A proposta compõe um pacote de mudanças no Imposto de Renda, que também inclui a ampliação da isenção para contribuintes que ganham até R$ 5 mil
Foto: Marcello Casal Jr. /Agência Brasil
Segundo matéria do InfoMoney, a correção da faixa de isenção é necessária para evitar que trabalhadores que ganharam aumento com o reajuste do mínimo passem a pagar o imposto. A proposta compõe um pacote de mudanças no Imposto de Renda, que também inclui a ampliação da isenção para contribuintes que ganham até R$ 5 mil mensais a partir de 2026, medida que ainda precisa ser aprovada pelo Legislativo.
Atualmente, o Imposto de Renda é cobrado mensalmente na fonte, ou seja, descontado diretamente do salário do trabalhador. Posteriormente, o contribuinte pode ajustar os valores por meio da declaração anual, podendo receber restituição ou pagar tributos adicionais, dependendo das deduções e rendimentos declarados.
A nova faixa de isenção beneficia, principalmente, os trabalhadores de baixa renda, permitindo que um maior número de contribuintes deixem de pagar o tributo. Estimativas do governo apontam que a medida deverá isentar cerca de 15 milhões de brasileiros da cobrança do Imposto de Renda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário