Sistema integrará 20 bases de dados
Foto: Reprodução
O governo federal prepara o lançamento de uma nova versão do Cadastro Único (CadÚnico), programado para março, com o objetivo de reduzir fraudes e aumentar a eficiência na gestão dos programas sociais.
A novidade, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), busca fortalecer o controle sobre os dados dos beneficiários e aprimorar a aplicação dos recursos públicos. A informação foi divulgada pela coluna de Guilherme Amado, no portal Platôbr.
Segundo a publicação, fontes do MDS confirmaram que o combate às fraudes no sistema será uma das prioridades da pasta. Além disso, haverá esforços para reduzir a insegurança alimentar no país e impedir o uso indevido de benefícios sociais em apostas online.
A principal inovação do novo sistema é a integração com pelo menos 20 bases de dados de outros órgãos do governo federal. Essa conexão permitirá verificar, por exemplo, se os dados cadastrados correspondem ao titular do CPF informado, incluindo a regularização ou possíveis pendências no documento.
O cruzamento de informações também possibilitará identificar mudanças na situação dos beneficiários, como a obtenção de emprego formal, que pode desqualificar o cidadão para continuar recebendo determinados auxílios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário