentes estavam inseridos em formas de trabalho infantil com graves riscos à saúde, à segurança, à moralidade e ao desenvolvimento físico e psicológico.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, as fiscalizações concentraram-se em setores tradicionalmente associados à utilização de mão de obra infantil, como comércio varejista, serviços ambulantes de alimentação, restaurantes, lanchonetes, supermercados, oficinas mecânicas e algumas atividades ligadas à indústria.

Entre as unidades da Federação que registraram os maiores números de crianças e adolescentes afastados do trabalho infantil em 2025 destacam-se Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Bahia e Rio de Janeiro.

ITAGI-BA: Policial da CIPE Central é encontrado morto dentro de veículo em estrada rural

Redes sociais
Equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram acionadas na manhã deste sábado (13) para realizar perícia no local onde foi encontrado o corpo de um policial militar em uma estrada vicinal na zona rural de Itagi.  Por Ipiaú Online

Depois da perícia, o corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames necropsiais para confirmar a causa e a dinâmica do óbito.

Segundo as primeiras apurações, o militar estava no interior de um veículo e apresentava marca compatível com disparo de arma de fogo.

Procedimentos iniciais no local incluíram isolamento da cena, coleta de vestígios e registro fotográfico; amostras serão encaminhadas para análise laboratorial quando necessário.

A vítima foi identificada como Ronan Paixão, integrante da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE Central).

Ele já atuou na 55ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), sediada em Ipiaú, onde integrou o 1º Pelotão e o Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), antes de passar para o efetivo da CIPE Central, unidade especializada responsável por operações em áreas de maior vulnerabilidade e ocorrências complexas.

Com uma carreira consolidada na música...

Com uma carreira consolidada na música, para levar R$ 600 mil reais em 90 minutos de 'show' é muito bom, muitooooo.

Produtora declara gasto de R$ 75 milhões com 'Dark Horse' e pode adiar exibição do filme após desgaste

Por Rogério Pagnan | Folhapress
Foto: Reprodução / Youtube / Flávio Bolsonaro
O filme produzido em homenagem ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o já polêmico "Dark Horse" --"azarão", em inglês--, teve custo total de US$ 13,4 milhões, ou cerca de R$ 75 milhões, e não recebeu incentivos ou recursos públicos, segundo perícia privada contratada pela defesa da Go Up Entertainment.

O laudo com esses dados foi anexado a um inquérito policial que investiga suposto uso de verbas públicas no filme. A suspeita é que recursos tenham sido desviados de um contrato entre a Prefeitura de São Paulo e o Instituto Conhecer Brasil, presidido por Karina Ferreira da Gama, dona da Go Up Entertainment, produtora de "Dark Horse".

Com a chamada "perícia investigativa preventiva", a defesa tenta se antecipar ao trabalho da polícia e sustentar a inexistência dos desvios investigados.

Além do suposto uso de recursos públicos, o custo total da obra cinematográfica também se tornou alvo de questionamentos após o vazamento de um áudio do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência, no qual ele cobra o repasse de recursos de Daniel Vorcaro, ex-controlador do Banco Master, para financiar a produção.

O laudo afirma que os gastos realizados no Brasil, entre 1º de junho de 2025 e 4 de junho de 2026, somaram R$ 20.927.664,75, valor que, pela taxa de conversão adotada pela perícia, corresponde a US$ 3.728.084,66. Nos Estados Unidos, os custos da produção foram calculados em US$ 9.664.996,63, ou cerca de R$ 54,2 milhões.

Somadas, as duas frentes de produção totalizam US$ 13.393.081,29. O valor representa cerca de 56% dos R$ 134 milhões que teriam sido previstos em tratativas reveladas pelo site The Intercept Brasil envolvendo Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro.

Suíça decide em plebiscito inédito se adota teto populacional de 10 milhões

Por José Henrique Mariante | Folhapress
Foto: Divulgação
A Suíça decide em plebiscito, neste domingo (14), se o país quer um limite populacional de 10 milhões de habitantes. Pelo ritmo atual, a marca seria alcançada em 2040; para evitá-la, o governo, anos antes, seria instado a impedir a entrada de imigrantes ou convidá-los a sair do território alpino.

Em uma Europa que se debate com o problema há décadas, a proposta, inédita no mundo, atrai e apavora políticos, empresários e eleitores em todo o continente.

À frente da novidade, o Partido Popular Suíço (SVP, na sigla em alemão) afirma que a infraestrutura do país está chegando ao limite, com transporte público sobrecarregado e congestionamentos em estradas. A legenda populista de direita, em busca de uma base de votos maior, vende o "sim" no plebiscito como uma medida de sustentabilidade.

Com 41.285 km², área menor do que dois Sergipes, a Suíça é um dos países que mais cresce em termos populacionais na Europa. Apenas nas últimas duas décadas, um salto de quase 22%, contra pouco mais de 5% da média da União Europeia. Um movimento alimentado sobretudo pela imigração de trabalhadores qualificados.

De seus 9,1 milhões de habitantes atuais, 31% não nasceu no país, segundo o escritório de estatísticas Eurostat. Boa parte vem da UE desde que a Suíça se tornou signatária do Espaço Schengen, em 2002, um acordo que prevê a livre circulação no continente.

Afrontar uma das bases de funcionamento do bloco europeu seria o primeiro de muitos dos efeitos colaterais de uma vitória do "sim". Foi graças ao livre trânsito que uma miríade de empresas internacionais se instalou no país, atraindo pessoal de formação elevada.

Gente que não apenas ocupou postos de trabalho como criou outros. De acordo com levantamento de uma consultoria local, 39% dos fundadores de empresas suíças são estrangeiros.

MP pede ao TCM suspensão de pagamentos por shows em Serra do Ramalho e cita contrato de R$ 784 mil por Maiara e Maraísa

Foto: Divulgação
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) acionou o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) para solicitar a suspensão de contratações artísticas realizadas pela Prefeitura de Serra do Ramalho para os festejos juninos de 2026.

A representação, assinada pelo promotor de Justiça Alex Bacelar, aponta irregularidades nos processos de contratação e descumprimento de normas legais e de notas técnicas de órgãos de controle.

Segundo o MP-BA, o município anunciou 16 atrações para o evento, sendo dez artistas consagrados, com gastos estimados em mais de R$ 3 milhões. O levantamento baseou-se em informações do Painel de Transparência dos Festejos Juninos do MPBA, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), além de diários oficiais, portais públicos e redes sociais institucionais.

A representação destaca que diversos contratos apresentam valores superiores aos parâmetros da Nota Técnica Conjunta nº 001/2026, elaborada pelo MP-BA, TCM, TCE e Ministérios Públicos de Contas. O documento recomenda que os municípios adotem como referência a média dos contratos firmados pelos artistas em 2025, corrigida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), para avaliar a razoabilidade dos cachês.

Diante disso, o MP-BA requer medida cautelar para que Serra do Ramalho não realize pagamentos acima dos valores médios praticados em 2025 corrigidos pela inflação, até que a administração municipal apresente justificativas. Também foi solicitada a notificação do município e das empresas contratadas para esclarecimentos.

São Paulo descarta segundo caso suspeito de Ebola

Suspeita foi notificada na quarta-feira (10); paciente que viajou à República do Congo segue internada
Agência SBT
Ebola é causada por uma infecção por um ortoebolavírus | Reprodução/ CDC US
A Secretaria da Saúde de São Paulo (SES-SP) descartou nesta sexta-feira (12) o segundo caso suspeito de Ebola registrado neste ano no estado.

O resultado foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz após análises laboratoriais em duas amostras coletadas de uma paciente de 31 anos que havia retornado recentemente da República Democrática do Congo, país na África Central que enfrenta surto de Ebola.

A mulher foi notificada como caso suspeito na quarta-feira (10), após apresentar febre e diarreia. Ela foi transferida de um hospital particular da capital para o Instituto de Infectologia Emílio Ribas e permanece internada, com evolução clínica favorável. Segundo a Secretaria da Saúde, a paciente recebe tratamento para gastroenterocolite aguda.

De acordo com o Instituto Adolfo Lutz, a primeira amostra foi coletada antes de 72 horas do início dos sintomas. Nesses casos, o protocolo da Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma nova coleta após esse período para garantir maior precisão diagnóstica.

Os dois exames, realizados por técnicas de biologia molecular, tiveram resultado negativo para o vírus Ebola.

Este é o segundo caso suspeito descartado em 2026 no estado. Em 1º de junho, a Secretaria da Saúde já havia descartado a suspeito de contaminação por Ebola de um homem de 37 anos que também havia viajado à República do Congo.

Homens respondem por metade dos casos de infertilidade

Junho reforça alerta para condição que afeta milhões de pessoas e ainda é cercada por tabus e desinformação
A dificuldade para engravidar ainda costuma ser associada, de forma equivocada, exclusivamente à mulher. No entanto, os homens participam de aproximadamente metade dos casos de infertilidade entre casais. Neste Mês Mundial da Conscientização sobre a Infertilidade, especialistas alertam para a importância do diagnóstico precoce e da busca por tratamento adequado, especialmente porque muitas das causas da infertilidade masculina podem ser tratadas.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que cerca de 17,5% da população adulta mundial — aproximadamente uma em cada seis pessoas — enfrentará infertilidade em algum momento da vida. No Brasil, estudos apontam que os fatores masculinos são responsáveis isoladamente por cerca de 20% a 30% dos casos e contribuem para outros 20% a 30%, totalizando participação em aproximadamente metade das situações de infertilidade conjugal.

Para o urologista Felipe Pinho, especialista em infertilidade masculina e coordenador do Núcleo de Infertilidade Masculina do Hospital Mater Dei Salvador, ainda existe uma resistência cultural que atrasa a investigação masculina. “Durante muito tempo, a infertilidade foi vista como uma questão feminina. Isso fez com que muitos homens deixassem de procurar avaliação médica, atrasando diagnósticos e tratamentos que poderiam aumentar significativamente as chances de gravidez. Hoje sabemos que o homem deve ser investigado desde o início, juntamente com a parceira”, afirma.

Principais causas - A infertilidade é definida como a ausência de gravidez após 12 meses de relações sexuais regulares sem uso de contraceptivos. Entre as principais causas masculinas está a varicocele, caracterizada pela dilatação das veias dos testículos e considerada a principal causa tratável de infertilidade masculina. A condição pode prejudicar a produção e a qualidade dos espermatozoides ao alterar o ambiente testicular. “A varicocele é uma das alterações mais frequentes que encontramos. Quando bem indicada, a cirurgia pode melhorar os parâmetros seminais e aumentar as chances de gravidez”, explica Felipe Pinho.

Trabalhadora doméstica é resgatada após 49 anos em condições análogas à escravidão

Mulher de 62 anos foi encontrada em situação de jornada exaustiva, isolamento social e privação de direitos desde a infância, no município de Bragança Paulista
Agência Gov | via MTE
Divulgação
A ação respondeu denúncias no Sistema Ipê e de procedimento preparatório conduzido pela Procuradoria Regional do Trabalho

Uma operação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em conjunto com o Ministério Público do Trabalho (MPT), resgatou, no dia 10 de junho, uma trabalhadora doméstica de 62 anos submetida a condições análogas à escravidão em Bragança Paulista (SP). A vítima trabalhava para a mesma família desde os 12 anos de idade e permaneceu por 49 anos em uma situação marcada por jornada exaustiva, isolamento social e supressão de direitos fundamentais.

A ação foi realizada a partir de denúncias registradas no Sistema Ipê e de procedimento preparatório conduzido pela Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região. O ingresso na residência foi autorizado judicialmente.

De acordo com a fiscalização, a trabalhadora foi retirada da escola ainda na infância e permaneceu analfabeta. Desde 1977, exercia atividades domésticas diariamente, sem folgas semanais, férias ou qualquer período regular de descanso. Durante décadas, sua rotina esteve integralmente voltada ao atendimento das demandas da família empregadora. Mais na agenciagov

ITACARÉ-BA: Estudante de fisioterapia desaparecida é encontrada debilitada em estrada na zona rural; companheiro foi detido pela polícia

A estudante de fisioterapia Karina Castor foi localizada por populares no final da tarde desta sexta-feira (12), em uma estrada vicinal na região do distrito de Taboquinhas, pertencente à zona rural do município de Itacaré, no sul da Bahia. 

A jovem, cujo desaparecimento vinha mobilizando familiares e gerando grande repercussão, foi encaminhada inicialmente por prepostos para a Delegacia Territorial de Ubaitaba com o objetivo de prestar depoimento. No entanto, em razão de seu estado de saúde física e emocional bastante debilitado, as autoridades policiais optaram por liberá-la de imediato para receber assistência médica e retornar ao convívio familiar.

O reencontro com a família foi marcado por forte emoção na unidade policial, onde a mãe da estudante compareceu assim que foi informada sobre o resgate para acolher a filha e levá-la de volta para casa. Até o presente momento, a polícia não divulgou detalhes oficiais sobre as condições em que a jovem passou os últimos dias ou se ela vinha sendo mantida em algum tipo de cativeiro na localidade. 

O desfecho do caso começou a se desenhar ainda no final da manhã de sexta-feira, quando o companheiro de Karina, identificado pelo prenome Moabi, foi localizado e detido em uma ação rápida das forças de segurança. Mais no verdinhoitabuna

Empresária viraliza ao revelar golpes usados por clientes para evitar pagamento em motel

Empresária viraliza ao revelar golpes usados por clientes para evitar pagamento em motel
Por Alinne Souza /blogdovalente
Uma empresária de Goiânia viralizou nas redes sociais após compartilhar alguns dos golpes mais comuns utilizados por clientes para evitar o pagamento de produtos consumidos em um motel que administra. O vídeo, publicado no Instagram na última terça-feira (9), ultrapassou 2,4 milhões de visualizações em apenas dois dias e acumulou mais de 71 mil curtidas.

No registro, Krisley Marques mostrou itens que, segundo ela, costumam ser alvo de tentativas de fraude no estabelecimento. Entre os produtos citados estão chocolates, bebidas e outros itens comercializados no local.

De acordo com a empresária, alguns clientes utilizam estratégias para tentar fazer parecer que determinados produtos não foram consumidos. Em um dos exemplos apresentados, embalagens de chocolates são recolocadas nas prateleiras após terem sido esvaziadas.

Outro caso relatado envolve garrafas de água e latas de bebidas, que, segundo Krisley, podem ser manipuladas para aparentar que permanecem lacradas, apesar do consumo do conteúdo.

Na legenda da publicação, a empresária escreveu: “O erro do malandro é achar que só a mãe dele faz filho esperto”. O vídeo rapidamente repercutiu entre internautas, que reagiram com surpresa e humor diante das situações narradas.

Nos comentários, usuários relataram espanto com a criatividade dos supostos golpes e questionaram como os estabelecimentos identificam o consumo dos produtos durante o atendimento. Mais no blogdovalente

EUA e Irã sinalizam que acordo está próximo, mas divergem

Por Folhapress
Foto: Divulgação
Os Estados Unidos e o Irã sinalizaram nesta sexta-feira (12) que podem estar mais próximos de um acordo para pôr fim à guerra no Oriente Médio, iniciada em fevereiro, após um dia marcado por disputas de narrativas em torno das negociações.

Na véspera, Donald Trump havia anunciado que os países haviam, enfim, chegado a um consenso para finalizar o conflito. Teerã, porém, não tardou em negar o suposto entendimento, especialmente em relação às questões nucleares, um dos temas mais sensíveis nas negociações.

O desentendimento levou Trump a dizer nesta sexta que o Irã é desonesto e que precisa "entrar nos eixos". Depois de uma série de versões contraditórias, os países começaram a dar sinais de alinhamento.

Trump voltou a dizer que um acordo está próximo, e o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, disse que um entendimento "nunca esteve tão perto". O primeiro-ministro do Paquistão, que atuou como mediador nas negociações, foi além e afirmou que as partes já haviam chegado a um consenso sobre o texto final.

Segundo o chanceler iraniano, assim que finalizado, o texto poderá ser assinado de forma remota. Em entrevista à televisão estatal, Araghchi ainda afirmou que Israel está tentando sabotar um possível entendimento. "Devo dizer francamente que este acordo tem inimigos, sendo o principal deles o regime sionista, que busca pretextos para inviabilizá-lo", disse.

Brasil estreia contra Marrocos na Copa com ‘alerta ligado’ após último confronto

Seleção Brasileira inicia jornada na Copa do Mundo 2026 contra Marrocos, em duelo que promete emoções no MetLife Stadium 
  Rafael Ribeiro / CBF
A caminhada da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026 começa neste sábado (13), às 19h (horário de Brasília), diante do Marrocos, no MetLife Stadium, em Nova Jersey. Apesar do histórico amplamente favorável ao Brasil, o confronto traz um ingrediente de cautela, já que a ‘Canarinho’ sofreu uma derrota no encontro mais recente entre as equipes.

Ao longo da história, brasileiros e marroquinos se enfrentaram apenas três vezes. O retrospecto registra duas vitórias da Seleção e um triunfo do time africano, justamente o mais recente.

O único duelo entre as seleções em Copas do Mundo aconteceu em 1998, na França, pela 2ª rodada do Grupo A. Na ocasião, o Brasil garantiu vaga antecipada nas oitavas de final ao vencer por 3 a 0, em Nantes, com gols de Ronaldo, Rivaldo e Bebeto.

A equipe brasileira acabaria vice-campeã daquela edição, enquanto Marrocos foi eliminado ainda na fase de grupos. O primeiro encontro entre os países havia ocorrido um ano antes, em 1997, em amistoso disputado em Belém. A Seleção venceu por 2 a 0, com dois gols de Denílson.

Desde então, o cenário mudou significativamente. O crescimento do futebol marroquino colocou a seleção africana entre as forças emergentes do cenário internacional.

Anvisa manda recolher milho de pipoca e proíbe venda de suplementos; veja os produtos afetados

Agência identificou irregularidades na rotulagem
Juliana Rodrigues•galaticosonline
Foto: Srattha Nualsate / Pexels
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento do milho para pipoca da marca Provatti e proibiu a comercialização de suplementos alimentares da marca Nutricost em todo o país. As medidas foram publicadas no Diário Oficial da União desta sexta-feira (12) e incluem a suspensão da venda, distribuição, divulgação e consumo dos produtos.

No caso do milho para pipoca, fabricado pela empresa Kaza Distribuidora, R & A Indústria, Comércio e Distribuidora de Alimentos Ltda., a Anvisa identificou uma contradição nas informações presentes no rótulo. Embora a embalagem informe que o produto “não contém glúten”, também há advertência sobre possível presença de trigo por contaminação cruzada ou até mesmo presença intencional do ingrediente. Segundo a agência, essa inconsistência pode colocar em risco consumidores com doença celíaca ou outras restrições alimentares relacionadas ao glúten.

Além disso, a Anvisa determinou a apreensão dos suplementos alimentares da marca Nutricost, cuja fabricante não foi identificada pela agência. A medida proíbe a fabricação, importação, comercialização, propaganda, distribuição e uso dos produtos, que eram anunciados e vendidos em sites da internet. A orientação é que consumidores acompanhem os comunicados oficiais das empresas e da própria Anvisa para mais informações sobre os procedimentos de recolhimento e descarte.