Oposição classificou a sessão como ilegal e pedia confirmação da renúncia do primeiro-ministro do país, Milos Vucevic
SBT News
Fumaça preta toma o parlamento da Sérvia | Foto: Reprodução

Os congressistas deveriam votar uma lei que aumentaria o financiamento para o ensino universitário, mas os partidos de oposição insistiram que a sessão era ilegal e deveria primeiro confirmar a renúncia do primeiro-ministro Milos Vucevic e seu governo. * Com informações da Associated Press
O caos parlamentar começou cerca de uma hora após o início da sessão, com a oposição apitando e segurando uma faixa com os dizeres “A Sérvia se ergueu para que o regime caia!”
Imagens de vídeo do salão de assembleia mostraram um confronto primeiro entre legisladores e depois sinalizadores e bombas de fumaça sendo atirados. A mídia sérvia disse que ovos e garrafas de água também foram atirados.
A presidente do parlamento, Ana Brnabic, acusou a oposição de ser uma “gangue terrorista”. Ela disse que um dos parlamentares feridos estava em estado grave.
O incidente reflete uma profunda crise política no país dos Balcãs, onde protestos anticorrupção que duram meses abalaram um governo populista.
Vucevic renunciou ao cargo em janeiro, enquanto as autoridades enfrentavam protestos pelo colapso em novembro de uma cobertura de concreto no norte da Sérvia, que matou 15 pessoas e que os críticos atribuíram à corrupção desenfreada . O parlamento precisa confirmar a renúncia do primeiro-ministro para que ela entre em vigor.
Os partidos de oposição insistem que o governo não tem autoridade para aprovar novas leis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário