Em visita ao território dinamarquês nesta sexta (28), o vice-presidente J.D. Vance criticou 'a falta de investimentos' da Dinamarca
Presidente eleito dos EUA Donald Trump | Reprodução
SBT News

"Precisamos da Groenlândia", declarou Trump. "Muito importante, para a segurança global, temos que ter a Groenlândia. Não é uma questão de pensar se podemos ficar sem ela. Não podemos."
As declarações ocorrem durante a visita do vice-presidente J.D. Vance e da segunda-dama Usha Vance à Groenlândia. Durante o encontro, Vance criticou a Dinamarca por, segundo ele, ter investido pouco na segurança do território e cobrou mudanças na abordagem do governo dinamarquês.
"Nossa mensagem para a Dinamarca é muito simples: vocês não têm feito um bom trabalho para o povo da Groenlândia", afirmou o vice-presidente. "Vocês têm investido pouco no povo da Groenlândia e na arquitetura de segurança desta terra incrível e bela, habitada por pessoas extraordinárias. Isso precisa mudar."
A visita incluiu um encontro com tropas americanas na Base Espacial de Pituffik, localizada na ilha, que possui grande riqueza mineral e importância estratégica. Vance defendeu que os Estados Unidos assumam um papel significativo na segurança da região e incentivou o movimento de independência do território em relação à Dinamarca.
A comitiva americana, que incluía o assessor de segurança nacional Mike Waltz, o secretário de Energia, Chris Wright e o senador Mike Lee, de Utah, também visitou uma base militar americana na Groenlândia. A agenda, no entanto, foi reduzida após protestos de groenlandeses e dinamarqueses, que criticaram a falta de consulta prévia sobre o itinerário da viagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário