Novo virus já provocou cerca de 100 internações na ìndica e alerta a países vizinhos
Heber Araújo - bahia.ba/saude
Foto: Reprodução/ Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA

Após o alerta internacional, o Ministério da Saúde do Brasil apontou que o risco de contaminação no país é baixo. Segundo a pasta, não há nenhum registro de disseminação internacional ou risco para a população brasileira.
“Diante do cenário atual, não há qualquer indicação de risco para a população brasileira. As autoridades de saúde seguem em monitoramento contínuo, em alinhamento com organismos internacionais”, afirmou a nota da pasta.
O vírus Nipah é transmitido, segundo revelou a imprensa internacional, é disseminado por um morcego, conhecido como raposa-voadora, uma das maiores espécies de morcegos do mundo. Dentre os principais sintomas estão febre, dores de cabeça, dor muscular, vômitos e dor de garganta, além de tonturas, sonolência, consciência alterada e sinais neurológicos que indicam encefalite aguda.
Em casos mais graves ocorrem convulsões que podem progredir para um coma dentro de 24 a 48 horas. Os médicos apontam que o período de incubação da doença é de 4 até 45 dias, variando a cada caso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário