O ano de 2020 foi atípico e estressante para todos. Por conta das medidas de isolamento social, necessárias no contexto da pandemia, os consumidores aumentaram de forma considerável suas compras online. Atentos a esse movimento, fraudadores desenvolveram novas táticas para aplicar ainda mais golpes. https://www.bahianoticias.com.br/mulher
Dados da Fortinet Threat Intelligence Insider Latin America, ferramenta que coleta e analisa incidentes de segurança cibernética em todo o mundo, apontam que no Brasil já ocorreram mais de 2,6 bilhões de ataques cibernéticos de janeiro a junho. Por sua vez, o Senado recentemente aprovou um projeto de lei que aumenta a punição para quem comete fraudes por meios eletrônicos - o texto prevê pena de três a seis anos de reclusão.
Fabrício Ikeda, diretor de Prevenção a Fraudes da FICO para a América Latina, preparou cinco dicas práticas para ajudar os consumidores a se protegerem de fraudes online nesse período de final de ano, quando as pessoas costumam relaxar e são ainda mais visadas pelos criminosos.
Mude seus hábitos de criação de senha
Todos estamos familiarizados com o conceito de criação de senhas fortes que combinam letras minúsculas, maiúsculas, números e símbolos. Porém, senhas longas são ainda mais importantes do que senhas fortes. Uma senha longa e forte é o que mais impedirá um hacker durante um ataque.
Também é importante usar uma senha única para cada conta, não apenas em contas bancárias, mas também quando utilizar PayPal, Gmail, Amazon, entre outros. Vale destacar a eficiência dos gerenciadores de senhas dos navegadores, que sugerem senhas longas e fortes e ajudam o usuário a se lembrar de todas.
Aproveite os recursos de autenticação
Recomendo o uso dos recursos de autenticação adicionais oferecidos pelos aplicativos e sites que você visita com mais frequência, pois eles oferecem uma segunda camada de proteção para garantir que é realmente você. O tipo mais simples é o código de verificação única, que é enviado por mensagem de texto ou e-mail.
O reconhecimento facial também se tornou muito popular, principalmente em aplicações bancárias e financeiras. Se o aplicativo tiver recurso de reconhecimento facial (como ID de rosto em iPhones), use-o. A autenticação por reconhecimento facial e voz é parte cada vez mais importante de uma estratégia abrangente para aumentar a segurança da conta.
Use métodos de pagamento confiáveis