Foto: Reprodução / Secom GOVBA
Pela primeira vez na história do Carnaval de Salvador, um trio elétrico será impulsionado por um caminhão movido a gás natural liquefeito (GNL), substituindo o diesel por uma alternativa mais limpa e sustentável. Essa inovação é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), a Eneva, maior operadora privada de gás natural do Brasil, e a VirtuGNL, especializada no transporte a GNL. O veículo será responsável por puxar o tradicional Trio Armandinho e Irmãos Macedo, que percorrerá o circuito Dodô (Barra-Ondina) no domingo de Carnaval, dia 2 de março. Fonte: Criativa
Para Luiz Gavazza, diretor-presidente da Bahiagás, o Carnaval da Bahia é uma vitrine de conscientização e estímulo à adoção de tecnologias sustentáveis. “O trio elétrico, que está completando 75 anos, e especialmente o de Armandinho e os Irmãos Macedo, patrocinado por nós há 16 anos, agora se conecta à inovação energética, reforçando a mensagem de que a tradição pode caminhar junto à sustentabilidade”, afirma Gavazza. Ele destaca que o uso de GNL nos trios elétricos contribui para a economia de baixo carbono, reduzindo a emissão de poluentes e gases de efeito estufa em comparação com combustíveis fósseis, como o diesel.
Aurélio Amaral, diretor executivo de Relações Externas e Comunicação da Eneva, reforça a importância das parcerias com a Bahiagás, a VirtuGNL e a Scania para viabilizar uma transição energética mais eficiente. “Nosso objetivo é sensibilizar o público sobre o papel essencial do gás natural na transição energética, demonstrando que é possível reduzir as emissões sem perder eficiência”, explica Amaral. Ele também destaca que a iniciativa reflete o compromisso com a sustentabilidade e com a valorização das manifestações culturais brasileiras.
José de Moura Jr., fundador da VirtuGNL, considera que o GNL é um marco na transição energética no setor de transportes. “A VirtuGNL é pioneira nessa solução no Brasil, e agora também no maior carnaval de rua do mundo!”, afirma Moura Jr., agradecendo ao Governo da Bahia, à Bahiagás e à Eneva pela oportunidade. Ele destaca que essa é apenas a primeira etapa de um grande projeto.
Magno Bernardo, assessor de tecnologia de gás natural da Bahiagás, complementa que o GNL oferece inúmeros benefícios ambientais em relação ao diesel, incluindo uma economia significativa. “O uso de GNL em caminhões e ônibus praticamente elimina a emissão de partículas poluentes pesadas no ar, além de oferecer vantagens como menor nível de ruído e maior eficiência energética”, aponta Bernardo.
Sobre a Bahiagás
A Bahiagás é uma empresa de economia mista administrada pelo Governo do Estado da Bahia e pela Mitsui Gás e Energia do Brasil, sendo a maior concessionária pública de gás natural canalizado do Brasil e a segunda maior entre públicas e privadas. Ao longo de 30 anos, a empresa tem sido fundamental para o desenvolvimento de vários setores no estado, promovendo a interiorização do gás natural e a inovação.
Sobre a Eneva
A Eneva é a maior operadora privada de gás natural do Brasil, atuando na exploração, produção e fornecimento de energia. Com campos de gás nas Bacias do Parnaíba e Amazonas, a Eneva tem uma área de concessão superior a 63 mil km² e um parque de geração com capacidade contratada de 6,8 GW.
Sobre a VirtuGNL
A VirtuGNL é uma empresa brasileira especializada na descarbonização do transporte de longa distância por meio do uso de Gás Natural Liquefeito. A empresa busca reduzir as emissões de CO₂ em até 20% e de NOx em até 90%, oferecendo uma alternativa sustentável ao diesel para o transporte de cargas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário