A SpaceX se aproxima de uma nova operação financeira que pode redefinir o mercado de empresas privadas no mundo, ao preparar a venda de ações com uma avaliação estimada em US$ 800 bilhões. O movimento, divulgado por veículos internacionais, dobra o valor calculado há apenas cinco meses e amplia ainda mais a influência da empresa no setor aeroespacial. O negócio também deve impulsionar a fortuna de Elon Musk, que recentemente ultrapassou a marca de meio trilhão de dólares em patrimônio.
De acordo com as publicações, Musk mantém cerca de 42% do controle acionário da companhia, e a operação envolveria apenas ações existentes, permitindo que investidores, diretores e funcionários monetizem parte de suas participações. A iniciativa reacendeu especulações sobre uma futura abertura de capital, após o diretor financeiro Bret Johnsen mencionar a possibilidade de um IPO já em 2026. Procurada por agências internacionais, a empresa não comentou a transação.
Fundada em 2002, a SpaceX consolidou-se como protagonista da nova corrida espacial com os foguetes Falcon 9, centenas de lançamentos bem-sucedidos e missões tripuladas à Estação Espacial Internacional por meio da cápsula Crew Dragon. A empresa desenvolve ainda o megafoguete Starship, que acumula testes promissores apesar dos atrasos. Com a nova avaliação, a companhia ultrapassaria gigantes do setor tecnológico, incluindo a criadora do ChatGPT, que recentemente atingiu meio trilhão de dólares em valor de mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário