.
quinta-feira, 18 de julho de 2019
Com mãos decepadas por marido, mulher não consegue trabalho
Foto: TVCA/Reprodução
A mulher que teve as mãos decepadas pelo ex-marido em Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá, em abril de 2017, disse que não concorda com a pena dada ao acusado. Gesiane Buriola da Silva, de 32 anos, mora sozinha e ainda não conseguiu próteses.
O ex-marido dela, Jair da Costa foi a júri na sexta-feira (12). Ele foi condenado a 15 anos e seis meses de prisão, em regime fechado, sem direito ao apelo em liberdade. Geisiane, que trabalhava como diarista antes de perder os membros, atualmente, mora sozinha e recebe apenas um salário-mínimo como benefício do governo.
A vítima contou que paga R$ 350 no aluguel da casa onde mora, além de despesas com luz, água e alimentos. Ela também ajuda os dois filhos, de 8 e 13 anos que moram com os pais dela. Logo após o crime, Geisiane passou por um longo período de tratamento e permaneceu mais de 20 dias internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Quando recebeu alta médica, ela colocou uma prótese provisória, mas o material era muito rígido e o equipamento logo quebrou. De acordo com o G1, a família fez uma campanha para adquirir uma prótese mais adequada à situação dela, no ano passado. No entanto, ela não conseguiu dinheiro o suficiente para o equipamento. Cada prótese, segundo Geisiane, custa cerca de R$ 250 mil.
B. JESUS DA LAPA-BA: MPE recomenda medidas de segurança para realização da Romaria
O Ministério Público Estadual (MPE) recomendou ao Município de Bom Jesus da Lapa que adote uma série de medidas para garantir a segurança e preservação do meio ambiente urbano e do público durante a realização da “Romaria de Bom Jesus da Lapa 2019”.
O evento festivo religioso acontece na cidade entre os dias 28 julho e 6 de agosto. A recomendação foi expedida pelo promotor Clodoaldo Anunciação no último dia 9.
Ao Município, foi recomendado que sejam retiradas as barracas das ruas e calçadas e transferidas para local adequado e seguro; que seja proibida na calçada e em locais não autorizados qualquer tipo de instalação que atrapalhe o trânsito; que sejam realizadas ações para melhorar a fluidez do trânsito, além da criação de fluxo para acesso de veículos maiores.
É recomendado ainda que esses veículos sejam proibidos de estacionar nas ruas em horários com grande concentração de público.
BA: Itabuna ganhará 27 ‘novos filhos’ por decretos legislativos
Em Sessão Solene agendada para 25 de julho, a Câmara de Itabuna homenageará quarenta e duas personalidades que prestaram relevantes serviços ao Município. Serão vinte e sete títulos de cidadania, outorgados para aquelas não-nascidas em Itabuna, e quinze diplomas de honra ao mérito. As honrarias são concedidas por decretos legislativos cuja aprovação exige quórum qualificado, ou seja, 2/3 dos vereadores.
Entre os “novos filhos” de Itabuna estarão o presidente da Emasa, Jader Martins Guedes, natural de Coroací, Minas Gerais, e que vive na Bahia há quarenta e dois anos. Jader vem se destacando à frente da administração da instituição e na defesa do saneamento urbano de qualidade.
Quem também receberá a cidadania itabunense será a major Denice Santiago, nascida em Salvador. A militar baiana é conhecida no Brasil e no mundo pelo trabalho em prol das policiais militares no combate à violência doméstica. A major Denice idealizou o Centro Maria Felipe, que é voltado para militares gestantes, e também comanda a Ronda Maria da Penha na Bahia.
Com diplomas de honra ao mérito, serão homenageados itabunenses como o ex-prefeito Capitão Azevedo, que administrou Itabuna no período de 2009 a 2012; o atual secretário de Administração, Dinailson Oliveira, além de atores sociais que atuam em áreas diversas como o tenente-coronel Ferreira Lopes, o padre José Andrade Paz, a jornalista Lo-Hanna Magnavita e o ex-vice-prefeito, ex-vereador e ex-secretário de esportes do município, João Xavier de Oliveira Filho, que é natural de Jequié, mas já possui a honraria do título de cidadania itabunense.
ITABUNA-BA: Passagem de ônibus passa a ser de R$ 3,20; negociação sobre salário continua
Foto: Reprodução / TV Santa Cruz
A partir desta quinta-feira (18) a passagem nos ônibus de Itabuna, no sul baiano, passar a ser de R$ 3,20. Um acordo que envolveu o Ministério Público do Estado (MP-BA) nesta quarta-feira (17) estabeleceu o valor. No início do mês, uma liminar tinha impedido o aumento da passagem para R$ 3,50 (ver aqui).
Segundo a TV Santa Cruz, o sindicato das empresas de ônibus disse que continuará as negociações com os rodoviários também nesta quinta.
A categoria deflagrou duas greves entre os meses de junho (ver aqui) e julho (ver aqui). Na última terça-feira (16), os rodoviários encerraram a segunda paralisação, que durou uma semana. Os trabalhadores disseram que houve quebra de um acordo que previa reajustes de 5,1% no salário e de 10% no ticket alimentação.
MACARANÍ-BA: Prédio da prefeitura tem fornecimento de energia suspenso
Foto: Reprodução
O Paço Municipal de Macarani, no Sudoeste do estado, está com o fornecimento de energia elétrica suspenso. O motivo teria sido o atraso no pagamento das contas por parte da gestão municipal.
Além da sede da prefeitura a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) efetuou, nesta quinta-feira (18), o desligamento da energia elétrica do Mercado Municipal.
O débito do município com a Coelba não foi revelado e não existe previsão de quando a eletricidade será restabelecida. BN
ITABUNA-BA: Contagem regressiva para inauguração do maior Teatro do Norte e Nordeste do país
Uma noite de gala promete marcar a abertura oficial do maior teatro do Norte e Nordeste do país: o Teatro Municipal de Itabuna Candinha Dória. A inauguração ocorrerá no próximo dia 26, às 19 horas, com a presença do governador Rui Costa e uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica da Bahia. Para recepcionar o governador, a Fanfarra Municipal de Itabuna fará uma apresentação especial na área externa do teatro. Já às 19h30min haverá a apresentação da Orquestra Sinfônica da Bahia.
Pela sua imponência, beleza e dimensão, o Teatro Municipal de Itabuna Candinha Dória entra para a história cultural do país por conquistar a posição de o terceiro maior do Brasil, perdendo apenas para o Rio de Janeiro e São Paulo. “Com capacidade para cerca de 600 pessoas, somente de palco ele tem uma dimensão de 670 metros quadrados. Isto é um orgulho para nós”, explica a arquiteta Leila Lessa.
Com som, acústica, mecânica cênica e luz cênica que são uma referência para qualquer Centro de Convenções, o Teatro Municipal Candinha Dória conta ainda com quatro camarins, salas especiais que prestam homenagens recebendo o nome de artistas como Ramon Vane e Walter Moreira, entre outros espaços importantes que encantam a quem visita o local. “Está tudo pronto para receber os itabunenses. O Teatro é do povo, é da Região Sul e de todo o estado”, finaliza o prefeito Fernando Gomes.
Vasco define o Mané Garrincha como palco para o clássico contra o Flamengo no Brasileirão
Confronto é válido pela 15ª rodada da competição; 'ok' da CBF é o que falta para a partida ser oficialmente confirmada em Brasília
O Clássico dos Milhões do próximo dia 17 de agosto, válido pela 15ª rodada do Brasileirão já tem um palco definido. Mandante da partida, o Vasco disputará a partida contra o seu maior rival, Flamengo, no Mané Garrincha, em Brasília, restando apenas um ‘ok’ da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Esta será a segunda vez que o Cruz-Maltino venderá um mando de campo seu no Brasileiro deste ano, e também o último. Na terceira rodada, no empate em 1 a 1 com o Corinthians, o clube carioca disputou o confronto em Manaus. Ao todo, receberá R$ 1 milhão pelos dois compromissos, sendo R$ 500 mil em cada.
Esta será a segunda vez em menos de um ano que Vasco e Flamengo disputarão um clássico em Brasília, sendo o último deles em setembro de 2018, também pelo Brasileirão, em partida que terminou em empate por 1 a 1.
Neste sábado (20), às 11h, o Vasco encara o Fluminense em São Januário pela 11ª rodada, enquanto o Flamengo em encara o Corinthians, em São Paulo. Crédito da foto: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br
No currículo para embaixador, Eduardo Bolsonaro diz ter pós-graduação que não concluiu
Apesar de ter citado uma pós-graduação em Economia como credencial que justificaria sua indicação ao posto de embaixador do Brasil nos Estados Unidos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro não concluiu o curso.
Criticado após o presidente Jair Bolsonaro dizer que poderia indicá-lo ao cargo, o deputado tem tentado provar suas qualificações para a cadeira. As informações são de O Globo.
O Instituto Mises Brasil, que oferece a pós-graduação lato sensu “Escola Austríaca de Economia” em parceria com o Centro Universitário Ítalo Brasileiro, confirmou ao GLOBO que Eduardo “ainda cursa a pós-graduação”. O curso tem duração de 18 meses, e o deputado federal o iniciou em março de 2016. Leia Mais »
'Tem que estourar mais tarde', diz Jean Pyerre sobre foguetório na porta do hotel
por Leandro Aragão
Além do técnico Renato Gaúcho (leia mais aqui), o jovem jogador do Grêmio, Jean Pyerre, também ironizou o foguetório feito por torcedores do Bahia durante a madrugada da última quarta-feira (17) na porta do hotel onde a delegação gaúcha estava hospedada (relembre aqui). O barulho pode ter atrapalhado o sono dos jogadores, mas não se refletiu em campo. O time de Porto Alegre bateu o Esquadrão de Aço por 1 a 0, na Arena Fonte Nova e ficou com a vaga na semifinal da Copa do Brasil. O meia, de 21 anos, recomendou que os fogos fossem estourados mais tarde.
"Eu me senti jogador profissional de verdade acontecendo essas coisas, porque só tinha ouvido falar. Mas quando for estourar os fogos, que estourem um pouquinho mais tarde, porque 1h, 2h é muito cedo. Tem que estourar mais tarde", declarou em entrevista à Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre.
O próximo adversário do Grêmio na Copa do Brasil será o Athletico-PR. As datas dos dois jogos ainda serão divulgados pela CBF. O Tricolor de Porto Alegre volta ao campo no sábado (20), às 19h, no Beira-Rio, para fazer o clássico gaúcho contra o Internacional, pela 11ª rodada do Brasileiro. A equipe de Jean Pyerre ocupa a 10ª posição com 14 pontos na tabela.
PEDRO ALEXANDRE-BA: Aulas não devem retornar na próxima semana, avalia prefeito
por Francis Juliano / BN
As aulas na rede municipal de educação de Pedro Alexandre, na divisa com Sergipe, ainda não têm data para retornar. Segundo o prefeito Pedro Gomes, não há como prever a volta das atividades. "De forma nenhuma tem como prever. Só se nosso senhor Jesus Cristo fizer um milagre", disse ao Bahia Notícias. O gestor informou que o tempo tem ajudado na minimização dos efeitos da inundação.
"São quatro dias de sol que pelo menos alivia a situação", declarou. Gomes disse que a situação afeta mais os moradores da zona rural, que precisam dos acessos à sede. Na quinta-feira (11), um rompimento na barragem do Quati, em Pedro Alexandre, provocou uma inundação em áreas do próprio município e em Coronel João Sá. Foto: Reprodução / Calila Notícias
Ao menos 27 pessoas morrem após incêndio criminoso em estúdio de animação no Japão
Foto: Reprodução / TV Globo
Ao menos 27 pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas, após um incêndio criminoso em um estúdio de animação, em Kyoto, no Japão.
De acordo com informações do G1, um homem não identificado entrou na sede da Kyoto Animation por volta das 10h30, nesta quinta-feira (18), e despejou um líquido inflamável no local. No momento do incidente o imóvel de três andares estava ocupado por cerca de 70 pessoas, e, segundo testemunhas, o fogo se espalhou rapidamente.
Também de acordo com a publicação, o autor do incêndio se feriu durante o atentado e foi levado sob custódia para um hospital. Até então não se sabe a motivação para o crime e a polícia aguarda para interrogá-lo.
Após o incidente, o Corpo de Bombeiros informou que 37 pessoas foram encaminhadas para vários hospitais e dez delas estariam em estado grave.
Criada em 1981, a Kyoto Animation hoje tem cerca de 160 funcionários e produz programas cinematográficos e anime para a TV.
ITABUNA-BA: Festa de emancipação política terá Ivete Sangalo, Simone e Simaria, Chiclete com Banana e Luiz Caldas
Sexta terá Ivete Sangalo e Simone e Simaria
Na noite de sábado (27), se apresentam Chiclete com Banana e Luiz Caldas.
O prefeito Fernando Gomes anunciou as atrações das festividades dos 109 anos de emancipação política e administrativa de Itabuna.
A programação em alusão aos 109 anos de emancipação terá a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Luiz Caldas e a dupla Simone e Simaria.
A inauguração do Teatro Municipal será dia 26 (sexta-feira) às 19h com apresentações da Orquestra Sinfônica da Bahia e do Balé do Teatro Castro Alves (TCA).
Já no domingo (28), dia do aniversário, terá missa às 9h30, na Catedral São José e às 17h00.
Segundo o prefeito, a festa é promovida pelo Governo do Estado.
Nova pesquisa mostra que estilo de vida saudável pode compensar riscos ambientais e genéticos da doença de Alzheimer
Nova pesquisa apresentada na AAIC® 2019 mostra que estilo de vida saudável pode compensar riscos ambientais e genéticos da doença de Alzheimer
A conferência internacional também incluiu discussões de especialistas sobre o papel de agentes infecciosos na doença de Alzheimer e avanços em exame de sangue
LOS ANGELES, 18 de julho de 2019 - /PRNewswire/ -- Pesquisa apresentada na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer (AAIC – Alzheimer's Association International Conference) de 2019, em Los Angeles, sugere que a adoção de alguns hábitos de estilo de vida saudável resulta em altos níveis de benefício para a saúde do cérebro e pode compensar os riscos genéticos e ambientais de contrair a doença de Alzheimer e outras demências.
Esses relatórios foram alguns dos mais promissores e auspiciosos entre um número recorde de estudos científicos apresentados na conferência, que usam métodos diversos para revelar as causas, progressão, fatores de risco, tratamento e prevenção da doença de Alzheimer e outras demências.
Outros dados novos apresentados na conferência incluem:
Avanços em biomarcadores sanguíneos emergentes, que podem viabilizar a detecção precoce, melhor diagnóstico e maior recrutamento para estudos clínicos da Alzheimer, outras demências e outras doenças neurodegenerativas.
Diferenças específicas quanto ao sexo na biologia da Alzheimer que podem explicar por que a doença impacta homens e mulheres de forma tão diferente.
Novos dados clínicos e projetos originários de estudos clínicos avaliam novos métodos de tratamento da Alzheimer.
PGR envia ao STJ parecer contra anulação da condenação de Lula
A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou, hoje (17), ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), parecer contrário ao pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para anular a condenação no caso do tríplex do Guarujá (SP).
O parecer foi assinado pelo subprocurador Nívio de Freitas Silva Filho. Lula está preso desde 7 de abril do ano passado, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, pela condenação no caso. As informações são da Agência Brasil. Leia Mais »
BA: Defesa Civil estadual aponta 2,8 mil desalojados em Cel. João Sá e Pedro Alexandre
Um balanço da manhã desta quarta-feira (17) registra 2.019 desalojados e 390 desabrigados em Coronel João Sá, na divisa com Sergipe. Já na vizinha Pedro Alexandre, são 760 desalojados e 80 desabrigados.
Os dados são da Defesa Civil Estadual (Sudec). Desalojada é a pessoa que não necessariamente depende de abrigos públicos, enquanto que o desabrigado precisa desse amparo governamental. Segundo o superintendente do órgão Paulo Luz, barragens da região que tiveram o volume de água aumentado também serão inspecionadas nesta quarta.
“Continuamos avaliando as barragens que não romperam, mas que foram danificadas pelas fortes chuvas da semana passada”, disse ao Bahia Notícias. A Sudec também continua o trabalho de vistoria de imóveis, identificando os que serão demolidos e os que serão liberados para retorno das famílias.
Paulo Luz também informou que a pasta também ajuda na distribuição de cestas básicas e de itens de primeira necessidade aos desabrigados, como também auxilia no preparo de documentos para buscar recursos estaduais como federais. G1
Neurocientistas testam próteses controladas por pensamento
Foto: DETOP
A equipe acaba de apresentar o primeiro protótipo e também os resultados do primeiro teste em um paciente.
A chave para o novo sistema é um inovador “Portal Homem-Máquina Osseointegrado” ou OHMG: Osseointegrated Human-Machine Gateway, que liga fisicamente uma pessoa às suas próteses.
O dispositivo é montado diretamente nos ossos do usuário por um procedimento cirúrgico, fornecendo uma base estável para o membro prostético, que permite a comunicação elétrica entre a prótese e os eletrodos, também implantados no corpo da pessoa.
Primeiras avaliações
Um paciente da Suécia teve o primeiro OHMG implantado em uma cirurgia que ocorreu em dezembro de 2018, o que permitiu as primeiras avaliações apresentadas agora. Leia tudo em http://www.sonoticiaboa.com.br
Cade investigará suposta formação de cartel em obras da Copa de 2014
Tomaz Silva/Agência Brasil
A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) informou hoje (17) que abriu processo para investigar um suposto cartel em obras de construção e reforma de instalações esportivas destinadas à Copa do Mundo de Futebol de 2014. O Cade também abriu processo administrativo para apurar suposto cartel em licitações realizadas pela Petrobras para contratação de serviços de engenharia e construção civil de Edificações de Grande Porte com Características Especiais.
Os dois casos tiveram início com a celebração de acordos de leniência e fazem parte de investigações conduzidas pelo Cade, desde 2014, no âmbito da Operação Lava Jato. De acordo com o Cade, a investigação relacionada às obra da Copa do Mundo teve início com acordo de leniência firmado com a construtora Andrade Gutierrez, que também incluiu executivos e ex-executivos da empreiteira. Leia mais em http://agenciabrasil.ebc.com.br/justica
Prefeito afastado por suspeita de abuso sexual está proibido de exercer a medicina por seis meses
O prefeito de Uruburetama e médico José Hilson de Paiva está proibido de exercer a medicina. A decisão do Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec) divulgada em coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (16) foi tomada em reunião, na noite de segunda(15).
De acordo com o Cremec um comunicado foi encaminhado ao Diário Oficial da União, e membros do conselho foram à Uruburutema notificar o médico. O órgão disse, ainda, que José Hilson não foi encontrado, mas que uma pessoa que estava em sua residência recebeu o documento, o que possibilitou o registro de entrega. A Promotoria Pública do município, bem como a Secretaria de Saúde também foram avisadas da decisão. Informa O ESTADO
O Cremec informou que o médico tem direito a defesa e que um conselheiro foi nomeado para buscar provas do crime. O órgão estima que o processo pode levar até dois anos para chegar a uma decisão. O médico poderá ter seu registro profissional caçado no final da ação, sendo assim, impedido definitivamente de exercer a medicina.
Instagram deixa de mostrar número de curtidas das postagens
Reprodução/Aência Brasil
Mudança põe tema entre os mais discutidos na internet
Por Jonas Valente -Repórter Agência Brasil Brasília
A mudança no Brasil está entre os testes anunciados em abril deste ano durante um evento de desenvolvedores do Facebook, empresa controladora do Instagram.
A experiência faz parte de uma série de medidas que o Instagram vem anunciando nos últimos meses para combater práticas nocivas na rede, como o discurso de ódio ou o bullying na web. Tais ações são uma resposta a críticas recebidas pela plataforma de que sua arquitetura e lógica de funcionamento favoreceriam um ambiente prejudicial ao bem-estar de seus integrantes.
Um estudo da Sociedade Real para a Saúde Pública, realizado em 2017, apontou o Instagram como a pior rede social para o bem-estar e a saúde mental de adolescentes. Segundo o estudo, o Instagram tem impactos importantes em adolescentes, provocando ansiedade, depressão e solidão, além de outros efeitos como na autoimagem dos jovens a partir da lógica das fotos.
EUCLIDES DA CUNHA-BA: Plantação com 10 toneladas de maconha é localizada na zona rural
Foto: Divulgação/SSP-BA
De acordo com Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a plantação tinha 50 mil pés de maconha. Três homens faziam a segurança da propriedade onde era plantada a maconha e, durante a abordagem, entraram em confronto com os policiais.
Um dos suspeitos foi atingido, socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Com ele foram apreendidos uma espingarda calibre 12 e munições. Os outros dois escaparam pela mata fechada. De acordo com a SSP-BA, a plantação foi encontrada quando militares faziam rondas na região e foram informados sobre o plantio da erva, no povoado de Riacho D'Água.
Varreduras foram realizadas e a maconha encontrada. Depois do confronto, os PMs retiraram e queimaram os pés da erva. O esquema de irrigação montado também foi destruído. Uma motocicleta e 15 kg de maconha colhidos foram encontrados em barracas usadas pelos criminosos. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Euclides da Cunha.
Propostas de reforma tributária são convergentes, diz Guedes
Alan Santos/PR
Ministro defende adesão facultativa de estados a futuro imposto
As propostas de reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional convergem com a proposta do governo, disse hoje (17) na Argentina o ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele afirmou que detalhará em breve a proposta do governo, mas adiantou que esta se concentrará na unificação de tributos federais e na criação de um imposto sobre transações.
“Serão projetos convergentes. Vamos falar disso muito brevemente. Tínhamos as prioridades. Todos trabalhando ao mesmo tempo. Tudo tem um timing político. Quem dá é a própria classe política. Isso processado, vamos entrar com [a revisão do] pacto federativo e a reforma tributária. Nossas propostas vão acabar conciliando várias versões do que está acontecendo lá”, declarou o ministro, que participou nd 54ª Reunião de Cúpula do Mercosul.
Atualmente, duas propostas de reforma tributária tramitam no Congresso. Na Câmara dos Deputados, a comissão especial para discutir a reforma apresentada pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP) foi instalada na semana passada. Paralelamente, o Senado apresentou uma proposta de emenda à Constituição (PEC) com base em um texto que tramita na Casa desde 2004. LEIA MAIS AQUI
Inter vence o Palmeiras nos pênaltis e enfrenta o Cruzeiro na semifinal da Copa do Brasil
Galáticos Online **Foto: Ricardo Duarte / Internacional
No duelo entre Internacional e Palmeiras, deu Colorado. Após perder o jogo de ida por 1 a 0, o time gaúcho quebrou a invencibilidade do Verdão e devolveu o placar nesta quarta-feira (17), no Beira Rio, na partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil.
Com o resultado, a decisão da a vaga na semifinal foi nas cobranças de pênaltis. Nas penalidades, o time paulista desperdiçou duas cobranças, uma d elas defendida por Marcelo Lomba, e viu o Inter vencer e se classificar com um 5 a 4.
Classificado, o Colorado terá um embate com o Cruzeiro por uma das vagas na final da competição.
Arena Fonte Nova bate recorde de público com duelo entre Bahia e Grêmio
por Ulisses Gama / Leandro Aragão
A Arena Fonte Nova registrou público recorde, desde a reforma para a Copa do Mundo de 2014, com o duelo entre Bahia e Grêmio pelo jogo de volta do confronto das quartas de final da Copa do Brasil. A praça esportiva recebeu, na noite desta quarta-feira (17), 46.663 pessoas no total, sendo 46.341 pagantes. A renda foi de R$ 1.349.590,50.
A partida não terminou bem para o torcedor do Bahia que viu seu time perder por 1 a 0 para o Grêmio. Alisson marcou o gol da vitória gaúcha aos 18 minutos do segundo tempo. Com o resultado, o Tricolor baiano foi eliminado da Copa do Brasil. O próximo compromisso do time comandado pelo técnico Roger Machado será no sábado (20), às 17h, novamente na Fonte Nova, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Estudo aponta aumento de câncer em população de 20 a 49 anos
Dados podem servir para indicar políticas públicas a serem adotadas
O aumento dos casos de câncer na população entre 20 e 49 anos, de 1997 a 2016 chamou a atenção de especialistas. Nesse período, a incidência por ano do câncer da glândula tireóide registrou uma elevação de 8,8%, o de próstata 5,2% e o de cólon e reto 3,4%. Os dados fazem parte do estudo elaborado pelo Observatório de Oncologia, que teve como tema Câncer antes dos 50: como os dados podem ajudar nas políticas de prevenção.
O trabalho foi apresentado nesta quarta-feira (17), durante o Fórum Big Data em Oncologia, que ocorreu no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O encontro foi organizado pelo Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC). LEIA TUDO EM http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude
T. DE FREITAS-BA: PRF resgata trabalhadores que fugiram de fazenda no ES
Foto: Reprodução
Após serem submetidos a condições de trabalho degradantes, dezoito lavradores fugiram do município de Boa Esperança (ES) e foram resgatados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Teixeira de Freitas enquanto estavam em uma van clandestina que seguia em direção a Piranhas, em Alagoas.
Os trabalhadores disseram estar naquela situação por terem sido atraídos por um homem que prometeu trabalho numa fazenda no Espírito Santo e agora estavam voltando para casa e sem dinheiro. Eles foram levados pela PRF até Eunápolis, onde o Ministério Público do Trabalho (MPT) foi acionado para que as devidas providências fossem tomadas.
Os trabalhadores foram recrutados em Piranhas-AL por um homem oferecendo trabalho na colheita de café, com diárias que poderiam chegar a R$100 e foram levados de maneira clandestina para o Esprito Santo, onde foram alojados em uma casa com condições precárias. As despesas de aluguel, água e energia da casa eram arcadas pelos lavradores, que ganhavam entre R$20 e R$ 50 por dia. Nenhum deles teve registro de relação de trabalho em suas carteiras.
O caso deverá ser enviado para a unidade do MPT no Espírito Santo para que as fazendas e o homem que recrutou os lavradores sejam identificados. BN
Governo quer reduzir alíquota do IR para máximo de 25%, diz Bolsonaro
Alan Santos/PR
Presidente falou também sobre novas regras para saques do FGTS
"O que nós queremos fazer, conforme explanação do Marcos Cintra, no dia de ontem, na reunião de ministros, é mexer só com os tributos federais. Uma tabela de imposto de renda de, no máximo, 25%, e dar uma adequada. E nós queremos, segundo o próprio Onyx Lorenzoni falou, no dia de ontem, na reunião, nós queremos, ano a ano, ir reduzindo nossa carga tributária", afirmou o presidente em entrevista a jornalistas logo após participar da cúpula do Mercosul, em Santa Fé, na Argentina.
O Brasil assumiu a presidência pro-tempore do bloco pelos próximos seis meses. Durante seu discurso na cúpula, Bolsonaro afirmou que pretende trabalhar pela redução de tarifas e ampliação de acordos comerciais. O presidente retorna ainda na tarde desta quarta-feira para Brasília. Por Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil Brasília
Ciro Gomes é contra qualquer iniciativa de Impeachment contra Bolsonaro
por Lucas Arraz / Mauricio Leiro
Foto:Lucas Arraz / Bahia Notícias
O ex-candidato a presidência da república Ciro Gomes, é contrário a qualquer medida que busque retirar o presidente Jair Bolsonaro (PSL) do cargo. Ele entende que o impeachment é somente em casos "excepcionais".
"Eu disse isso no Governo Fernando Henrique, quando o PT pediu o impeachment, falei isso quando foi pedido o Impeachment da Dilma Roussef (PT) foi pedido, o Ceará foi o único estado que deu 2/3 do votos contra o impeachment e depois, o PT se aliou com Renan Calheiro e fica falando de golpe", comentou Ciro.
Ciro Gomes participou de uma palestra na Assembleia Legislativa da Bahia nesta quarta-feira (17) e para acontecer o impeachment é necessário "o cometimento doloso de crime de responsabilidade, e até o presente momento não tem nenhum cometimento, o que ele faz é um governo trágico".
EBC desiste de fechar a rádio MEC AM
Hoje, a direção da EBC disse aos funcionários da emissora que "as rádios da empresa se encontram em estudo de racionalização" e que não há no momento qualquer decisão sobre o fechamento de alguma emissora.
A MEC AM é a mais antiga emissora de rádio em funcionamento no Brasil. Foi inaugurada em 1923, quatro anos após o surgimento da pioneira Rádio Clube de Pernambuco. (Lauro Jardim)
El Chapo é condenado a prisão perpétua nos Estados Unidos
Foto: Reprodução / Campeche
O traficante mexicano Joaquín "Chapo" Guzmán, mais conhecido como El Chapo, foi condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos nesta quarta-feira (17). A pena foi dada por um tribunal federal em Nova York, mas ele ainda pode recorrer.
Segundo informações do G1, o traficante também deverá entregar US$ 12,6 bilhões, o equivalente a 47,4 bilhões de reais.
Ao falar sobre o que viveu em uma prisão americana nos dois anos e meio que esteve detido, El Chapo classificou o período como "uma tortura mental, emocional e psicológica 24 horas por dia". Ele conta que foi submetido a um tratamento "cruel e desumano".
De acordo com a publicação, a imprensa americana aponta que o traficante deve cumprir a pena na Instalação Máxima Administrativa Penitenciária dos Estados Unidos, no Colorado. A unidade é a mais restritiva do país.
quarta-feira, 17 de julho de 2019
Nos pênaltis, Athletico-PR elimina o Flamengo e enfrenta o Grêmio na semifinal
Galáticos Online **Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
O Athletico-PR silenciou o Maracanã. Quase 70 mil torcedores viram o Furacão vencer o Flamengo, nos pênaltis, e avançar para a semifinal da Copa do Brasil.
No tempo regulamentar, os rubro-negros empataram em 1 a 1, mesmo resultado do jogo de ida. Gabigol e Rony marcaram os gols.
Já nas penalidades, o time paranaense levou a melhor e venceu por 3 a 1. Diego, Vitinho e Éverton Ribeiro desperdiçaram as cobranças do Fla.
Agora, o Athletico-PR enfrenta o Grêmio, que eliminou o Bahia, por uma vaga na decisão da competição.
Esporte na TV (Quinta-feira) - 18/07/19 - 20h00 - Campeonato Brasileiro Série C: Sampaio Corrêa x Santa Cruz
06h00 - ATP Tênis de Bastad (dia 4) - DAZN
06h00 - Golfe: 2019 Open Championship - WATCHESPN
07h00 - Mundial de Esportes Aquáticos: nado sincronizado - SPORTV2
08h45 - Mundial de Esportes Aquáticos: saltos ornamentais - SPORTV2
09h00 - Campeonato Maranhense Sub-19: São Luís x Maranhão - MYCUJOO (FMF TV)
09h30 - Ciclismo: Tour de France (etapa 12) - ESPN
09h00 - WTA Tênis de Bucharest (dia 4) - DAZN
13h00 - Amistoso: Ajax x Watford - ESPN
13h30 - Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18: Atlético/MG x Santos - MYCUJOO
14h20 - Chio Aachen de Hipismo: Copa Das Nações - SPORTV3
14h30 - Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18: Corinthians x Chapecoense - MYCUJOO
14h30 - Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18: Botafogo x Cruzeiro - MYCUJOO
15h00 - Campeonato Brasileiro Feminino A1: Flamengo x Foz Cataratas - TWITTER
15h30 - Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18: Avaí x Foz Cataratas - MYCUJOO
16h45 - Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18: Internacional x Ferroviária - MYCUJOO
16h45 - Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18: Ponte Preta x São Paulo - MYCUJOO
17h00 - Golfe: Dow Great Lakes Bay Invitational - WATCHESPN
Bahia perde para o Grêmio e dá adeus à Copa do Brasil
Galáticos Online**Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia
A torcida fez sua parte e lotou a Arena Fonte Nova. Mas, os mais de 46 mil torcedores assistiram à derrota do Bahia para o Grêmio, por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (17).
O gol marcado por Alisson pôs fim ao sonho do Tricolor de chegar, pela primeira vez na história, a uma semifinal da Copa do Brasil. O time baiano acabou eliminado da competição.
Agora, o Esquadrão concentra suas atenções na Série A do Brasileirão. No próximo sábado (20), os comandados de Roger Machado recebem o Cruzeiro, novamente em casa.
LBV entrega cestas de alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade social no sertão São Francisco
A Legião da Boa Vontade (LBV) deu início à entrega das cestas de alimentos não perecíveis arrecadados por meio de sua tradicional campanha Diga Sim!, iniciativa de caráter emergencial, que beneficiará famílias em situação de pobreza que enfrentam principalmente nesse período do ano, as estiagens e as cheias.
Com essa mobilização social, a Legião da Boa Vontade visa contribuir para minimizar o sofrimento de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social.
No estado baiano, serão entregues 1.350 cestas de alimentos nos dias 14, 15 e 16 de agosto, nos municípios de Sobradinho, Juazeiro e Uauá, localizados no Sertão São Francisco, para famílias atendidas pela LBV e por organizações parceiras da Instituição. Acompanhe a entrega das doações:
14/08 (quarta-feira)
9h – Povoado de Algodões Novos e Velhos (Sobradinho/BA)
11h – Povoado de Correnteza (Sobradinho/BA)
16h – Comunidade de Goiabeira do Salitre (Juazeiro/BA)
15/08 (quinta-feira)
8h – Comunidade de Serra dos Espinhos (Juazeiro/BA)
15h – Povoado do Arraial (Uauá/BA)
16/08 (sexta-feira)
9h – Fazenda de Santana e Fazenda de Umbuzeiros (Uauá/BA)
15h – Sitio do Meio e Sitio Zacarias (Uauá/BA)
Ação solidária
A meta da LBV é entregar 12.500 cestas de alimentos, contendo itens básicos e que estejam de acordo com os costumes regionais, para famílias nos seguintes Estados: Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.
Quem quiser colaborar para a campanha, ainda dá tempo de ajudar! Basta entrar acessar o site www.lbv.org, entrar em contato pelo tel.:0800 055 50 99, ou ainda dirigir-se a uma das unidades da LBV (lbv.org/enderecos) e levar itens como arroz, feijão, óleo, açúcar, café, leite em pó, macarrão, extrato de tomate, farinha de trigo, farinha de mandioca, flocão de milho, carne de charque, gelatina, massa para bolo entre outros.
Para saber mais sobre a entrega das doações, acesse o endereço LBVBrasil no Facebook, no Instagram e no YouTube.
Serviço
Evento: Entrega de cestas de alimentos da campanha Diga Sim!
Data: 14 a 16 de agosto de 2019
Local: Sertão São Francisco – cidades: Sobradinho, Juazeiro e Uauá.Outras informações: (71) 3234-9333 | www.lbv.org
Atlético-MG vence, mas cai para o Cruzeiro na Copa do Brasil
Galáticos Online **Foto: Bruno Cantini / Atlético
Após perder o jogo de ida apor 3 a 0, o Atlético-MG tinha uma tarefa complicada nesta quarta-feira (17), na Copa do Brasil. O Galo precisava vencer por quatro gols diferença para avançar, ou por três para levar a decisão aos pênaltis, mas derrotou o Cruzeiro apenas por 2 a 0.
Patric e Cazares balançaram as redes, mas não evitaram a eliminação o Alvinegro para o maior rival.
O Cruzeiro, com a vaga na semifinal, aguarda ao vencedor do confronto entre Palmeiras e Internacional para conhecer seu próximo adversário na competição.
Torcedor é preso no Couto Pereira suspeito de abusar de adolescente
da Banda B
Um homem foi preso dentro do estádio Couto Pereira, no Alto da Glória, em Curitiba, no começo da noite desta terça-feira (17), suspeito de ter abusado de uma adolescente, de 17 anos, que acompanhava o jogo. A situação aconteceu no começo da partida entre o Coxa e o São Bento, durante a série B do Campeonato Brasileiro no meio da torcida.
Duas jovens perceberam o abuso e pediram para o homem parar. Elas alertaram a vítima, que na hora se defendeu da ação. As moças ainda explicaram que ficaram assustadas com a atitude do suspeito, que apenas parou depois que a adolescente reagiu.
“Eu falei para ele parar e ele não fez nada. Eu chamei a menina e disse que ele estava com o pênis para fora. Nisso ela bateu nele. Ele levantou a blusa e estava com a calça abaixada, com a bunda para fora no meio de todo mundo no estádio”, explicou uma das testemunhas, que não será identificada.
O homem foi agredido por outros torcedores e preso pela Polícia Militar. Ele foi encaminhado ao NUCRIA , o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente vítimas de crimes. A mãe da vítima, que preferiu não se identificar, ficou indignada com a ação e espera que a Justiça seja feita.
Partidos receberam R$ 365 milhões no primeiro semestre de 2019
do Bem Paraná
Os partidos políticos brasileiros receberam, nos primeiros seis meses de 2019, um total de R$ 365,3 milhões de dinheiro público. O valor é resultado da soma de valores previstos no Orçamento federal e e das multas eleitorais, como determina a legislação eleitoral.
O Fundo Partidário é composto por multas e penalidades em dinheiro aplicadas de acordo com o Código Eleitoral e outras leis vinculadas à legislação eleitoral; recursos financeiros que lhes forem destinados por lei, em caráter permanente ou eventual; doações de pessoa física ou jurídica, efetuadas por meio de depósitos bancários diretamente na conta do Fundo Partidário; e dotações orçamentárias da União. Conforme prevê a lei dos partidos, o valor da dotação anual nunca poderá ser inferior ao número de eleitores inscritos em 31 de dezembro do ano anterior ao da proposta orçamentária, multiplicado por R$ 0,35 (em valores de agosto de 1995). Leia Mais »
Guedes diz que governo prepara reforma tributária ‘radical’
Radar, VEJA
Numa conversa recente com empresários, Paulo Guedes disse ter recebido apelos de gigantes do mercado produtivo pela reforma tributária.
Enquanto Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre lançaram suas propostas de reforma em comissões distintas no Congresso – na luta pelo protagonismo da agenda econômica pós-reforma da Previdência –, o chefe da Economia tem conversado com os empresários sobre a proposta que o governo está formulando – uma terceira versão.
Guedes diz ter ouvido dos empresários que eles irão “apoiar qualquer reforma” que o governo fizer, porque a situação é desesperadora. “Curiosamente, o mercado está indo na direção de uma reforma tributária radical e reformadora que nós vamos fazer. Nós vamos já, já começar a falar disso”, diz Guedes. Leia Mais »
Mourão surpreendido com indicação de Eduardo Bolsonaro
247 – O vice-presidente Hamilton Mourão se disse surpreendido com a indicação de Eduardo Bolsonaro como embaixador em Washingon. Questionado pelo apresentador Pedro Bial, da TV Globo, se a notícia havia lhe provocado “surpresa ou susto”, Mourão respondeu que “foi mais surpresa”. “Susto não, porque na minha idade não dá mais pra tomar susto”, afirmou o vice, em entrevista gravada na terça-feira, 17, e exibida na madrugada desta quarta-feira, 18, segundo reportagem do jornal Estado de S. Paulo. Abaixo, reportagem da Reuters:
(Reuters) – O Ministério das Relações Exteriores já tem pronta uma minuta do pedido de agrément a ser enviado ao governo dos Estados Unidos para que o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) assuma a embaixada brasileira em Washington, disse o porta-voz da Presidência da República, general Otávio Rêgo Barros.
“O que sabemos de momento é que o Ministério das Relações Exteriores já possui uma minuta da solicitação do agrément para o deputado Eduardo Bolsonaro e, a partir da confirmação, da firma, desse agrément, outros aspectos, outras ações haverão de ser desenvolvidas para a consecução e, por fim, a ida do deputado Eduardo Bolsonaro aos Estados Unidos como nosso embaixador”, disse o porta-voz durante briefing à imprensa. Leia Mais »
Surto de ebola no Congo é declarado como emergência internacional pela OMS
Foto: Reprodução/Getty Images
O surto de ebola na República Democrática do Congo (RDC) se tornou uma emergência internacional de saúde pública a partir de declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) emitida nesta quarta-feira (17).
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que o que motivou a decisão foi o registro de dois casos de pessoas que estiveram na fronteira do Congo com Ruanda e Uganda e depois foram diagnosticadas com o vírus.
Ele ressaltou, segundo reportagem do Bem Estar, que ainda não há registros de transmissão de ebola em países vizinhos.
"O risco de disseminação na RDC e na região segue muito alto, mas o risco de disseminação fora da região permanece baixo", ressaltou Ghebreyesus a jornalistas. BN
ITABUNA-BA: Veja a programação de inauguração do Teatro Candinha Dória
Uma série de eventos já estão agendados para acontecer no Teatro Municipal de Itabuna Candinha Dória, na Semana do aniversário da cidade.
No dia 19/07, por exemplo, haverá show com artistas do município que será voltado para os operários da obra e familiares.
No dia 26, data da inauguração, a Fanfarra Municipal de Itabuna fará uma apresentação às 19 horas, na área externa do teatro, para recepcionar o governador Rui Costa.
Ainda no dia 26, às 19h30min, apresentação da Orquestra Sinfônica da Bahia.
No dia 27, também apresentação da Fanfarra Municipal para recepcionar novamente o governador, e às 19h30min entrega de Medalhas a personalidades.
Às 21 horas haverá apresentação da Orquestra Sinfônica da Bahia, juntamente com o Ballet do Teatro Castro Alves.
Já às 22h30min, show na área externa do teatro com grandes atrações.
No dia 28 haverá uma visita guiada para toda comunidade entre às 10 e 15 horas, e às 17 horas a outorga da Comenda Firmino Alves.
Às 18h30min show na área externa do teatro com grandes atrações.
No dia 29 haverá um evento especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, e nos dia 30 e 31, às 19h30min o evento “Noite de Música” com várias apresentações.
No dia 1º de Agosto, às 09 e 16 horas, respectivamente, os eventos “Manhã e Tarde de Teatro” voltados para crianças das Escolas Públicas do Município.
Por fim, nos dias 02 e 03 de Agosto, às 19h30min, uma “Noite de Dança” com várias apresentações.
Ciro apresenta números do governo Bolsonaro em Salvador: 'Está piorando a crise'
por Lucas Arraz / BN
Ex-candidato à presidência da República, Ciro Gomes (PDT) apresenta nesta quarta-feira (17) resultados das pesquisas do Observatório Trabalhista, iniciativa do PDT que analisa e compara números do governo de Jair Bolsonaro com indicadores de outros governos.
Com a análise dos 180 dias do novo presidente, Ciro disse que ainda é cedo para dar uma sentença final sobre a era Bolsonaro, mas que os números do primeiro semestre apontam para um agravamento da crise. “Bolsonaro está piorando a crise econômica e social do país”, disse.
Para sustentar sua tese, Ciro criticou índices atuais como a taxa subutilização da mão de obra de trabalho e dos investimentos da União que, segundo o observatório, saiu R$ 36 bilhões em 2014 para R$ 12,3 bilhões. “A queda dos investimentos congela a economia”, falou Ciro.
Acompanham a palestra de Ciro Gomes os deputados estaduais Roberto Carlos (PDT) e Luciano Simões (DEM), além do presidente do PDT Salvador Alexandre Brust.
Assinar:
Postagens (Atom)




























