> TABOCAS NOTICIAS : Diagnóstico da endometriose avança, mas demora ainda prejudica mulheres

.

.

quinta-feira, 13 de março de 2025

Diagnóstico da endometriose avança, mas demora ainda prejudica mulheres

Durante o Março Amarelo, especialistas alertam sobre a importância da detecção precoce
Foto: Assessoria
A endometriose, doença ginecológica crônica que afeta cerca de oito milhões de brasileiras, pode levar até 11 anos para ser diagnosticada, comprometendo a qualidade de vida e a fertilidade de muitas mulheres. Durante o Março Amarelo, mês de conscientização sobre a doença, especialistas reforçam a necessidade de ampliar o acesso a exames de imagem especializados, fundamentais para a identificação precoce da condição.

Caracterizada pela presença de tecido semelhante ao endométrio fora do útero, a endometriose pode se manifestar em diversos órgãos, como ovários, bexiga e intestino, causando dor pélvica crônica, cólicas menstruais intensas, dor durante a relação sexual e dificuldade para engravidar. Estudos indicam que até 50% das mulheres com endometriose enfrentam infertilidade.

Demora no diagnóstico prejudica tratamento
Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2021, mais de 26,4 mil atendimentos relacionados à endometriose foram registrados no SUS, e cerca de oito mil mulheres precisaram ser internadas devido à gravidade da doença. No entanto, especialistas alertam que esses números podem ser ainda maiores, já que muitas mulheres convivem com sintomas sem receber um diagnóstico correto. Leia tudo no bahia.ba/saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário