Brasil reúne mais de 10,1 milhões de donas de negócios, segundo Sebrae
Entre tantos desafios que as mulheres precisam enfrentar diariamente na sociedade, empreender talvez esteja no topo da lista. De acordo com o Sebrae, elas representam 33,9%, ou seja, mais de 10,1 milhões estão à frente dos próprios negócios e de acordo com a pesquisa feita no segundo semestre de 2024, as mulheres recebem menos apoio e precisam gastar o dobro do tempo com tarefas domésticas, comparado aos homens.
Dia 19 de novembro é celebrado o dia do empreendedorismo feminino, marcado por mulheres que enfrentaram doenças, limitações, dificuldades no meio do caminho, mas conseguiram virar o jogo e ter sucesso nos negócios.
Conheça 10 histórias inspiradoras:
Clarissa Rios, CEO e sócia-fundadora da DoctorFit
Com o objetivo de levar mais saúde e qualidade de vida para as pessoas, Clarissa Rios, 42, transformou sua paixão pelo esporte na DoctorFit, uma rede de estúdios de treinamento personalizado, que nasceu em 2012 na cidade de Braço do Norte, em Santa Catarina. O que ela não imaginava é que a jogadora de basquete que teve a carreira interrompida aos 23 anos devido a um tumor ósseo, daria a volta por cima, cursaria medicina e criaria um negócio de sucesso com R$3.700, através de um empréstimo bancário. Clarissa precisou conciliar a vida de estudante, mãe e empresária. O formato da empresa era tão único, que a rede ganhou mais dois sócios e passou a crescer de forma exponencial. A DoctorFit fatura mais de R$7 milhões, possui 66 unidades comercializadas pelo país e até o final de 2024, planeja chegar a 100 franquias vendidas e fechar o ano em R$8 milhões.
Bárbara Verçosa, CFO e cofundadora da Foz Sustentável
Em 2014, ao lado do marido Yuri Verçosa, Bárbara Verçosa, 32 anos, que atuava na área jurídica e estava grávida do primeiro filho, começou a planejar um modelo de negócio sustentável que contribuísse para a preservação do recurso mais valioso do planeta: a água. Com o bebê, veio também a preocupação em garantir um futuro melhor para as próximas gerações. Assim, em 2015, entre noites em claro e as demandas do recém-nascido, surge a Foz Sustentável, com uma proposta inovadora de oferecer ao mercado projetos de sustentabilidade lucrativos e resolver o problema do desperdício de água no Brasil. O negócio teve um investimento inicial de R$ 18 mil e até hoje a empresa já gerou uma economia de mais de R$ 20 milhões nas contas de água, com 2 bilhões de litros de água economizados, cerca de 1.000 clientes impactados e 700 projetos ativos. Para 2025, a empresa estima chegar a 100 franquias nas regiões Sudeste e Nordeste, e faturar R$ 50 milhões com a rede.
Renata Barbalho, CEO e fundadora da Espanha Fácil
Pernambucana, Renata Barbalho, abriu mão de um cargo público para estudar na Espanha. Sua determinação e ousadia, trouxeram experiências que a motivaram a ajudar outras pessoas a realizarem seus sonhos fora do Brasil. Em 2007, ela fundou a Espanha Fácil, uma empresa que nasceu da vontade de simplificar o caminho para brasileiros que desejam morar, estudar ou empreender na Espanha. Desde então, a equipe cresceu para 64 funcionários e, em 2023, alcançou um faturamento de R$ 10 milhões, com a expectativa de dobrar esse valor até o final de 2024. Com uma taxa de sucesso de 99% e mais de 150 mil clientes atendidos, a Espanha Fácil trabalha para tornar o processo de cidadania, vistos e autorizações de residência mais acessível e descomplicado. O objetivo da fundadora sempre foi transformar conhecimento em impacto e construir um negócio sólido que apoie os sonhos de outros brasileiros.
Juliana Pitelli, Sócia e Diretora de Expansão da Maria Brasileira
Hoje, aos 46 anos, Juliana Pitelli escreveu nos últimos 11 anos uma história de sucesso que a levou a se tornar sócia da Maria Brasileira, maior rede de franquias de limpeza residencial e empresarial do país. No mesmo ano em que a rede entrou para o franchising, em 2013, Juliana passou a integrar a equipe de expansão e conciliava com o trabalho de garçonete, que na época servia como complemento de renda. Durante mais de um ano, trabalhava de dia na Maria Brasileira e antes de sair já colocava o uniforme da pizzaria para ir direto até à 1h15. No primeiro mês na franqueadora vendeu quatro franquias e percebeu que essa era a oportunidade da sua vida. Desde que entrou, sempre foi a melhor vendedora e em 2016, ocupou o cargo de gerência do setor. Em novembro de 2020, Juliana foi convidada para se tornar sócia da rede e, no ano seguinte, assumiu o cargo. Atualmente é Sócia e Diretora de Expansão da rede, que está presente em todos os estados brasileiros com mais de 500 unidades e prevê faturar R$175 milhões em 2024.
Rosane Argenta, CEO e sócia-fundadora da Saúde Livre Vacinas